quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Em Rondônia a Tecnologia faz a diferença


Atualmente o Brasil conhece uma renovação de infraestruturas territoriais e atividades produtivas que oportuniza a expansão das atividades agrícolas em espaços que, até pouco tempo, eram muito caracterizados por uma agricultura pouco moderna e voltada somente para as demandas internas. O estado de Rondônia conhece esta modernização recente da produção agrícola, e insere nesse contexto, a Amazônia brasileira entre os novos espaços da produção agrícola globalizada.
Fazendo das necessidades corporativas do agronegócio uma verdadeira demanda do território e da região, o governo federal alinhado aos governos estaduais de Rondônia e Amazonas viabilizam o projeto da hidrovia Madeira-Amazonas. A partir do ano de 1998, são iniciadas as operações de escoamento de grãos pelo rio Madeira, com a instalação em Porto Velho de um terminal privativo da Hermasa, empresa de propriedade do Grupo André Maggi, inaugurando um novo corredor de exportação de grãos na região Norte do país.
A concretização dessa nova rota foi de extrema importância para o incremento de várias atividades produtivas, assim como na reestruturação das atividades agrícolas no estado de Rondônia, visto que o território passa a ser mais competitivo no que diz respeito à produção de exportação. Com a implantação do novo corredor de exportação, a produção de grãos se torna viável também em Rondônia, oportunizando o avanço sobretudo do cultivo da soja na porção sul do território, onde as condições naturais favoráveis passam a ser efetivamente exploradas.
Na agricultura, a inserção de insumos e o uso de técnicas modernas são responsáveis pelo constante crescimento e modernização da produção no campo. O emprego racional de fertilizantes, a gestão em tempo real das informações necessárias ao trabalho de adubação dos solos e da atividade de plantio são alguns exemplos da tecnologia empregada no agronegócio em Rondônia.
Na pecuária, um processo de recente de aplicação da ciência na produção, marcado pelo crescente emprego das técnicas modernas de inseminação artificial, melhoramento genético e manejo adequado de pastagens, somado a um conjunto de normas territoriais que garantem competitividade às atividades de industrialização da produção.
São fatores que tornam o estado de Rondônia extremamente competitivo no que diz respeito à produção de carne bovina, conferindo recentemente um aumento extraordinário do abate de animais, tornando o estado o quinto maior produtor de carne do Brasil, produto este que inclusive é destinado ao mercado externo. O uso intenso da técnica, da ciência e da informação, muito presentes nos maquinários agrícolas sofisticados, nas sementes melhoradas e nos fertilizantes, nas técnicas sofisticadas do melhoramento genético vegetal e animal, exemplifica a natureza técnico-científica da produção.
Toda esta modernização das atividades produtivas no campo é muito exigente de informação. As inovações científicas e tecnológicas constituem elemento central ao processo de produção voltada para a acumulação de grandes agentes que, no mais das vezes, trabalham em função de interesses externos. Uma série de modernidades voltadas para esta produção pode facilmente ser observada num conjunto, cada vez mais crescente, de feiras e eventos agropecuários que são realizados anualmente nas cidades em que a produção agropecuária aparece com maior intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário