quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Grandes pensadores da História da Filosofia

Sócrates (470-399 a.C)

A vida não examinada não vale a pena ser vivida.

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

Só sei que nada sei.


Platão (427-347 a.C.)

Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.

Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.

O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê...


Aristóteles (384-322 a.C.)

Ter muitos amigos é não ter nenhum.

Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura.
O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.


Santo Agostinho de Hipona (354-430)

A medida do amor é amar sem medida.
Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.
O mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma página


René Descartes (1596 - 1650)

Eu penso, logo existo.
Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis.
Não há nada que dominemos inteiramente a não ser os nossos pensamentos.


John Locke (1632-1704)

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.
Sempre considerei as ações dos homens como as melhores intérpretes dos seus pensamentos.
Onde não há lei, não há liberdade.


David Hume (1711-1776)

A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla.
A razão é, e só pode ser, escrava das paixões.
De um modo geral, os erros na religião são perigosos; enquanto os da filosofia apenas ridículos.


Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)

Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco.
Prefiro ser um homem de paradoxos que um homem de preconceitos.
A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.


Immanuel Kant (1724-1804)

Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais.
Não há garantias. Do ponto de vista do medo, ninguém é forte o suficiente. Do ponto de vista do amor, ninguém é necessário.
É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias.


Karl Marx (1818-1883)

O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções.
Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo.
Os trabalhadores não têm nada a perder em uma revolução comunista, a não ser suas correntes.


Friedrich Nietzsche (1844-1900)

O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte.
Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura.
E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.


Jean-Paul Sartre (1905-1980)

O inferno são os outros.
Não fazemos aquilo que queremos e, no entanto, somos responsáveis por aquilo que somos.
Ainda que fôssemos surdos e mudos como uma pedra, a nossa própria passividade seria uma forma de ação.


Michel Foucault (1926-1984)

A psicologia nunca poderá dizer a verdade sobre a loucura, pois é a loucura que detém a verdade da psicologia.
Precisamos resolver nossos monstros secretos, nossas feridas clandestinas, nossa insanidade oculta.
As pessoas sabem aquilo que elas fazem; frequentemente sabem por que fazem o que fazem; mas o que ignoram é o efeito produzido por aquilo que fazem.


Transporte Escolar Rural Público

Algumas situações contribuem para que o Transporte Escolar seja realizado de maneira informal e ineficiente, com baixa qualidade e, muitas vezes, a custos elevados para a sociedade, seja do ponto de vista financeiro, seja do ponto de vista pedagógico.

São situações que acabam prejudicando toda a efetividade da política pública, desde a sua concepção até a execução. De fato, a falta de um conjunto de diretrizes claras e objetivas estimula a ocorrência de situações indevidas como alunos desassistidos pelo serviço de transporte escolar, desequilíbrios na oferta do serviço entre regiões de um mesmo município, longos tempos de viagem, inassiduidade habitual do transporte, grandes distâncias percorridas entre a residência e a escola/rota mais próxima, entre outros.

Ônibus - Transporte Escolar Rural Público

Por esses motivos, é primordial que estados e municípios, regulamentem o Transporte Escolar Rural realizado no âmbito de suas competências, estabelecendo um regramento mínimo que possibilite organizar o atendimento, planejamento, gestão e controle do serviço prestado à população, com diretrizes claras e objetivas, que permitam o atingimento do equilíbrio entre o nível de serviço desejado a realidade econômico-financeira do ente titular ou prestador do serviço e a estrutura do mercado de trabalho local.

De todo modo se faz necessário o estabelecimento de um nível de serviço que garanta a todos os alunos a possibilidade de serem recolhidos em suas residências / ponto de embarque está enquadrado na realidade econômico-financeira da edilidade, sem comprometer aspectos mínimos de qualidade, conforto e segurança atinentes à prestação do serviço ou ainda à disponibilização de outras políticas públicas relevantes para a população.

Assim, é preciso que os Estados e Municípios desenvolvam formas que possibilitem a estruturação do controle e gestão do serviço prestado à comunidade. Por ser um dos elementos importantes para a garantia do direito fundamental à educação, o transporte escolar é estruturado por políticas públicas e qualificado como um programa complementar substancial para que o estudante possa dispor de seu direito constituído por leis.