terça-feira, 7 de abril de 2015

SIMULADO ENSINO MÉDIO - 1º BIMESTRE 2015

Prof. Ms. Osmair Oliveira dos Santos

1º ANO ENSINO MÉDIO- PRIMEIRO BIMESTRE - 2015

1. A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, pelo contrário, ela está sempre em busca do significado mais profundo dos fenômenos. Não basta saber como funcionam, mais o que significam na ordem geral do mundo humano. Podemos citar como características do pensamento filosófico, EXCETO.
a) Uma visão mítica e religiosa do mundo.
b) Uma interpretação racional e humana.
c) Uma atividade reflexiva e teórica.
d) Uma superação da mentalidade mítico-religiosa.
e) Uma visão

2. Assinale a alternativa CORRETA em relação ao objeto da Filosofia,
a) A Filosofia tem por objeto a expressão de tudo o que pode o Homem pensar.
b) O objeto de estudo da Filosofia é idêntico ao objeto de estudo da Ciência, sendo que a sua convergência é orientada pelo método experimental utilizado por ambos.
c) A Filosofia tem na Teoria do conhecimento o seu objeto e a sua mais ampla conceituação, uma vez que essa teoria é a expressão máxima de tudo o que se pode entender por Filosofia.
d) O objeto da Filosofia é, notadamente, o conhecimento considerado em toda a sua amplitude, a partir do processo da elaboração cognitiva, que é propriamente o pensamento e a comunicação dessa atividade pensante.
e) O objeto da Filosofia se confunde com as teorias do conhecimento apenas pelo método da experimentação.

3. O mito é essencialmente uma narrativa (...) que não se define apenas pelo tema ou objeto da narrativa, mas pelo modo de narrar. (M. Chaui). O modo de narrar característico do pensamento mítico pode ser corretamente definido como uma forma que recorre:
b) À fantasia somente para descrever o sobrenatural.
b) Ao mágico para descrever o mundo e o homem.
c) À experimentação para explicar a natureza.
d) À descrição para compreender o progresso histórico.
e) À experimentação para descrever o mundo e a história.

4. Mais que um saber, a filosofia é uma atitude diante da vida, tanto no dia a dia como nas situações-limite, que exigem decisões cruciais. Por isso, no seu encontro com a tradição filosófica, é preferível não recebê-la passivamente como um produto, como algo acabado, mas compreendê-la como processo, reflexão crítica e autônoma a respeito da realidade. Com base nesse argumento, a alternativa correta.
a) A filosofia é uma forma de conhecimento que nunca questiona a realidade.
b) A filosofia é um saber teórico, não pragmático, que desconsidera a aplicação prática.
c) A filosofia é uma experiência de vida que responde às questões fundamentais da existência.
d) A filosofia não pode ser reaberta ou discutida, pois os filósofos já morreram.
e) A filosofia é uma ideologia, pois não se ocupa com o debate político.

5Em rituais indígenas, a ingestão do cauim evoca a busca de um estado de prazer e de felicidade. Na tradição filosófica, a ideia de felicidade foi abordada por Aristóteles, na obra “Ética a Nicômacos”. Considerando o pensamento ético de Aristóteles, assinale a alternativa correta.
a) O interesse pessoal constitui o bem supremo a que visam todas as ações humanas, acima das escolhas racionais.
b) A felicidade é o bem supremo a que aspira todo indivíduo pela experiência sensível do prazer que se busca por ele mesmo.
c) Todos os seres humanos aspiram ao bem e à felicidade, que só podem ser alcançados pela conduta virtuosa, aliada à vontade e à escolha racional.
d) Fim último da existência humana, a felicidade refere-se à vida solitária do indivíduo, desvinculada da convivência social na polis.
e) A felicidade do indivíduo não pode ser alcançada pelo discernimento racional, mas tão somente pelo exercício da sensibilidade.
Resposta C

6. A Felicidade é um bem supremo para o qual todas as ações dos homens tendem; a felicidade é a causa final do ser humano. Porém, ela é atingida quando está de acordo com a atividade racional que o conduzirá para a prática da virtude. Para Aristóteles, a virtude consiste na:
a) prática do amor. 
b) relação de amizade. 
c) vontade obsessiva. 
d) sensação de prazer. 
e) justa medida de equilíbrio. 

7. Filosofia quer dizer "amor a sabedoria" e sabedoria para os gregos era algo que os ajudava a chegar à felicidade. Assim, a filosofia apresentava-se como um conhecimento que conduzia a vida boa, indicava como viver para ser feliz. Nesse contexto, marque a alternativa que indica os processos básicos que marcam de modo geral, uma experiência filosófica.
a) Estranhamento ou deslocamento, questionamento ou indagação e resposta filosófica.
b) Estranhamento ou deslocamento e questionamento ou indagação.
c) Estranhamento ou deslocamento e resposta filosófica.
d) Resposta filosófica, saber teórico e indagações.
e) Deslocamento, indagação e métodos.

8. O mundo material percebido pelos sentidos é enganoso. Nele tudo é instável e por meio dele não pode haver felicidade. O caminho da felicidade é o do abandono das ilusões dos sentidos em direção ao mundo das ideias, até alcançar o conhecimento supremo da realidade, correspondente à ideia do bem. Esses pensamentos sobre a felicidade foram formulados por:
a) Sócrates.
b) Pitágoras
c) Aristóteles
d) Epicuro
e) Platão

9. Os temas filosóficos são temas fundamentais da existência humana, mas as pessoas têm experiências distintas, suas vidas mudam e as sociedades também. Essa concepção fundamenta a tese de que:
a) Em Filosofia não existem respostas definitivas, no sentido de convencer a todos e acabar com a discussão.
b) Em Filosofia as respostas tem caráter definitivo e não prevalece nenhuma outra argumentação.
c) Tudo em filosofia tem caráter definitivo, inclusive as discussões sobre temas fundamentais da existência humana.
d) Em filosofia não há temas evidenciado pelo uso metódico da razão.
e) Em filosofia tudo é mera especulação devido a mesma discutir apenas temas da existência humana.

10. No grego antigo, várias palavras traduziam distintos aspectos da felicidade. A principal delas era EUDAMONIA. O que significa?
a) Trata-se da felicidade entendida como um bem ou poder concedidos pelos deuses.
b) Tratar-se da felicidade entendida como um bem que advém do pensamento humano.
c) Tratar-se da felicidade entendida como algo alimentado pelo ego dos seres humanos.
d) Tratar-se da felicidade entendida como fonte de angustia e causa de sofrimento.
e) Tratar-se da felicidade entendida como busca de riqueza e aquisição de bens materiais.
__________________________________________

GABARITO: 1(A); 2(D); 3(B); 4(C); 5(C); 6(E); 7(A); 8(E); 9(A); 10(A).



2º ANO ENSINO MÉDIO - PRIMEIRO BIMESTRE - 2015

1. O sujeito ético-moral é somente aquele que preencher os seguintes requisitos:
a) Ser consciente de si, mas não precisa reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a si.
b) Saber o que faz conhecer as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais.
c) Não precisa controlar interiormente seus impulsos, suas inclinações e suas paixões, deixando-as fluir livremente.
d) Dizer o que as coisas são como são e por que são. Enunciar, pois, juízos de fato.
e) Ser responsável, mas não precisa reconhecer-se como autor da sua própria ação nem avaliar os efeitos e as consequências dela sobre si e sobre os outros.
RESPOSTA; B
2. A compensação que o homem tem pelos seus dotes corporais, relativamente pobres, é o celebro grande e complexo, centro de um extenso e delicado sistema nervoso, que lhe permite desenvolver sua própria cultura. Por esse raciocínio é possível concluir que diferente dos outros animais, os seres humanos não são apenas seres biológicos produzidos pela natureza, são também:
a) Seres que modificam o estado da natureza;
b) Seres incapazes de modificar a natureza;
c) Seres simbolicamente constituído pelo estado inato da natureza;
d) Seres biológicos limitados pelas externalidades da natureza;
e) Seres sem qualquer distinção dos demais, existentes da natureza.
RESPOSTA: A

3. Quando falamos a palavra "cultura", ela pode ser entendida como acúmulo de conhecimentos, assim como ação dos homens sobre a natureza por meio do trabalho. Considerando o segundo sentido da palavra cultura, é correto afirmar que 
a) O homem percebe seu lugar de origem e sua identidade por meio da natureza. 

b) A natureza é o reino da liberdade, ao passo que a cultura é reino do determinismo.
c) Ao planejar, escrever, trabalhar, governar, rezar, o homem realiza um processo estabelecido pela natureza.
d) A produção da cultura é determinada pela natureza.
e) a cultura pode significar o uso da liberdade, enquanto a natureza pode significar o determinismo biológico.
RSPOSTA E

4. Graças à plasticidade (capacidade de modelar-se e ser modelado) de seu sistema nervoso, o ser humano constitui-se em um organismo cuja estrutura é capaz de apresentar condições inatas e apreendidas, de desenvolver a linguagem, manifestar consciência e socializar-se. A corrente que entende o ser humano fundamentalmente como um ser linguístico é denominada de:
a) Cosmo humano.
b) Linguagem.
c) Transição.
d) Antroposfera.
e) Biosfera.
RESPOSTA: B

5. Escolha a opção que melhor define o sujeito do conhecimento.
a) Tudo aquilo que pode ser conhecido racionalmente.
b) Somente aquilo que pode ser conhecido racionalmente.
c) Somente aquilo que pode ser conhecido por meio dos sentidos.
d) Tudo aquilo que pode ser conhecido através dos diferentes meios.
e) Tudo o que é externo as seres humanos.
RESPOSTA: D

6. Há muita coisa em comum entre os animais irracionais e os seres humanos. O instinto bionatural rege nossas necessidades com as mesmas leis que rege as necessidades de qualquer ser vivo da natureza. Entretanto, somos de fato seres diferentes dos animais comuns. Mas, o que diferencia o ser humano dos outros seres vivos? As alternativas abaixo respondem a esta pergunta, EXCETO:
a) A capacidade de relacionar inteligentemente dados.
b) A cultura, ou seja, costumes, tradições e conhecimentos.
c) O hábito de comer e beber todos os dias.
d) A linguagem elaborada e inteligível.
e) Os fatores linguagem e comunicação.
RESPOSTA: C

7. Denominamos de Cultura:
a) os acontecimentos históricos ocorridos ao longo dos tempos.
b) o acúmulo de conhecimento e experiência das gerações.
c) os processos técnicos desde seu desenvolvimento na sociedade primitiva.
d) a capacidade de tecer comparações entre os vários períodos da história.
e) o desenvolvimento científico acumulado em séculos de pesquisas e estudos.
RESPOSTA B

8. Escolha a ÚNICA alternativa que completa a seguinte frase: “quando as pessoas, por causa do progresso tecnológico, intervêm nos costumes, nas tradições, na forma de comunicar, mudando o resto do mundo..............................”:
a) Confirmam que cultura e tecnologia jamais andam juntas.
b) Estão criando novas culturas e recriando as existentes.
c) Estão destruindo o cosmos porque as coisas não podem ser mudadas.
d) Demonstram que o progresso tecnológico não altera a cultura.
e) Estão criando novos cenários de intervenção cultural ignorando qualquer sentido dos fenômenos por serem apenas fenômenos.

RESPOSTA B


3º ANO ENSINO MÉDIO - PRIMEIRO BIMESTRE - 2015

1. O racionalismo, contextualizado por uma filosofia laica surgiu no período que se convencionou chamar de Idade Moderna (Período que vai de meados do século XV ao século XVIII) mostra de modo geral, mais otimismo em relação a capacidade da razão de intervir no mundo, organizar a sociedade e aperfeiçoar a vida humana. Essa nova tendência que tem o ser humano como centro é denominada de:
a)    Teocentrismo
b)   Capitalismo
c)    Antropocentrismo
d)   Feudalismo
e)    Nacionalismo

2. René Descartes é considerado o mestre do racionalismo, corrente filosófica moderna que atribui à razão humana a capacidade exclusiva de conhecer e estabelecer a verdade. É correto dizer que o racionalismo cartesiano:
a) Admite parte dos saberes já existente e consagrado.
c) Recusa todo tipo de premissa, por mais evidente e lógico que possa parecer.
e) Nega a capacidade humana de discernir por completo o certo do errado, o verdadeiro do falso, dada a falibilidade natural à espécie.

3. A revalorização do ser humano e da natureza ocorrido na Idade Moderna traz consigo inúmeras transformações nas sociedades europeias, particularmente nos planos econômico, político, religioso e cultural. O movimento cultural inspirado no humanismo e que envolveu artistas e intelectuais de várias áreas caracterizado por essas ideias, recebeu o nome de:
a)    Renascimento
b)   Feudalismo
c)    Racionalismo
d)   Absolutismo
e)    Modernismo

4. Na concepção filosófica da razão e da experiência onde se formulam as bases da ciência moderna. Uma das principais características do pensamento moderno foi tentar explicar a realidade a partir de novas formulações racionais. Um dos grandes pensadores desse período que procurou explicar o mundo concreto, sensível, por meio de relações matemáticas, geométricas, foi:
a) Sócrates
b) Francis Bacon
c) Galileu Galilei
d) Isaac Newton
e) René Descartes

5. O Racionalismo, por radicalizar que todo o conhecimento é pura razão organizada de ideias, acaba desembocando no Idealismo. Como contraposição, o Empirismo radicalizou sua posição afirmando que todo o conhecimento é fruto exclusivamente da experiência e dos sentidos. Por esta razão, o Empirismo acabou provocando o surgimento de uma nova corrente filosófica chamada:
a)    Positivismo
b)   Secularismo
c)    Marxismo
d)   Materialismo
e)    Individualismo

7. O Filósofo Descartes pertence à corrente filosófica denominada 
(A)Empirismo.
(B)Liberalismo. 
(C)Racionalismo. 
(D)Existencialismo. 
(E) Estruturalismo. 


GABARITO:

1(C); 2(D); 3(A); 4(C); 5(D); 6 (C).

PLANO DE DISCIPLINA DE FILOSOFIA - ENSINO MÉDIO

Prof. Ms. Osmair Oliveira dos Santos

1º ano - Ensino Médio 
Objetivo(s) Geral(is)da disciplina

Propiciar a assimilação reflexiva e o desenvolvimento de uma postura filosófica, perante os problemas que a realidade apresenta em sua objetividade, e que são assimilados subjetivamente.
Gerar a reflexão, o questionamento, a autonomia de pensamento e ação, a responsabilidade social, partindo do conhecimento do mundo que se nos apresenta em nossas circunstâncias.
Procurar a partir do senso comum, despertar a consciência filosófica, criando um cidadão sujeito de sua história e não um objeto repassador de conhecimentos, decorador de conteúdos quer seja físico ou intelectual.

I BIMESTRE

Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)    
Conteúdos
Metodologia de ensino
Recursos de   ensino
Instrumentos de Avaliação
-Entender a filosofia a partir de seus fundamentos, métodos e problemas.
-Identificar a diferença entre pensamento filosófico e mitológico.
-Refletir sobre o lugar, a natureza e a tarefa da filosofia dentro do quadro intelectual contemporâneo e a natureza específica da reflexão filosófica.
-Perceber que a Filosofia nos fará conhecer a finalidade da vida e os elementos na vida que tem valor na realização de tais objetivos.
-Compreender que a vida feliz é uma construção nossa de cada dia.
-Compreender que o amor e a sabedoria podem nos conduzir  por caminhos de infinitas descobertas, conferindo maior a nossa experiência.
-Entender a felicidade como satisfação dos desejos.
-Identificar a concepção filosófica estoica sobre a felicidade.
-Analisar as discussões ao longo da história do pensamento filosófico sobre os grandes temas da vida e a visão ingênua do mundo moderno.
-As vantagens (o porquê) de estudar filosofia.
-A Origem da Filosofia: do mito à razão;
-Felicidade - O bem que todos desejam. 


-Como viver para ser feliz. O que disseram os 
Primeiros Filósofos Gregos.
-Platão: conhecimento e  bondade.
-Aristóteles: vidas teóricas prática.



-Epicuro: prazer moderado
-Estoicismo: amor ao destino.
-Como anda nossa felicidade? O que dizem a história e a ciência.
- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.

Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito   e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.

II BIMESTRE

Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)    
Conteúdos
Metodologia de ensino
Recursos de   ensino
Instrumentos de Avaliação
-Identificar as várias acepções da palavra filosofia e a sistematização do conhecimento.

-Entender que a dúvida sintetiza os dois primeiros passos da experiência filosófica: o estranhamento e o questionamento.

-Compreender que o ato de duvidar nos possibilita desenvolver uma percepção mais profunda sobre diversos elementos que compõem nossa existência.
-Perceber a importância da investigação filosófica de determinado tema.
-Desenvolver a capacidade de expressão pessoal, de comunicação e de diálogo.

-Compreender a importância da linguagem e o poder que ela exerce em nossa vida.
-Compreender o método dialógico como a arte de perguntar.

-Identificar a estrutura do diálogo adotada por Sócrates e Platão
-Características do conhecimento: crítico, reflexivo e sistemático;
-Duvidar o pensamento em busca de novos horizontes: a importância de perguntar.
-Dúvida metódica o exercício da dúvida por Descartes: Aprendendo a duvidar.
-Aprendendo a Filosofar 

-Diálogo: Poder do diálogo, caminhos do entendimento.
-A importância da linguagem

-O método dialógico:Sócrates e a arte de perguntar.
-Estrutura do diálogo.
- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.

Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito   e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.

III BIMESTRE

Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)    
Conteúdos
Metodologia de ensino
Recursos de   ensino
Instrumentos de Avaliação
-Perceber que a Filosofia atua na consciência racional do ser humano.
-Entender a consciência como fenômeno ligado a mente.
-Compreender a consciência do eu como conjunto de caracteres mantido em si mesmo.
-Identificar as contribuições da Psicologia para a compreensão da mente e do ser humano.

-Compreender a consciência cultural como processo de interação com o ambiente vivido.

-Identificar o papel determinante das normas, crenças e valores comuns para a sociedade.

-Identificar noções de senso comum e consciência critica.


-Entender a consciência critica como critica de si mesmo e o senso comum como práxis de um determinado grupo social.
-Identificar a lógica como ciência filosófica da argumentação e do raciocínio.
-Identificar os tipos de argumentação (dedução e indução), seus conceitos e diferenças.
-Identificar o objetivo da metafísica a partir de uma visão abrangente do mundo como ciência que reúne em si diversos aspectos da realidade.
-Compreender a Filosofia com ciência da indagação metódica sobre o mundo que nos envolve no campo do pensamento materialista e idealista.
-Consciência perceber o que acontece
-O que é a consciência
-Consciência e identidade.

-Consciência e inconsciente: As contribuições da psicologia.
-Consciência e cultura: interações com o ambiente.
-Durkheim: consciência coletiva e modos de consciência.
-Consciência e Filosofia: do senso comum à sabedoria.
-Desenvolvendo a consciência crítica


-O argumento: descobrindo os argumentos.
– A lógica do cotidiano.


-Metafísica: Busca da realidade essencial.


-Do mito a ciência: visões de mundo através da história.
- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.

Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito   e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.

IV BIMESTRE

Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)    
Conteúdos
Metodologia de ensino
Recursos de   ensino
Instrumentos de Avaliação
-Compreender a metafísica como área de investigação da realidade a partir dos problemas que ressurgem continuadamente nas diversas áreas de atuação humana.
-Compreender a relação sujeito-objeto como modo de compreensão da realidade através das concepções do realismo, o idealismo e o criticismo kantiano.
-Analisar os diferentes aspectos da diversidade entre os seres humanos e suas culturas.
-Identificar os elementos fundamentais que caracterizam o homem e que ao mesmo tempo o diferenciam dos demais seres vivos.
- Compreender o homem como ser biológico e cultural.

-Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos   sociais, preservando o direito á diversidade,
-Desenvolver as capacidades de expressão pessoal, de comunicação e de diálogo.


-Discutir a importância da linguagem e conhecer algumas hipóteses sobre sua origem.
-Identificar a linguagem como instrumento natural que filtra e confere sentido as experiências.

-Metafísica da modernidade: o debate entre materialistas e idealistas.

-Relação sujeito-objeto.




-Natureza ou Cultura: um ser entre dois mundos.
-Humanos e outros animais.


-Síntese humana: Ponto de transição.
-Cultura: As respostas ao desafio da existência

-Linguagem e comunicação: a construção de sentidos e realidades.
-Linguagem na história.

-Seres linguísticos: Linguagem como filtro e como ação.
- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.

Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito   e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.


Instrumentos da avaliação somativa:

           Tipo de avaliação
  Qtd.
Prova Escrita
5,0
Atividades em Sala
3,0
Simulado
2,0
Total
10,0


Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3. ed. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
CHAUI, Marilena; Iniciação a Filosofia; Ensino Médio; Volume Único. São Paulo: Ática, 2008.
COTRIM, Gilberto e FERNANDES Mirna. Fundamentos de Filosofia. Ensino Médio. Volume Único. São Paulo: Saraiva, 2013.
RONDONIA. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular de Rondônia. Porto Velho: SEDUC, 2013.



2º ano - Ensino Médio
Objetivo(s) Geral(is)da disciplina

Subsidiar o pensamento criativo e coerente proporcionando uma formação humanista, voltada para a análise e a construção de valores e condutas éticas com a introdução das noções elementares da tradição filosófica de forma a aprimorar as habilidades de escrita, leitura e da pesquisa.
Proporcionar o contato com os conceitos fundamentais do modo como vemos o mundo até os dias de hoje levando ao desenvolvimento das habilidades de argumentação e análise do pensamento filosófico como algo vivo mediante o debate orientado acerca dos grandes autores e os conceitos clássicos da modernidade.

I BIMESTRE

Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)    
Conteúdos
Metodologia de ensino
Recursos de ensino
Instrumentos de Avaliação
- Identificar as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida geradas por mudanças na ordem econômica.
-Perceber a importância de se preparar para o futuro, visando o desemprego que afeta a muitos que não estão aptos ao   trabalho.
-Conhecer as definições do termo alienação sobre os vários pontos de vista filosóficos.
-Perceber a alienação do trabalho como uma nova forma de organização seguindo a lógica do lucro.
-Entender o consumo alienado como fenômeno que ocorre entre a parcela da sociedade que possui maior poder aquisitivo.
-Alisar criticamente o conceito de trabalho em suas diversas dimensões, reconhecendo crises econômicas e as formas de inclusão e exclusão do ser humano do mercado.
-Identificar a o termo gnosiologia como um campo da filosofia que se dedica ao conhecimento.
-O trabalho: característica e história.


-Papéis do trabalho



-Alienação: a pessoa alheia a si mesma.
-Trabalho alienado.


-Consumo alienado.


-Perspectivas: tempo livre ou desemprego?



-Gnosiologia: A investigação sobre o conhecer.
- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.

Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito   e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
-Avaliações escritas.

II BIMESTRE

Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)    
Conteúdos
Metodologia de ensino
Recursos de ensino
Instrumentos de Avaliação
-Conceber o pensamento como forma de representar o que é exterior a mente.
-Conhecer as correntes filosóficas que ensejam o ponto de partida dos conhecimentos.




-Identificar o pensamento das correntes filosóficas antagônicas que ao longo da história discutem as possibilidades do conhecimento humano.

-Entender que a história da Filosofia é a história de como e porque o pensamento filosófico assumiu determinadas característica, em cada época.
-Conhecer a vida, as características sociais, política e cultural dos filósofos.
-Perceber a atenção dos filósofos gregos pelo ser humano e suas relações com o mundo, política e social.
Representacionismo e a relação sujeito-objeto.
-Fontes primeiras: razão ou sensação, racionalismo, empirismo, apriorismo Kantiano.

-Possibilidades: o que podemos conhecer – dogmatismo, ceticismo e criticismo.
-A Filosofia na história e Filosofia Antiga: pensamento Pré-Socrático.

-Polis e Filosofia -
Os primeiros filósofos Gregos.
-Pensamentos Clássico e helenístico.

- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.

Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito   e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.

III BIMESTRE

Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)    
Conteúdos
Metodologia de ensino
Recursos de ensino
Instrumentos de Avaliação
-Conhecer o contexto histórico das cidades gregas que estabeleceu nova forma de governar guiado pelo principio da isonomia.

-Conhecer a vida e o pensamento dos filósofos que mais se destacaram na época.
-Identificar possíveis conciliações da religião com a consciência racional, fé e razão; palavras e coisas; erros e acertos do ser humano.
-Entender o racionalismo como um período de revolução da consciência racional nos aspectos filosófico e cientifico.
-Identificar os contextos históricos que levaram à adoção de nova concepção otimista em relação a capacidade da razão para intervir no mundo e organizar a sociedade.
-Reconhecer o renascimento como um movimento de ideias humanistas inspirada nos ideais de razão e liberdade.
-Analisar problemas e conceitos fundamentais da filosofia moderna e os principais pensadores desse período.
-Identificar o racionalismo como doutrina que privilegia o papel da razão.

-Democracia Ateniense: Sofistas, Sócrates, Platão e Aristóteles.

-Pensamento cristão: Período medieval, Patrística e Escolástica.



-Filosofia Moderna: nova ciência e racionalismo.
-Idade Moderna: a revalorização do ser humano e da natureza



-Renascimento.



-Razão e experiência: as bases da ciência moderna.

-Grande Racionalismo- o conhecimento parte da razão.
- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.

Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito   e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.

IV BIMESTRE
Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)    
Conteúdos
Metodologia de ensino
Recursos de ensino
Instrumentos de Avaliação
-Conhecer as correntes filosóficas que questionavam sobre os critérios e os métodos para a elaboração do conhecimento verdadeiro.
-Identificar as características do iluminismo e seus principais pensadores.
-Compreender a expansão do capitalismo como época de grandes transformações e revoluções no modo de vida humano.
-Identificar as transformações ocorridas no século XIX e as ideias de progresso com as inovações tecnológicas.
-Compreender o romantismo como movimento cultural que   envolveu as artes e a filosofia no século XIX destacando as suas principais características.
-Identificar o positivismo como ciência comprometida com a realidade, a utilidade, a certeza, a precisão, a organização e a relatividade.
-Compreender o idealismo alemão identificando Hegel como seu principal expoente.
-Identificar o pensamento filosófico de Marx como critica a ao idealismo e à produção material como condicionante ao processo geral da vida social, política e espiritual.
- Reconhecer Nietzsche como um dos principais filósofos questionadores da filosofia vigente, bem como do mundo ocidental.
-Empirismo e Iluminismo: empirismo britânico.

-Iluminismo: a razão em busca da liberdade.
-Século XIX: Expansão do capitalismo e os novos ideais.

-Avanço técnico e cientifico.


-Romantismo.




-Augusto Comte: o positivismo.



-Friedrich Hegel: o Idealismo absoluto.
-Karl Marx: materialismo dialético e histórico.


-Friedrich Nietzsche: Uma Filosofia ‘’a golpes de martelo’’.
- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.

Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.


Instrumentos da avaliação somativa:

           Tipo de avaliação
Qtd.
Prova Escrita
5,0
Atividades em Sala
3,0
Simulado
2,0
Total
10,0





Bibliografia:

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3. ed. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
CHAUI, Marilena; Iniciação a Filosofia; Ensino Médio; Volume Único. São Paulo: Ática, 2008.
COTRIM, Gilberto e FERNANDES Mirna. Fundamentos de Filosofia. Ensino Médio. Volume Único. São Paulo: Saraiva, 2013.
RONDONIA. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular de Rondônia. Porto Velho: SEDUC, 2013.

3º ano - Ensino Médio

Objetivo(s) Geral(is)da disciplina

Proporcionar o estudo reflexivo sobre os grandes temas da filosofia antiga e contemporânea, exercitando sua capacidade interpretativa e argumentativa de forma a desenvolver a capacidade de identificar e debater questões filosóficas correlacionando-as com os dias atuais, ampliando sua visão de mundo.
Exercitar práticas de estudo, documentação e expressão linguística, colaborando com o desenvolvimento da capacidade para responder, lançando mão dos conhecimentos adquiridos, as questões advindas das mais variadas situações do cotidiano.

I BIMESTRE

Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)    
Conteúdos
Metodologia de ensino
Recursos de ensino
Instrumentos de Avaliação
 -Compreender que do final do século XVIII até os dias atuais, a contemporaneidade atrai o interesse de muitas pessoas em razão da emergência e do apelo que as questões históricas e filosóficas observadas nesse período trazem à tona.
-Identificar as principais tendências filosóficas que caracterizam o existencialismo e seus pensadores.
-Entender que a Ética ou filosofia moral é a área da filosofia que trata das distinções entre o certo e o errado, entre o bem e o mal.
-Identificar os meios mais adequados para aprimorar a vida moral e para alcançar uma vida moralmente boa.

-O pensamento do século XX: uma era de incerteza, mundo de contrastes.



-Existencialismo.



-Ética e Moral: o problema da ação e dos valores.

-Distinção entre moral e ética.


- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.
Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito   e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.

II BIMESTRE

Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)    
Conteúdos
Metodologia de ensino
Recursos de ensino
Instrumentos de Avaliação
-Compreender que no campo da ética dão-se as discussões a respeito dos princípios e das regras morais que norteiam a vida em sociedade.
-Relacionar a ética como sistema elaborado ao longo do tempo de acordo com os valores de um grupo social.
-Identificar as grandes reflexões éticas que marcaram os grandes períodos históricos.

-Pesquisar sobre o termo política como fenômeno que o distingue dos demais fenômenos sociais.

-Compreender a realidade do estado a partir do conceito elaborado por Max Weber.

-Identificar as origens e os fundamentos das associações políticas enumerando as respostas elaboradas ao longo da história.
-Moral e direito, Moral e liberdade, Liberdade versus determinismo.
-Transformações da moral e Escolhas morais.

-Ética na história: algumas concepções da filosofia mora.
-A Política: bem comum ou exercício do poder.
-Estado: a instituição que detém o poder  político.
-Política na história: principais reflexões filosóficas.

- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.

Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito   e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.

III BIMESTRE

Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)    
Conteúdos
Metodologia de ensino
Recursos de ensino
Instrumentos de Avaliação
-Compreender o termo ciência como campo da atividade humana que se dedica a construção do conhecimento sistemático e seguro.
-Compreender a estética como uma área vinculada em grande parte a produção artística.
-Entender que entre as investigações dessa área, encontram-se aquelas sobre a natureza da arte e da experiência estética.

-O que é ciência: do método as leis cientificas.


-A Estética.


-Beleza: a experiência do prazer.



- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.
Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.

IV BIMESTRE
Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)    
Conteúdos
Metodologia de ensino
Recursos de ensino
Instrumentos de Avaliação
-Identificar o conceito de belo a partir do juízo de valores e da concepção filosófica dos seus pensadores.

-Analisar as concepções sobre a arte como expressão do sentimento humano.

-Compreender a arte na educação como forma de educar os sentidos e sensibilidade.

-Identificar a arte como um bem cultural submetida ao capitalismo.
-O que é belo.




-Arte: a expressão criativa da sensibilidade.

-Arte e Educação.



-Arte e indústria cultural.

- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.
Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.

Instrumentos da avaliação somativa:

           Tipo de avaliação
Qtd.
Prova Escrita
5,0
Atividades em Sala
3,0
Simulado
2,0
Total
10,0






Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3. ed. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
CHAUI, Marilena; Iniciação a Filosofia; Ensino Médio; Volume Único. São Paulo: Ática, 2008.
COTRIM, Gilberto e FERNANDES Mirna. Fundamentos de Filosofia. Ensino Médio. Volume Único. São Paulo: Saraiva, 2013.
RONDONIA. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular de Rondônia. Porto Velho: SEDUC, 2013.