Prof. Ms. Osmair Oliveira dos Santos
1º ANO ENSINO MÉDIO- PRIMEIRO BIMESTRE - 2015
1. A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, pelo contrário, ela está sempre em busca do significado mais profundo dos fenômenos. Não basta saber como funcionam, mais o que significam na ordem geral do mundo humano. Podemos citar como características do pensamento filosófico, EXCETO.
a) Uma visão mítica e religiosa do mundo.
b) Uma interpretação racional e humana.
c) Uma atividade reflexiva e teórica.
d) Uma superação da mentalidade mítico-religiosa.
e) Uma visão
2. Assinale a alternativa CORRETA em relação ao objeto da Filosofia,
a) A Filosofia tem por objeto a expressão de tudo o que pode o Homem pensar.
b) O objeto de estudo da Filosofia é idêntico ao objeto de estudo da Ciência, sendo que a sua convergência é orientada pelo método experimental utilizado por ambos.
c) A Filosofia tem na Teoria do conhecimento o seu objeto e a sua mais ampla conceituação, uma vez que essa teoria é a expressão máxima de tudo o que se pode entender por Filosofia.
d) O objeto da Filosofia é, notadamente, o conhecimento considerado em toda a sua amplitude, a partir do processo da elaboração cognitiva, que é propriamente o pensamento e a comunicação dessa atividade pensante.
e) O objeto da Filosofia se confunde com as teorias do conhecimento apenas pelo método da experimentação.
3. O mito é essencialmente uma narrativa (...) que não se define apenas pelo tema ou objeto da narrativa, mas pelo modo de narrar. (M. Chaui). O modo de narrar característico do pensamento mítico pode ser corretamente definido como uma forma que recorre:
b) À fantasia somente para descrever o sobrenatural.
b) Ao mágico para descrever o mundo e o homem.
c) À experimentação para explicar a natureza.
d) À descrição para compreender o progresso histórico.
e) À experimentação para descrever o mundo e a história.
4. Mais que um saber, a filosofia é uma atitude diante da vida, tanto no dia a dia como nas situações-limite, que exigem decisões cruciais. Por isso, no seu encontro com a tradição filosófica, é preferível não recebê-la passivamente como um produto, como algo acabado, mas compreendê-la como processo, reflexão crítica e autônoma a respeito da realidade. Com base nesse argumento, a alternativa correta.
a) A filosofia é uma forma de conhecimento que nunca questiona a realidade.
b) A filosofia é um saber teórico, não pragmático, que desconsidera a aplicação prática.
c) A filosofia é uma experiência de vida que responde às questões fundamentais da existência.
d) A filosofia não pode ser reaberta ou discutida, pois os filósofos já morreram.
e) A filosofia é uma ideologia, pois não se ocupa com o debate político.
5. Em rituais indígenas, a ingestão do cauim evoca a busca de um estado de prazer e de felicidade. Na tradição filosófica, a ideia de felicidade foi abordada por Aristóteles, na obra “Ética a Nicômacos”. Considerando o pensamento ético de Aristóteles, assinale a alternativa correta.
a) O interesse pessoal constitui o bem supremo a que visam todas as ações humanas, acima das escolhas racionais.
b) A felicidade é o bem supremo a que aspira todo indivíduo pela experiência sensível do prazer que se busca por ele mesmo.
c) Todos os seres humanos aspiram ao bem e à felicidade, que só podem ser alcançados pela conduta virtuosa, aliada à vontade e à escolha racional.
d) Fim último da existência humana, a felicidade refere-se à vida solitária do indivíduo, desvinculada da convivência social na polis.
e) A felicidade do indivíduo não pode ser alcançada pelo discernimento racional, mas tão somente pelo exercício da sensibilidade.
Resposta C
6. A Felicidade é um bem supremo para o qual todas as ações dos homens tendem; a felicidade é a causa final do ser humano. Porém, ela é atingida quando está de acordo com a atividade racional que o conduzirá para a prática da virtude. Para Aristóteles, a virtude consiste na:
a) prática do amor.
b) relação de amizade.
c) vontade obsessiva.
d) sensação de prazer.
e) justa medida de equilíbrio.
7. Filosofia quer dizer "amor a sabedoria" e sabedoria para os gregos era algo que os ajudava a chegar à felicidade. Assim, a filosofia apresentava-se como um conhecimento que conduzia a vida boa, indicava como viver para ser feliz. Nesse contexto, marque a alternativa que indica os processos básicos que marcam de modo geral, uma experiência filosófica.
a) Estranhamento ou deslocamento, questionamento ou indagação e resposta filosófica.
b) Estranhamento ou deslocamento e questionamento ou indagação.
c) Estranhamento ou deslocamento e resposta filosófica.
d) Resposta filosófica, saber teórico e indagações.
e) Deslocamento, indagação e métodos.
8. O mundo material percebido pelos sentidos é enganoso. Nele tudo é instável e por meio dele não pode haver felicidade. O caminho da felicidade é o do abandono das ilusões dos sentidos em direção ao mundo das ideias, até alcançar o conhecimento supremo da realidade, correspondente à ideia do bem. Esses pensamentos sobre a felicidade foram formulados por:
a) Sócrates.
b) Pitágoras
c) Aristóteles
d) Epicuro
e) Platão
9. Os temas filosóficos são temas fundamentais da existência humana, mas as pessoas têm experiências distintas, suas vidas mudam e as sociedades também. Essa concepção fundamenta a tese de que:
a) Em Filosofia não existem respostas definitivas, no sentido de convencer a todos e acabar com a discussão.
b) Em Filosofia as respostas tem caráter definitivo e não prevalece nenhuma outra argumentação.
c) Tudo em filosofia tem caráter definitivo, inclusive as discussões sobre temas fundamentais da existência humana.
d) Em filosofia não há temas evidenciado pelo uso metódico da razão.
e) Em filosofia tudo é mera especulação devido a mesma discutir apenas temas da existência humana.
10. No grego antigo, várias palavras traduziam distintos aspectos da felicidade. A principal delas era EUDAMONIA. O que significa?
a) Trata-se da felicidade entendida como um bem ou poder concedidos pelos deuses.
b) Tratar-se da felicidade entendida como um bem que advém do pensamento humano.
c) Tratar-se da felicidade entendida como algo alimentado pelo ego dos seres humanos.
d) Tratar-se da felicidade entendida como fonte de angustia e causa de sofrimento.
e) Tratar-se da felicidade entendida como busca de riqueza e aquisição de bens materiais.
__________________________________________
GABARITO: 1(A); 2(D); 3(B); 4(C); 5(C); 6(E); 7(A); 8(E); 9(A); 10(A).
2º ANO ENSINO MÉDIO - PRIMEIRO BIMESTRE - 2015
1. O sujeito ético-moral é somente aquele que preencher os
seguintes requisitos:
a) Ser consciente de si, mas não precisa reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a si.
a) Ser consciente de si, mas não precisa reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a si.
b) Saber o que faz
conhecer as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de
suas atitudes e a essência dos valores morais.
c) Não precisa controlar
interiormente seus impulsos, suas inclinações e suas paixões, deixando-as fluir
livremente.
d) Dizer o que as coisas são
como são e por que são. Enunciar, pois, juízos de fato.
e) Ser responsável, mas
não precisa reconhecer-se como autor da sua própria ação nem avaliar os efeitos
e as consequências dela sobre si e sobre os outros.
RESPOSTA; B
2.
A compensação que o homem tem pelos seus dotes corporais, relativamente pobres,
é o celebro grande e complexo, centro de um extenso e delicado sistema nervoso,
que lhe permite desenvolver sua própria cultura. Por esse raciocínio é possível
concluir que diferente dos outros animais, os seres humanos não são apenas
seres biológicos produzidos pela natureza, são também:
a)
Seres que modificam o estado da natureza;
b)
Seres incapazes de modificar a natureza;
c)
Seres simbolicamente constituído pelo estado inato da natureza;
d)
Seres biológicos limitados pelas externalidades da natureza;
e)
Seres sem qualquer distinção dos demais, existentes da natureza.
RESPOSTA:
A
3. Quando falamos a
palavra "cultura", ela pode ser entendida como acúmulo de conhecimentos,
assim como ação dos homens sobre a natureza por meio do trabalho. Considerando
o segundo sentido da palavra cultura, é correto afirmar que
a) O homem percebe seu lugar de origem e sua identidade por meio da natureza.
b) A natureza é o reino da liberdade, ao passo que a cultura é reino do determinismo.
a) O homem percebe seu lugar de origem e sua identidade por meio da natureza.
b) A natureza é o reino da liberdade, ao passo que a cultura é reino do determinismo.
c) Ao planejar, escrever,
trabalhar, governar, rezar, o homem realiza um processo estabelecido pela
natureza.
d) A produção da cultura é
determinada pela natureza.
e) a cultura pode
significar o uso da liberdade, enquanto a natureza pode significar o determinismo
biológico.
RSPOSTA E
4.
Graças à plasticidade (capacidade de modelar-se e ser modelado) de seu sistema
nervoso, o ser humano constitui-se em um organismo cuja estrutura é capaz de
apresentar condições inatas e apreendidas, de desenvolver a linguagem,
manifestar consciência e socializar-se. A corrente que entende o ser humano
fundamentalmente como um ser linguístico é denominada de:
a)
Cosmo humano.
b)
Linguagem.
c)
Transição.
d)
Antroposfera.
e)
Biosfera.
RESPOSTA:
B
5. Escolha a opção que melhor
define o sujeito do conhecimento.
a) Tudo aquilo que pode ser
conhecido racionalmente.
b) Somente aquilo que pode ser
conhecido racionalmente.
c) Somente aquilo que pode ser
conhecido por meio dos sentidos.
d) Tudo aquilo que pode ser
conhecido através dos diferentes meios.
e) Tudo o que é externo as seres
humanos.
RESPOSTA:
D
6. Há muita
coisa em comum entre os animais irracionais e os seres humanos. O instinto
bionatural rege nossas necessidades com as mesmas leis que rege as necessidades
de qualquer ser vivo da natureza. Entretanto, somos de fato seres diferentes
dos animais comuns. Mas, o que diferencia o ser humano dos outros seres vivos?
As alternativas abaixo respondem a esta pergunta, EXCETO:
a) A capacidade
de relacionar inteligentemente dados.
b) A cultura, ou
seja, costumes, tradições e conhecimentos.
c) O hábito de
comer e beber todos os dias.
d) A linguagem
elaborada e inteligível.
e) Os fatores
linguagem e comunicação.
RESPOSTA:
C
7. Denominamos de Cultura:
a) os acontecimentos históricos ocorridos ao longo
dos tempos.
b) o acúmulo de
conhecimento e experiência das gerações.
c) os processos técnicos desde seu desenvolvimento
na sociedade primitiva.
d) a capacidade de tecer comparações entre os
vários períodos da história.
e) o desenvolvimento científico acumulado em
séculos de pesquisas e estudos.
RESPOSTA
B
8.
Escolha a ÚNICA alternativa que completa a seguinte frase: “quando as pessoas,
por causa do progresso tecnológico, intervêm nos costumes, nas tradições, na
forma de comunicar, mudando o resto do mundo..............................”:
a)
Confirmam que cultura e tecnologia jamais andam juntas.
b)
Estão criando novas culturas e recriando as existentes.
c)
Estão destruindo o cosmos porque as coisas não podem ser mudadas.
d)
Demonstram que o progresso tecnológico não altera a cultura.
e)
Estão criando novos cenários de intervenção cultural ignorando qualquer sentido
dos fenômenos por serem apenas fenômenos.
RESPOSTA B
3º ANO ENSINO MÉDIO - PRIMEIRO BIMESTRE - 2015
1. O racionalismo, contextualizado por uma filosofia laica surgiu no período que se convencionou chamar de Idade Moderna (Período que vai de meados do século XV ao século XVIII) mostra de modo geral, mais otimismo em relação a capacidade da razão de intervir no mundo, organizar a sociedade e aperfeiçoar a vida humana. Essa nova tendência que tem o ser humano como centro é denominada de:
a) Teocentrismo
b) Capitalismo
c) Antropocentrismo
d) Feudalismo
e) Nacionalismo
2. René Descartes é considerado o mestre do racionalismo, corrente filosófica moderna que atribui à razão humana a capacidade exclusiva de conhecer e estabelecer a verdade. É correto dizer que o racionalismo cartesiano:
a) Admite parte dos saberes já existente e consagrado.
c) Recusa todo tipo de premissa, por mais evidente e lógico que possa parecer.
e) Nega a capacidade humana de discernir por completo o certo do errado, o verdadeiro do falso, dada a falibilidade natural à espécie.
3. A revalorização do ser humano e da natureza ocorrido na Idade Moderna traz consigo inúmeras transformações nas sociedades europeias, particularmente nos planos econômico, político, religioso e cultural. O movimento cultural inspirado no humanismo e que envolveu artistas e intelectuais de várias áreas caracterizado por essas ideias, recebeu o nome de:
a) Renascimento
b) Feudalismo
c) Racionalismo
d) Absolutismo
e) Modernismo
4. Na concepção filosófica da razão e da experiência onde se formulam as bases da ciência moderna. Uma das principais características do pensamento moderno foi tentar explicar a realidade a partir de novas formulações racionais. Um dos grandes pensadores desse período que procurou explicar o mundo concreto, sensível, por meio de relações matemáticas, geométricas, foi:
a) Sócrates
b) Francis Bacon
c) Galileu Galilei
d) Isaac Newton
e) René Descartes
5. O Racionalismo, por radicalizar que todo o conhecimento é pura razão organizada de ideias, acaba desembocando no Idealismo. Como contraposição, o Empirismo radicalizou sua posição afirmando que todo o conhecimento é fruto exclusivamente da experiência e dos sentidos. Por esta razão, o Empirismo acabou provocando o surgimento de uma nova corrente filosófica chamada:
a) Positivismo
b) Secularismo
c) Marxismo
d) Materialismo
e) Individualismo
7. O Filósofo Descartes pertence à corrente filosófica denominada
(A)Empirismo.
(A)Empirismo.
(B)Liberalismo.
(C)Racionalismo.
(D)Existencialismo.
(E) Estruturalismo.
(C)Racionalismo.
(D)Existencialismo.
(E) Estruturalismo.
GABARITO:
1(C); 2(D); 3(A); 4(C); 5(D); 6 (C).