quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Governo da Cooperação estará presente na Festa da melancia em Nazaré

 
A secretária-adjunta de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Mary Terezinha Braganhol, estará representando o governador Confúcio Moura na 7ª Festa da Melancia que acontece nesta sexta-feira (16), no distrito de Nazaré, localizado na margem esquerda do rio Madeira, distante cerca de 200 quilômetros da capital. As atividades culturais e os festejos começam às 15h estendendo-se até sábado com apresentação do Grupo folclórico Boi Curumim, entre outros.
 
Essa festa que já faz parte do calendário cultural de Rondônia, conta com o apoio do Governo da Cooperação, através da Seagri. Os visitantes poderão conhecer a Tenda da Cultura Ribeirinha, as atividades gastronômicas com suas barracas de alimentação, o concurso como o maior comedor de melancia, quem carrega mais peso, assim como a dança com a melancia na cabeça.

Para o presidente da Associação dos Moradores, Produtores e Amigos do Distrito de Nazaré (Ampan), Jeferson Pinto Tavares, o apoio do Estado foi muito importantepara realização deste evento. Em nome de todos os produtores ribeirinhos e bem como em nome da Associação, “estou satisfeito pelo apoio a nossa festa que vem valorizar o produto e melhorar a vida dos ribeirinhos, só temos agradecer ao governador Confúcio Moura.”



Mais de 70 produtores

Segundo Jeferson Pinto Tavares, mais de 70 produtores de melancia estão aportando em Nazaré para expor seus produtos e participar da festa. Além dos frutos sem agrotóxicos, os visitantes vão conhecer acompota, a geleia de melancia e seus derivados, que terá o concurso para escolha da rainha e princesa da Melancia 2013, além de um bailão no sábado dia do encerramento da festa.

Nazaré é uma comunidade com mais de 500 habitantes na área urbana e 4.000 no meio rural, a maioria descendente de seringueiros nordestinos e índios que ocupam a região desde o século passado, mantendo suas culturas e tradições.A economia de Nazaré também é baseada na pesca e produção de mandioca, milho e banana, que sobra é comercializado em Porto Velho e região.



Texto: José Luiz Alves
Fotos: Divulgação
Fonte: Assessoria Seagri

 
Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social