domingo, 10 de maio de 2015

A AÇÃO EXTRACLASSE COMO FATOR MOTIVACIONAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Muito se fala sobre a necessidade do emprego de novas metodologias como forma de, a partir da atração ao ambiente escolar, os alunos se sintam motivados a buscar conhecimentos e criar perspectivas e objetivos futuros em relação ao que almejam como profissionais do amanhã. Não se pode negar que muitas professores trabalham com metodologias inovadoras, cuja intenção é fazer com que os alunos se sintam atraídos pela busca do saber.
Nesta perspectiva, os alunos do 2º ano A, do Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, em Porto Velho/RO, protagonizaram uma verdadeira obra de arte na tarde do dia 08 de maio de 2015. Com uma peça teatral intitulada "Deu a louca nos contos de fadas", apresentaram no teatro da escola, a referida peça arrancando muitos aplausos das demais turmas de alunos que se fizeram presentes para prestigiar a ação dos colegas.
A questão deve ser analisada não somente pelo ponto de vista de uma bela apresentação, mas sobremaneira pelo protagonismo dos alunos que pesquisaram e procuraram fazer com os personagens estivessem muito bem caracterizados de forma que evidenciassem  a simpatia e a admiração do púbico.
Da mesma forma, esse tipo de trabalho, além de elevar a auto estima dos alunos, traz significativas aprendizagem interdisciplinar, uma vez que os mesmos, quando se dedicam a uma ação extraclasse, não estão apenas trabalhando como uma disciplina, mais com vários campos do saber.
O incentivo a pesquisa, muito deficiente no ensino médio, é outro fator preponderante que estar sendo exercitado nessas ações. O aluno começa a dar sentido ao saber e assim começa a pensar e fazer correlações ao que aprende, com a realidade em que vive.
Ações desse tipo precisam ser mais desenvolvidas nos ambientes escolares, pois os alunos precisam perceber que a aquisição do conhecimento é sem dúvida a única forma de ter qualidade de vida no futuro. E as escolas por sua vez precisam subsidiar os professores para o exercício dessas praticas pedagógicas, cujo objetivo é elevar a qualidade do ensino e tornar a sala de aula atrativa e significativa para os alunos.
 

RESUMO DA AULA: ÉTICA E MORAL

O QUE É ÉTICA?
Estudo sobre os costumes ou sobre as ações humanas.

ÉTICA - Disciplina filosófica:
Estuda os julgamentos de valores na medida em que estes se relacionam com a distinção entre o bem e o mal.
A ética é a teoria ou ciência que estuda o comportamento moral dos homens em sociedade.

MORAL
Conjunto de normas e regras, baseado nos costumes e nas tradições de cada sociedade, em um determinado tempo, segundo os preceitos socialmente estabelecidos pela própria sociedade ou por determinado grupo social


MORAL --------------- ÉTICA
                                              Dever, obrigação moral, conduta correta

  Várias moral – muda de acordo com a cultura.

A ética faz as seguintes perguntas: isto é correto? Isto é justo?
Liberdade para decidir entre o bem e o mal.
Liberdade para decidir sobre o certo e o errado.
Liberdade de conduta.
Liberdade com responsabilidade.


 
 
 


RESUMO DA AULA: POLIS E FILOSOFIA - PASSAGEM DO MITO A RAZÃO

Surgimento da filosofia:
Grécia antiga, em V.I a.c.
Época em que os deuses eram a explicação de tudo.
Forma de conhecimento capaz de explicar as diversas mudanças e maravilhas que ocorriam na natureza.

A filosofia se constitui:
Uma passagem do mito ao logos (razão).
Conhecimento racional - deixa a recorrência dos deuses para a explicação da vida. Começa-se um novo rumo da história do pensamento.

Fatores colaboradores para o surgimento da filosofia:
As viagens marítimas;
A invenção do calendário;
A invenção da moeda;
O surgimento da vida urbana;
A escrita alfabética e;
A invenção da política.

Mito:
Eram porta-vozes dos deuses - verdade absoluta ou dogma.
Os mitos explicavam as cosmogonias (o surgimento do mundo) e as teogonias (o surgimento dos deuses).
Essas histórias eram transmitidas de geração em geração.

Razão:
Procura descrever o sentido da memória, da imaginação, da sensação e da percepção.
Investiga os maiores detalhes de nossas experiências.
Encontra as respostas possíveis para nossas indagações.



O DIÁLOGO: RESUMO DA AULA DE FILOSOFIA

A palavra diálogo vem do grego:
logos – sentido, palavra.
dia – através de

Diálogo em filosofia representa:
Processo de busca da verdade através de perguntas e respostas (Sócrates e Platão.
Característica própria e única do ser humano.
Acesso ao pensamento e à representação.

Platão: o pensamento é o diálogo da alma consigo mesma.
Processo de elaboração do pensamento,
Dialética - arte do diálogo ou da discussão.

Sócrates:
O interlocutor procura uma verdade que este pensava já possuir (Método).
Da opinião à verdade, do particular ao universal, o diálogo é o próprio caminho da filosofia.