Muito se fala sobre a necessidade do emprego de novas metodologias como forma de, a partir da atração ao ambiente escolar, os alunos se sintam motivados a buscar conhecimentos e criar perspectivas e objetivos futuros em relação ao que almejam como profissionais do amanhã. Não se pode negar que muitas professores trabalham com metodologias inovadoras, cuja intenção é fazer com que os alunos se sintam atraídos pela busca do saber.
Nesta perspectiva, os alunos do 2º ano A, do Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, em Porto Velho/RO, protagonizaram uma verdadeira obra de arte na tarde do dia 08 de maio de 2015. Com uma peça teatral intitulada "Deu a louca nos contos de fadas", apresentaram no teatro da escola, a referida peça arrancando muitos aplausos das demais turmas de alunos que se fizeram presentes para prestigiar a ação dos colegas.
A questão deve ser analisada não somente pelo ponto de vista de uma bela apresentação, mas sobremaneira pelo protagonismo dos alunos que pesquisaram e procuraram fazer com os personagens estivessem muito bem caracterizados de forma que evidenciassem a simpatia e a admiração do púbico.
Da mesma forma, esse tipo de trabalho, além de elevar a auto estima dos alunos, traz significativas aprendizagem interdisciplinar, uma vez que os mesmos, quando se dedicam a uma ação extraclasse, não estão apenas trabalhando como uma disciplina, mais com vários campos do saber.
O incentivo a pesquisa, muito deficiente no ensino médio, é outro fator preponderante que estar sendo exercitado nessas ações. O aluno começa a dar sentido ao saber e assim começa a pensar e fazer correlações ao que aprende, com a realidade em que vive.
Ações desse tipo precisam ser mais desenvolvidas nos ambientes escolares, pois os alunos precisam perceber que a aquisição do conhecimento é sem dúvida a única forma de ter qualidade de vida no futuro. E as escolas por sua vez precisam subsidiar os professores para o exercício dessas praticas pedagógicas, cujo objetivo é elevar a qualidade do ensino e tornar a sala de aula atrativa e significativa para os alunos.