domingo, 30 de agosto de 2015

A CONSCIÊNCIA – RESUMO DAS AULAS

Na Grécia Antiga consciência significava COM CIÊNCIA, traduzindo: SABER.
- Atividade mental que permite ao homem saber que sabe. (Refletir).
- Não é algo estático, mas sim um sistema aberto que permite ao homem se relacionar consigo e com os outros.

Há dois tipos de consciência:
a) Consciência de si: é a concentração da consciência nos estados internos do sujeito. Alcança a interioridade. Exige reflexão.
b) Consciência do outro: é a concentração da consciência nos objetos externos ao sujeito. Alcança a alteridade e exige a atenção do sujeito.

Debater com os alunos os conceitos filosóficos das palavras (criar dinâmica para que cada aluno possa falar):
Consciência;
Identidade;
Cultura;
Consciência Religiosa;
Consciência Intuitiva;
Consciência Racional;
Senso comum.

Identificar o modo de consciência (religiosa, intuitiva, racional). nas frases abaixo:
A) Os antibióticos combatem as infecções porque evitam a reprodução de determinados micro-organismos que provocam doenças.
B) Algo me diz que ele está mentindo.

C) Foi Deus que me salvou da desgraça.

AULA DE FILOSOFIA - ARISTÓTELES

Para este pensador: “o home é um animal político”. Somos políticos porque vivemos em grupo e necessitamos de organização.

A finalidade básica das ciências – desvendar a constituição dos seres.

Analisar os conceitos de:
TEORIA DAS IDEIAS   -  CIÊNCIAS   -  POLITICA – INDUÇÃO - MÉTODO

Método indutivo:
A ciência deveria partir da realidade sensorial (empírica) para essência do ser.
Individual ao universal ------ particular ao geral.

Teoria da realidade – Hilemorfismo teleológico.
O inteligível está neste mundo e opera dentro das próprias coisas.

As coisas são constituídas de duas formas;
-Matéria
- Forma
A realidade que muda – Ato e potência.
Ato – manifestação atua do ser.
Potência – as possibilidades do ser.

Atividades:
Elaborar uma crítica com o tema: O homem é um ser social.


AULA DE FILOSOFIA - EPISTEMOLOGIA

Durante muitos séculos – cosmovisão mítica – metafísico.

O racionalismo (Sec. XVII)- mudança de pensamento filosófico e teológico.

Construção do conhecimento:
Dados – Informações: (Operações lógicas);
Conhecimento: Interpretaação.

Palavras chaves (conceitos a serem discutidos juntos com os alunos) - criar dinâmica de abordagem dos temas na sala de aula.
COSMOVISÃO – MITO – METAFISICO – RACIONALISMO – EMPÍRICO – INDUÇÃO – POSITIVISMO – DIALÉTICO – REFUTAÇÃO – MAIÊUTICA – PARADIGMA.

Papel da Indução:
Generalização que parte dos fatos assegurados pela experiencia sensível.

Critérios de Verificabilidade:
Toda teoria deve passar pelo crivo da verificação empírica para ser aceita como verdadeira.

Critério da Refutabilidade:
Uma teoria mantêm-se como verdadeira até que seja provada sua falsidade.

Atividades: Pesquisar os conceitos das palavras:
COSMOVISÃO – MITO – METAFISICO – RACIONALISMO – EMPÍRICO – INDUÇÃO – POSITIVISMO – DIALÉTICO – REFUTAÇÃO – MAIÊUTICA – PARADIGMA