segunda-feira, 7 de setembro de 2015

AULA DE FILOSOFIA: PARADIGMA DA PÓS MODERNIDADE

Pós modernidade - Renascimento dos ideais a partir da segunda metade do século 20.
Visão Filosófica da Pós-Modernidade
Tentativa de desconstruir o discurso filosófico ocidental a partir do próprio discurso, tal qual foi elaborado desde a antiguidade clássica.
Ruptura não apenas no âmbito da política e da economia mas, sobretudo, no pensamento das pessoas - fase de grandes transformações

A filosofia pós-moderna reivindica uma posição amadurecida frente ao modelo positivista(modernidade).
Reflexão sobre o destino do homem - que vive em uma sociedade.
Novas formas de tecnologia, cultura e sociedade.

 

Influência da Pós-Modernidade na Organização dos Conhecimentos

As formas de conhecer e de pensar o conhecimento não pode mais seguir uma lógica mecanicista e determinista.

A globalização sobre as maneiras de se pensar e sentir, viver e agir no mundo, afetam as concepções filosóficas sobre a realidade.

Espaço territoriais sem fronteiras, mercados comuns, moedas transnacionais são desafios para a mente humana que não podem coexistir com conhecimentos divididos, hierarquizados, sistematizados:

Atividade:

1. Definição de modernidade.
2. Definir pós modernidade.

AULA DE FILOSOFIA: PATRISTICA

Textos sobre a revelação e fé cristão escritos por padres (a partir do Sec. IV).
Corrente filosófica inspirada na filosofia greco-romana que tenta munir a fé de argumentos racionais.

Aureliano Agostinho (Santo Agostinho):
Doutrinas ensinadas:
Maniqueismo – doutrina persa que afirmava ser o universo dominado por dois princípios opostos o bem e o mal.
Ceticismo – duvida ou nega as possibilidades do conhecimento da verdade.
Neoplatonismo – A verdade como conhecimento eterno deveria ser buscada intelectualmente no mundo das ideias.

Superioridade da alma:
Criada por deus para reinar sobre o corpo dirigindo-o para a pratica do bem.

Liberdade e pecado:
A liberdade humana deriva de uma vontade viciada que alimenta o pecado – não da razão que tenta discernir o que é bom do que é mau.

Atividade:
Tolerância religiosa, o que é?

Descrever os quatros momentos da filosofia medieval cristã.
a) dos padres apostólicos;
b) dos padres apologistas;

c) da patrística;

AULA DE FILOSOFIA: O ARGUMENTO

Argumento - relação que se estabelece entre o que sabemos ou colocamos como hipótese e o que concluímos.
Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações

Tipos de argumentos:
- Dedutivos;
- Indutivos;
- Por analogia.

A argumentação situa-se entre:
- A retórica: caráter dialético;
- A lógica: estrutura que sustenta o discurso.

Pode ocorrer:
No encontro interpessoal –situação de diálogo direto entre as pessoas;
Através dos meios de comunicação social.

Discurso argumentativo:
- Ato comunicativo que apresenta provas ou razões para a defesa de uma opinião.
Ex: Todos os metais são condutores de eletricidades.
       O ferro é um metal.
       Logo, o ferro é um condutor de eletricidade.

Ex 2: O ferro, o cobre e o zinco conduzem a eletricidade.
          Ora, o ferro, o cobre e o zinco são metais.
          Então, todos os metais conduzem a eletricidade.

Ex 3: A nossa mente é como o nosso corpo.
          Ora, nós temos que alimentar o nosso corpo.
          Logo, temos que alimentar a nossa mente.

Atividade:
1. Definir lógica.
2. Explicar o que é raciocínio.
3. Explique o que é argumento.