1.
De modo geral, podemos dizer que a preocupação principal dos estudiosos da
lógica concentra-se na relação que se estabelece quando raciocinamos, entre o
que sabemos – ou colocamos como hipótese – (o ponto de partida) e a quilo que
concluímos (o ponto de chagada). Assim, a Lógica é uma área da filosofia em que
se estudam:
A) Os
pensamentos filosóficos;
B) Os raciocínios ou argumentos;
C)
Os hemisférios do cérebro humano;
D)
As razões da verdade;
E)
As abstrações e consequências.
2.
Se você observar, quando raciocina, perceberá que, de maneira geral, desenvolve
mentalmente um processo em que escolhe e manipula certas informações buscando
obter, como consequência delas, outra informação. Tal processo é o que
geralmente chamamos de raciocínio, mas a denominação mais especifica e técnica inferência. Inferir quer dizer:
A)
Chegar a algum lugar;
B)
Ponto de partida do pensamento;
C) Chegar a algum juízo ou ideia a partir de outros juízos ou
ideias.
D)
Obter um novo argumento;
E)
Observar as premissas e conclusões dos argumentos.
3.
Analise o conceito:
Processo mental no
qual se interconectam ideias para se chegar a algum entendimento, solução ou
decisão sobre determinado assunto.
Nas
alternativas abaixo, marque o termo que se refere ao conceito acima.
A)
Mundo das ideias;
B)
Experiência privada;
C)
Premissa;
D)
Silogismo;
E) Raciocínio.
4.
O argumento é a parte visível de um raciocínio, isto é, a parte que foi
explicitada na procura de sustentar a sua conclusão, e esse é o principal
objeto de estudo da lógica desde seu surgimento. Podemos dizer a estrutura
básica dos argumentos é constituída de duas partes. Identifique-as nas
alternativas abaixo:
A) Premissas e conclusão;
B)
Premissas e lógica;
C)
Conclusão e silogismo;
D)
Lógica e argumento;
E)
Argumento e premissas.
5.
Em seus estudos sobre as proposições, Aristóteles também notou que as relações
entre os termos (ou conceitos) e entre as proposições (ou juízos) são regidas
por certos princípios, isto é, noções tão evidentes e fundamentais do
pensamento que não podemos contrariá-las, pois correspondem à maneira como
pensamos. Os três princípios lógicos fundamentais são:
A) Principio da Identidade, Princípio da não contradição e Princípio
do Terceiro excluído;
B)
Principio da Identidade, Princípio da não contradição e Princípio do fim;
C)
Principio da Identidade, Princípio da não contradição e Princípio do Primeiro
excluído;
D)
Princípio da não contradição, Princípio do Terceiro excluído e Quadros opostos;
E)
Princípio da não contradição, Princípio do Terceiro excluído e Premissas.
6.
Considere as premissas:
I - Todo homem é mortal.
II - Sócrates é homem.
A conclusão verdadeira é:
A) Sócrates é homem;
B) Sócrates é mortal e homem;
C) Sócrates é homem e mortal;
D) Sócrates é mortal;
E) Sócrates é a verdade.
7. Considere
o Silogismo:
-
Todo brasileiro é sul-americano.
-
Todo catarinense é brasileiro.
-
Logo, todo catarinense é sul-americano,
O
argumento acima é um exemplo de silogismo na chamada forma prática. Portanto,
podemos dizer que o mesmo é constituído por três termos que são respectivamente
denominados:
A)
Frases e conclusão;
B)
Conclusão e premissas;
C)
Indução e dedução;
D)
Premissas e dedução.
E) Premissas e conclusão.
8. Leia a frase:
Como ele é inglês, pensei que
seria mais pontual.
Tradicionalmente se distinguem dois tipos de argumentação: um é
conhecido como dedução, e o outro como indução. Na frase acima, temos uma
argumentação do tipo:
A) Indução;
B) Dedução;
C) Descrição da Indução;
D) Descrição da dedução;
E) Dedução indutiva.
9.
Por volta do século XV, com o Movimento Renascentista, surgiu a Filosofia
Moderna como rompimento à Filosofia Clássica. Ora, a Filosofia Moderna refletia
sobre os seguintes temas, com EXCEÇÃO de:
A)
Questões do conhecimento.
B)
Questões da razão.
C)
Questões da experiência.
D) Questões da Mitologia Grega
E)
Questão do capital comercial.
10.
No Período conhecido como Idade Moderna, ocorreu uma série de transformações
nas sociedades europeias, boa parte delas ligadas a processos iniciados durante
a Baixa Idade Média. Nas alternativas abaixo, marque a que corresponde ao
período da Idade Moderna.
A)
Período que vai do século 7 a.C., ao século II d.C.
B)
Período que vai do século II d. C. ao século IV d.C
C) Período que vai do século XV d.C. ao século XVII d.C.
D)
Período a partir do século XIX d.C.
E)
Período a partir do século XXI d.C.
11.
A imprensa dera um passo importante na propagação do conhecimento a partir de
Gutenberg. A invenção da bússola motivou navegantes a avançarem cada vez mais
em suas descobertas marítimas, derrubando crenças nunca antes questionadas. Uma
Nova Era estava sendo construída. A essa época de grandes mudanças universais
denominamos de Renascença podemos afirmar que foi:
A)
Transição do pensamento grego para teocêntrico e medieval.
B) Pensamento humano em caminho de libertação das crenças cristãs
medievais.
C)
Transição do Capitalismo para o Comunismo.
D)
O fim do feudalismo e início da formação das cidades-estados (polis).
E)
Uma nova concepção de pensamento como base na filosofia clássica.
12.
O Renascimento designa o movimento de renovação
artístico e intelectual iniciado na Itália no século XIV, atingindo seu apogeu
no século XVI e expandindo-se por toda Europa. Sobre a íntima relação entre
Renascimento e filosofia, é CORRETO afirmar:
A) A vida contemplativa se torna mais importante que a vida ativa,
tendo em vista a sobrevalorização da visão religiosa do mundo.
B) Neste momento histórico é inaugurada uma nova visão de mundo
chamada de teocêntrica.
C) É o momento por excelência da releitura filosófica dos gregos.
D) A filosofia neste período foi destacada como serva da teologia.
E) Foi o filósofo Agostinha de Hipona o grande protagonista desse
movimento.
13. No que se refere a Idade Moderna, todos os acontecimentos
contribuíam para modificar, em várias regiões, o modo de ser, viver e perceber
a realidade de grande número de europeus, o que se expressava em suas artes,
ciências e filosofia. Desse modo, a visão teocêntrica (que tem Deus como
centro) que havia predominado ao longo de toda a Idade Medieval passo a ser
substituída por outra tendência que tem o ser humano como centro. Essa nova
tendência é denominada de:
A) Racionalismo;
B) Antropocentrismo;
C) Humanismo;
D) Liberdade;
E) Mercantilista.
14. Entre os problemas e conceitos fundamentais da filosofia
moderna destaca-se a busca de uma base segura, algo que garantisse a verdade de
um raciocínio. Assim, um dos principais problemas da filosofia nesse período
relacionou-se com o processo de entendimento humano e, mais especificamente,
com a seguinte questão: Que garantia
posso ter de que um pensamento é verdadeiro? A essa disposição de regras
certas e fáceis que, observadas corretamente, levarão quem as seguirem a
atingir o conhecimento verdadeiro de tudo o que for possível, Descartes
denomina de:
A) Matemática;
B) Representação;
C) Saber racional;
D) Relações geométricas;
E) Método
15.
Nascido em Londres, Francis Bacon (1561-1626), pertencia a uma família de nobres.
Depois de concluir seus estudos em Cambridge, iniciou, em 1577, sua carreira política,
através da qual conquistaria os mais importantes postos do reino britânico.
Bacon realizou uma obra cientifica de inegável valor e é considerado como um
dos fundadores do método:
A) Indutivo;
B)
Dedutivo;
C)
Matemático;
D)
Organizacional;
E)
Qualitativo.
16.
Uma das mais extraordinárias contribuições de Galileu Galilei foi a criação do
método matemático-experimental, cuja metodologia tinha como base:
A)
Observação e valorização da matemática como instrumento capaz de enunciar as
regularidades observadas nos fenômenos;
B)
Experimentação e valorização da matemática como instrumento capaz de enunciar
as regularidades observadas nos fenômenos;
C)
Valorização da matemática como instrumento capaz de enunciar as regularidades
observadas nos fenômenos
D) Observação, experimentação e valorização da matemática como
instrumento capaz de enunciar as regularidades observadas nos fenômenos.
E)
Observação e experimentação.
17. A estética constitui um tipo de conhecer que é o extremo
oposto do conhecimento lógico-matemático, pois este se fundamenta na razão para
constituir um saber claro e distinto. A partir desse princípio marque a
alternativa que condiz com o sentido de estética utilizado pelo filósofo
Alexander Beaumgarten.
A)
O termo, estética foi introduzido no vocabulário
filosófico em 1750 pelo filosofo alemão Alexander Baumgarten.
B) Etimologicamente a palavra estética é de origem grega
AISTHESIS, significa faculdade de sentir, compreensão pelo sentido, percepção
totalizante.
C) Hegel introduz o conceito de história ao estudo do belo
para ele o belo mudo de face e de aspecto através dos tempos depende mais da
cultura e da visão do mundo vigentes do que de uma exigência interna do belo.
D) Subjetivo é individual, valido para cada sujeito; baseado
em valores, preferencial, limites e possibilidades individuais. Objetivo o que
tem validade para todos.
E) Teoria do belo e das suas manifestações através
da arte.
18. Estética é a parte da Filosofia que procura
investigar os fundamentos da arte e do belo; os diferentes tipos de arte; as
relações da arte com a sociedade. Considerando a arte como a prática de criar
formas perceptíveis expressivas do sentimento humano, seu valor essencial é:
A) A ênfase no fator utilidade, aplicação;
B) O produto de condicionamentos históricos ou
ideológicos;
C) A capacidade de transmitir os
sentimentos mais autênticos da natureza humana.
D) A ênfase no fator beleza;
E) A percepção social pelo público;
19. Leia o texto:
A teoria das ideias é
provavelmente a pioneira nas concepções filosóficas idealistas. Onde está o ser
para Platão? Está além do mundo, da realidade. Os objetos, as coisas, são
percepcionados pelos nossos sentidos, mas são cópia imperfeitas das ideias
puras. A realidade verdadeira, para o filósofo, está no mundo das ideias, e o
acesso acontece somente pela razão.
O texto nos remete ao entendimento de que:
A) Platão era um defensor da Teoria
Idealista.
B) Platão era contra o Idealismo.
C) O pai do idealismo foi apenas Sócrates.
D) O idealismo nunca foi aceito como teoria pelos
filósofos clássicos.
E) O dualismo platônico não faz parte da Teoria
Idealista.
20. Dos filósofos citados abaixo, qual deles,
considerado materialista-empirista, o belo é subjetivo, ou seja, beleza não
está propriamente nos objetos mas, depende do gosto individual, da maneira como
cada pessoa vê e valoriza o objeto.
A) David Hume.
B) Platão.
C) Susanne Langer.
D) Aristóteles.
E) Sócrates.
21. Por
que, tradicionalmente, a estética está ligada à questão do belo?
A) Porque o uso da palavra estética, seja
no cotidiano, seja em filosofia da arte, desde a Grécia Antiga, implica um
único valor: a beleza.
B) Devido a utilização da palavra estética nas
clínicas que cuidam da beleza.
C) Devido a relação da Estética com funções morais,
sociais e políticas.
D) Porque o uso da palavra Estética originária da
Grécia significa"belus".
E) Porque algumas as pessoas se acham feias.
22. (Uema 2012) Kant definiu a Estética
como sendo ciência. E completando, Alexander Brumgarten a definiu como sendo a
teoria do belo e das suas manifestações através da arte. Como ciência e teoria
do belo, a Estética pretende alcançar um tipo específico de conhecimento que é
aquele captado
A) pela
lógica.
B) pela razão.
C) pela alma.
D) pelos
sentidos.
E) pela emoção.
23.
(UEMA, 2008) Considere o texto a seguir para responder à questão.
O juízo estético em Kant é uma intuição do
inteligível no sensível, em que o sujeito não proporciona nenhum conhecimento
do objeto que provoca, não consiste em um juízo sobre a perfeição do objeto, é
válido independentemente dos conceitos e das sensações produzidas pelo objeto.
(TAVARES, Manoel; FERRO, Mário. Análise da obra fundamentos da metafísica dos
costumes de Kant. Lisboa- Portugal: Editorial Presença, [s.d.]. p. 43-44).
Então, para Kant,
a estética é uma intuição de ordem:
A)
objetiva.
B)
cognitiva.
C)
subjetiva e cognitiva.
D)
subjetiva e objetiva.
E) subjetiva.
24. Para o filosofo alemão Georg W. Friedrich Hegel,
o relativo consenso acerca de quais são as coisas belas mostra apenas que o entendimento
do que é belo depende:
A) Do estado de emoção dos seres humanos.
B) Do momento histórico e do desenvolvimento
cultural.
C) Da imaginação que caracteriza a estrutura
sensível das pessoas.
D) Da materialidade como o pensamento é
apresentado.
E) Do conceito que cada indivíduo faz em relação à
beleza.
________________________
GABARITO:
1(B), 2(C), 3(E), 4(A), 5(A),
6(D), 7(E), 8(B) 9(D), 10(C), 11(B), 12(C), 13(B), 14(E), 15(A), 16(D) 17(E), 18(C), 19(A), 20(A), 21(A), 22(D), 23(E), 24(B)
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