terça-feira, 17 de novembro de 2020

QUESTÕES DO DESMATAMENTO EM RONDÔNIA

Rondônia é uma das regiões mais afetadas pelo desmatamento no Brasil. O estado já teve mais da metade de sua cobertura florestal destruída. O atual modelo econômico de ocupação e uso dos recursos naturais é um dos principais fatores que causam o aumento do desmatamento. Além de Rondônia, outras regiões amazônicas passam pelo mesmo problema, o que gera preocupação, visto que mais de um terço de todas as espécies do mundo vivem nessa região. A situação é critica e o ser humano precisa tomar consciência dos seus atos. A partir desse ponto de vista fica claro a necessidade de uma reeducação da humanidade para o convívio com o meio ambiente de forma equilibrada.

Para deter o avanço do desmatamento em áreas protegidas há a necessidade da presença do governo através de um sistema de fiscalização mais eficiente e transparente e de  programas de incentivo à preservação com o devido esclarecimento a legislação ao povo, ou seja de como conviver em harmonia com o meio ambiente natural.

É muito importante que a ideia de preservar o meio ambiente e o convívio com as florestas com os princípios de sustentabilidade, comece desde criança, na escola. Quando uma floresta é destruída, muito mais do que apenas árvores é perdido: um ecossistema inteiro é destruído. Inúmeras espécies de plantas e animais ou se adaptam a seus novos ambientes ou perecem. Populações humanas são deslocadas e suas culturas e fontes de sobrevivências são danificadas ou perdidas. Solos tropicais frágeis se tornam inférteis e ficam propensos à erosão, o que podem causar danos generalizados. Fluxos regulares de correntes de água são substituídos por enchentes, alternadas por secas.

Da mesma forma, quando o desmatamento é extensivo, o clima local pode ficar mais seco. Valiosas fontes de madeira, alimentos, medicamentos e matérias-primas para indústrias são perdidos. Essas perdas podem, ainda, contribuir para um grande número de problemas sociais, econômicos e políticos. (ADAS; ADAS, 2004, p. 97).

Assim como em grande parte do mundo, o desmatamento em Rondônia é um processo resultante do crescimento das atividades produtivas e econômicas e, principalmente, pelo aumento da densidade demográfica de cada localidade, esse processo coloca em risco as regiões compostas por florestas, a partir do momento em que os seres humanos desenvolvem suas ações sem planejamento.

RIBEIRINHOS DA AMAZÔNIA E O POTENCIAL ECONÔMICO OCULTO

Ribeirinhos é a denominação dada às populações que vivem nas beiras dos rios na região amazônica. Geralmente são pessoas que tem a economia de subsistência baseada no artesanato, agricultura e o extrativismo vegetal e animal. Seu modo de vida acompanha o sobe e desce das águas, ou seja, cheia e vazante dos rios que exerce um papel fundamental em suas vidas, seja como caminho para o deslocamento ou como local de execução de suma das suas principais atividades de renda e sobrevivência, a pesca.

O que caracteriza potencial econômico oculto nessa região é de fato, a grande riqueza que se encontra envolto ao verde e as águas abundantes nesse imenso território. Além da fertilidade da terra para o desenvolvimento da agricultura, a Amazônia possui uma imensa diversidade de produtos vegetais e minerais. Sua fauna é talvez, a maior e mais bonita do planeta, e esconde maravilhas como cachoeiras e lagos.

 

   Foto: portaldoamazonas.com/Edson Piola

Diante de todas essas riquezas, o que se observa é que a população vive, em sua grande maioria na pobreza, sobrevivendo com os mínimos recursos disponíveis no lugar onde moram ou que chegam até os mesmos através dos programas sociais. Uma grande controvérsia para um olhar de fora. Como pode uma população viver em meio a tamanha riqueza e continuar na pobreza? Essa é a realidade do povo ribeirinho da Amazônia brasileira.

Evidente que a falta de politicas voltadas ao desenvolvimento produtivo sustentado para essa região propicia o aumento da pobreza e da miséria. Além disso, para o pouco que é produzido surgem barreiras intransponíveis para o ribeirinho com  a falta de transporte para o escoamento da produção. Isso faz com que a figura do atravessador prevaleça, subvalorizando os produtos da região.

A Amazônia carece de transformação, não na forma ou nas características do seu território, mas no ambiente politico dos países que dela fazem parte. Necessita de politicas que visem o desenvolvimento, ou seja, um processo de transformação econômica, política e social, através da qual o crescimento do padrão de vida da população tende a tornar-se automático e autônomo.