domingo, 24 de maio de 2015

O BRASIL E SUA POLITICA ECONÔNIMA: ONDE ESTÁ A PÁTRIA EDUCADORA?

Os brasileiros assistiram na última semana (22/05/2015) o noticiário sobre os cortes no orçamento programado pelo Ministério do Planejamento para o ano de 2015. A grande controvérsia e motivo de críticas a presidenta da república brasileira Dilma Rusself foi o corte no recurso destinado a educação, uma vez que o seu slogan oficial é: Brasil – Pátria Educadora.
Os maiores cortes são: Ministério das Cidades: R$ 17,23 bilhões (de R$ 31,74 bilhões para R$ 14,51 bilhões, 54%). Ministério da Saúde: R$ 11,77 bilhões (de R$ 103,27 bilhões para R$ 91,5 bilhões, 11,3%). Ministério da Educação: R$ 9,42 bilhões (de R$ 48,81 bilhões para R$ 39,38 bilhões, 19,3%).
Segundo o Ministério do Planejamento o objetivo é contingenciar despesas no orçamento, é tentar atingir uma meta de superávit primário (economia para pagar juros da dívida pública) para todo o setor público (governo, estados, municípios e empresas estatais) de R$ 66,3 bilhões em 2015.
Observa-se que em meio aos maiores escândalos de corrupção no país, em muitos casos orquestrados pela própria equipe do governo, como é caso da Petrobrás, o governo busca pagar a conta retirando da sociedade o que por direito constitucional lhe é proporcionado: a saúde e a educação.
As contradições entre o discurso e a pratica dos governantes e dos legisladores brasileiros que dizem estar exercendo suas funções em nome do povo, na verdade apenas defendem seus próprios interesses em detrimento da permanência do povo na ignorância e dessa forma, mantendo o povo alienado e sem poder de argumento critico se perpetuam no poder.

Veja os demais cortes no orçamento:

 
Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/05/cidades-saude-e-educacao-lideram-valor-de-cortes-no-orcamento.html

ÉTICA NA HISTÓRIA

A ética na antiguidade.

A ética nasceu na Grécia - contexto mítico e religioso
Regras de comportamento para permitir o convívio entre indivíduos.
Para Platão, todas as formas de governo poderiam ser resumidas em quatro, todas produtoras de homens não éticos:

1. Timocracia. O regime dos amantes da riqueza, onde o poder é partilhado apenas entre os membros das oligarquias, palavra que em grego significa “governo de poucos”, restringindo-se ao controle exercido pelas famílias mais ricas e proeminentes que formam a nobreza.
O poder é transmitido hereditariamente, sem possibilidade de alternância ou de compartilhamento.

2. Oligarquia. O regime decidido pela transação de fortunas, governado pelos ricos, independente de sua origem familiar, sem nenhuma participação dos pobres.
Onde o que é valorizado é a capacidade econômica e não a virtude.

3. Democracia. O governo da Pólis ao gosto de cada um, com representantes eleitos ou cidadãos participando diretamente, estabelecendo acordos para pautar leis, as quais os indivíduos devem se adaptar.

4. Tirania. O sistema em que um homem, o tirano, assume o poder sob pretexto de beneficiar o coletivo, mas que na verdade representa seu desejo por bajulações, demonstrando total ausência de virtude e pobreza de alma.
Antes de Aristóteles, herdeiro da tradição socrática, Platão tratou a ética como componente indissociável da vida política, da harmonia entre os habitantes da Pólis.

A ética medieval.
A Idade Média foi dominada pelo catolicismo na Europa Ocidental, pautando uma ética vinculada com a religião e dogmas cristãos, dominando o panorama conceitual entre o século XI e XIX;
O catolicismo alterou profundamente a ética, introduzindo a ideia de que a bondade, uma vida virtuosa, só podia ser alcançada pela vontade de Deus, desvinculando a felicidade da racionalização do mundo.

A ética moderna.
Entre os séculos XVI e XVIII, as discussões éticas estiveram centralizadas no embate entre racionalismo e empirismo.
Os preceitos religiosos começaram a perder força, em uma tentativa da ética se sobrepor a moral, universalizando e discutindo princípios de convivência em sociedade.

A ética contemporânea.
Ao separar o conhecimento da religião, no século XVIII, o iluminismo inaugurou uma releitura da ética, estabelecendo críticas que voltaram a centralizar o foco na razão, apostando na autonomia humana e na crença otimista no progresso.

A crise da ética.
O século XX, centralizado na sociedade de consumo e no individualismo, desvirtuou o caminho da preocupação com a coletividade no mundo Ocidental capitalista, inaugurando a crise da ética em sentido amplo.
A ética passou a ser um termo comum na boca de todos, mas esvaziada de sentido concreto, conceitualmente interpretada pelo senso comum de forma torta e equivocada.
Simultaneamente, a ética profissional passou a dominar o cenário globalizado,

Para saber mais:
ARISTÓTELES. A ética; textos selecionados. São Paulo: Edipro, 2003.
BENTHAM, Jeremy. Uma introdução aos princípios da moral e da legislação. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
DESCARTES, René. Discurso sobre o método. São Paulo: Hemus, 1972.
HUME, David. Ensaios morais, políticos e literários. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
MACIEL JR, A. Pré-socráticos: a invenção da razão. São Paulo: Odysseus, 2007.

OS PENSADORES DE MILETO

 A filosofia nasceu na Grécia – precisamente na cidade de Mileto.

Característica;
- Múltiplas influências culturais;
- Rico comercio.

Três primeiros pensadores da história ocidental (filósofos):
Tales, Anaximandro e Anaxímenes.

Tales de Mileto:
- Inicio aa indagação racional;
- Água – substancia primordial, origem única de todas as coisas;
- Agua – presente em todas as coisas.
- Concepção monista.

Anaximandro
- Ápeiron – massa geradora dos seres e do cosmo contendo em si todos os elementos opostos;
- Por diferenciação entre contrários e de evaporação surgiu o ceu, a terra e os animais.
- Cosmo dinâmico;
- Caos míticos.

Anaxímenes
- A origem de todas as coisas é indeterminada;
- Ar – princípio de todas as coisas;

MÉTODO DIALÓGICO: Sócrates e a arte de perguntar

Dialética era, na Grécia Antiga, a arte do diálogo, da contraposição e contradição de ideias que leva a outras ideias.

Características:
- Confronto de ideias e argumentos;
- Principal finalidade a desconstrução da opinião (falso saber) para a reconstrução (Maiêutica) de um novo saber.

Para Sócrates:
- A primeira virtude do sábio é a consciência de sua ignorância:
- Busca através do reconhecimento do próprio interlocutor que sua concepção inicial é um falso saber.
- Pretende libertar do orgulho e da pretensão de que tudo sabe para reconstruir um novo saber (Maiêutica);

Os elementos básicos do método dialético são:

- A tese: afirmação ou situação inicialmente dada.
- A antítese: oposição à tese
- A síntese: uma nova tese.

A dialética é a história do espírito, das contradições do pensamento que ela repassa ao ir da afirmação à negação.


Questões:
1.Esplique com suas palavras o método dialógico.
2. Faça um comentário sobre o uso do dialogo no dia-a-dia.

Fonte para pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dial%C3%A9t...
http://www.significados.com.br/dialetica/