A ética nasceu na Grécia - contexto
mítico e religioso
Regras de comportamento para permitir
o convívio entre indivíduos.Para Platão, todas as formas de governo poderiam ser resumidas em quatro, todas produtoras de homens não éticos:
1. Timocracia. O regime dos amantes da riqueza, onde o poder é
partilhado apenas entre os membros das oligarquias, palavra que em grego
significa “governo de poucos”, restringindo-se ao controle exercido pelas
famílias mais ricas e proeminentes que formam a nobreza.
O poder é transmitido
hereditariamente, sem possibilidade de alternância ou de compartilhamento.
2. Oligarquia. O regime decidido pela transação de fortunas, governado
pelos ricos, independente de sua origem familiar, sem nenhuma participação dos
pobres.
Onde o que é valorizado é a
capacidade econômica e não a virtude.
3. Democracia. O governo da Pólis
ao gosto de cada um, com representantes eleitos ou cidadãos participando
diretamente, estabelecendo acordos para pautar leis, as quais os indivíduos
devem se adaptar.
4. Tirania. O sistema em que um homem, o tirano, assume o poder sob
pretexto de beneficiar o coletivo, mas que na verdade representa seu desejo por
bajulações, demonstrando total ausência de virtude e pobreza de alma.
Antes de Aristóteles, herdeiro da
tradição socrática, Platão tratou a ética como componente indissociável da vida
política, da harmonia entre os habitantes da Pólis.
A ética medieval.
A Idade Média foi dominada pelo
catolicismo na Europa Ocidental, pautando uma ética vinculada com a religião e
dogmas cristãos, dominando o panorama conceitual entre o século XI e XIX;O catolicismo alterou profundamente a ética, introduzindo a ideia de que a bondade, uma vida virtuosa, só podia ser alcançada pela vontade de Deus, desvinculando a felicidade da racionalização do mundo.
A ética moderna.
Entre os séculos XVI e XVIII, as
discussões éticas estiveram centralizadas no embate entre racionalismo e
empirismo.Os preceitos religiosos começaram a perder força, em uma tentativa da ética se sobrepor a moral, universalizando e discutindo princípios de convivência em sociedade.
A ética contemporânea.
Ao separar o conhecimento da
religião, no século XVIII, o iluminismo inaugurou uma releitura da ética,
estabelecendo críticas que voltaram a centralizar o foco na razão, apostando na
autonomia humana e na crença otimista no progresso.
A crise da ética.
O século XX, centralizado na
sociedade de consumo e no individualismo, desvirtuou o caminho da preocupação
com a coletividade no mundo Ocidental capitalista, inaugurando a crise da ética
em sentido amplo.A ética passou a ser um termo comum na boca de todos, mas esvaziada de sentido concreto, conceitualmente interpretada pelo senso comum de forma torta e equivocada.
Simultaneamente, a ética profissional passou a dominar o cenário globalizado,
Para saber mais:
ARISTÓTELES. A ética; textos selecionados. São Paulo: Edipro, 2003.BENTHAM, Jeremy. Uma introdução aos princípios da moral e da legislação. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
DESCARTES, René. Discurso sobre o método. São Paulo: Hemus, 1972.
HUME, David. Ensaios morais, políticos e literários. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
MACIEL JR, A. Pré-socráticos: a invenção da razão. São Paulo: Odysseus, 2007.
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