domingo, 8 de novembro de 2015

AULA DE FILOSOFIA – DO MITO A CIÊNCIA

Visões de mundo através da história
Cosmogonia ou cosmogênese: exposição sobre a origem ou formação do universo.

O surgimento do cosmos:
- Caos (primeira divindade) – abismo, o vazio indeterminado e ilimitado;
- Gaia (a terra);
- Tártaro – mundo subterrâneo, de trevas profundas;
- Eros (amor).

Primeiras cosmogonias:
- Filosofos Pré-socráticos e a ruptura com as explicações míticas e antropomórficas do universo;
- Investigação do mundo físico – a natureza;
- Argumento baseados em observações do mundo natura ou no uso da razão.

Busca do arché:
Arché – origem, começo, o que está na frente (definição grega).
- Tales de Mileto: a água;
- Anaximandro: o ápeiron (indeterminado);
- Anaxímenes: o ar;
- Xenófanes: a terra;
- Heráclito: o fogo;
- Pitágoras; os números;
- Parmênides: o ser;
- Empédocles: os quatros elementos (terra, agua, ar e fogo).
- Demócrito: os átomos.


AULA DE FILOSOFIA – ARTE E EDUCAÇÃO

Especulações estética: associar o:
- Belo ao bom;
- Mal e feio;
- Ética e bela atitude.

Educação estética – Educação ética (Friedrich von Schiller).
- Forma de harmonizar e aperfeiçoar o mundo e de o indivíduo alcançar sua liberdade.
- O belo desperta o bom no indivíduo – menos pressão e insatisfação.
- EDUCAÇÃO – INDIVIDUO MELHOR

Arte e indústria cultural
- Arte ideal: servir à necessidade do espirito humano e não mercado do século.
- Industria cultural: interesse do capitalismo (Theodor Adorno) como qualquer outro produto do mercado.


Atividade:
1. Analise a relação entre arte e cultura de massas, tendo como referência o problema apontado por Schiller há cerca de dois séculos: “Hoje, porém a carência impera e curva em seu jugo tirânico a humanidade caída. O proveito é o grande ídolo do tempo; quer ser servido por todas as forças e cultuado por todos os talentos”.


AULA DE FILOSOFIA – RACIONALISMO RADICAL

Baruch Espinosa:
Racionalismo radical caracterizado pela crítica às superstições:
Religiosas:
Políticas e;
Filosóficas.
A fonte de toda superstição é a imaginação incapaz de compreender a ordem do universo.

A natureza racional de Deus:
- Deus não criou o mundo, nem está fora do muno - Deus é o próprio universo.
- DEUS = NATUREZA

Monismo espinosiano
Substancia – aquilo que não precisa de nada fora de si para existir.
                         (Totalidade das coisas).
                    - Concepção monista da realidade.

                     - Deus é infinito – a infinitude é um atributo, faz parte da sua essência.

Deus Imanente;
- Efeito da sua potência infinita – todas as coisas.
DEUS – Natureza Naturante: substancia e seus atributos como atividade eterna e infinita causadora do real.
DEUS – Natureza Naturada: totalidade dos efeitos ou modos da atividade da Natureza Naturada.

Atividade:
1. Para os racionalistas do século XVII, a essência do ser humano é a razão. Pascal e, mais tarde a psicologia do inconsciente questionaram essa afirmação, no entendimento de que a racionalidade não tem tanta hegemonia na alma ou mente humana.
Qual é a sua interpretação a respeito desse tema?
Como você vê a si mesmo e as pessoas que conhece?
Reúna-se com os colegas para debater esse tema.