segunda-feira, 2 de novembro de 2015

AULA DE FILOSOFIA: EXPRESSÃO CRIATIVA DA SENSIBILIDADE

Arte: a pratica de criar formas perceptíveis expressivas do sentimento humano.

Pratica de criar - a arte é produto do fazer humano – combinação de habilidade e imaginação.

Formas perceptíveis – a arte caracteriza-se em formas capazes de ser percebidas por nossa mente.
- Formas estáticas;
- Formas dinâmicas.

Expressão do sentimento humano – a arte é sempre a expressão dos sentimentos humanos.
- Emoção (diante do que amamos);
- Revolta (Problemas da sociedade).

Fenômeno social – vinculação à terminada sociedade.
- O artista é ser social;
- A obra de arte é percebida socialmente pelo público;

Fenômeno universal – encontro do ser humano com a eternidade.
- a obra de arte tende a permanecer viva através dos tempos;
- a estabilidade de algo imortal feito por mãos mortais (Hannah Arendt).

Exercícios:
1. Comente esta afirmação de Lukács: “O artista vive em sociedade e – queira ou não – existe uma influência recíproca entre ele e a sociedade”.

2. Se a arte mantém uma relação dinâmica com a sociedade, modificando-se no tempo, o que faz com que ela seja mero produto de condicionamentos históricos ou ideológicos? O que distingue a realização artística das outras realizações humanas?









AULA DE FILOSOFIA: GRANDE RACIONALISMO

O conhecimento parte da razão:
René Descartes – Dúvida metódica.
- Penso logo existe (base da sua filosofia) – ser humano pensante.
- Para conhecer a verdade é preciso colocar todos os nossos conhecimentos em dúvida.
- Questionar e analisar.

Dualismo – duas substancias distintas e separadas:
- Substancia pensante (res cogitans) – esfera do eu ou da consciência;
- Substancia extensa (res extensa) – mundo corpóreo, material.

Ser humano, duas substâncias – pensante e extensa.
Natureza, uma substancia – extensa.

Idealismo – o ser pensamento;
Consciência, algo mais certo do que qualquer corpo;
Matéria, algo apenas conhecível por dedução da mente.

Racionalismo:
Desconfiança nas percepções sensoriais pois elas induz aos erros do conhecimento humano.

Exercícios:
1. Destacar as quatros regras básicas formuladas por Descartes capazes de conduzir o espírito na busca da verdade.







AULA DE FILOSOFIA: METAFISICA – PROBLEMAS DA REALIDADE

Metafísica:
Ciência do ser enquanto ser.
Estudo que busca a realidade fundamental das coisas, sua essência.

O que é o ser:
Qualquer coisa que é – qualquer coisa que existe (ente).
Cada ente tem algo que lhe é inerente, intrínseco e essencial.

Problemas da realidade:
Como as pessoas veem a realidade?
- Sua origem; Propósito; Finalidade;
- Constituição das coisas, relação, ordem ou hierarquia.

Conceitos da metafísica:
Substância – o que está ou permanece sob (por baixo), suporte, sustentáculo.
Realidade necessária e constante desse ser.

Devir ou vir a ser:
Processo de transformação dos seres e das coisas, conjunto de mudanças que se manifestam à medida que o tempo evolui.

Causa e causalidade (por que?):
Todo fenômeno tem uma causa.
O que dá origem ou induz a algo, o que determina.

Fim e finalismo (para que?):
Objetivo para o qual apontam os seres, os acontecimentos ou as ações (fim).
Causa final (finalismo)