sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

EDUCAÇÃO E AS POPULAÇÕES TRADICIONAIS

Terra Indígena Juari - Rondônia

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”. Paulo Freire, educador brasileiro muito nos ensinou e nos ensina com suas reflexões sobre a educação e seus efeitos na sociedade atual.
Que todos precisam se educar para viver melhor em sociedade, todos sabem. No entanto, o que muitos ainda não sabem é que através da educação se vive com qualidade e se pode transformar o ambiente ao seu redor, com grandes possibilidades de melhorar também o meio ambiente das outras pessoas.
O fato é que em pleno século 21, o século das transformações e da revolução tecnológica, ainda existem lugares aonde a educação formal não chegou por quem constitucionalmente tem o dever de assim o fazer, o Estado. As populações tradicionais: indígenas, ribeirinhas e seringueiros, são exemplos claros do descaso.
Os indígenas são os mais esquecidos nesse envolto de indignações. Lutam por escola e educação de qualidade. Como isso é possível? Não são eles as pessoas que moravam nessas terras quando os europeus por aqui aportaram? Os ribeirinhos e os seringueiros também já moravam em seus lugares quando os capitalistas lhes tomaram as terras e conseqüentemente sua cultura.
A sociedade do século 21 parece um tanto quanto individual. O capitalismo alcançou sua plenitude e a nós que ainda temos uma pequena força nas palavras por sermos educadores, cabe o dever de falar, mobilizar e formar opinião. Do contrario, só teremos desespero e seres humanos calados em seus mundos, forçados a seguir a cartilha dos comandantes do poder que impera em uma escala desmedida e de forma global. Mais uma vez vale apenas lembrar-se da filosofia freiriana de que “não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”.

Prof. Ms. Osmair Santos
e-mail: smairsantos@gmail.com