terça-feira, 16 de março de 2021

O ensino híbrido

ensino híbrido, ou blended learning, é uma das maiores tendências da Educação do século 21. Caracteriza-se pela promoção da mistura entre o ensino presencial e propostas de ensino online, ou seja, integrando a Educação à tecnologia, que já permeia tantos aspectos no dia-a-dia da vida do estudante.

https://acebqualifica.org.br/ensino-hibrido-ganha-espaco-na-educacao-basica/

No entanto, não basta colocar computadores na escola e deixar os estudantes ali sem qualquer orientação. O ensino híbrido é uma mistura metodológica que impacta a ação do professor em situações de ensino e a ação dos estudantes em situações de aprendizagem.

Para isso, a adoção do ensino híbrido em um nível mais profundo exige que sejam repensadas a organização da sala de aula, a elaboração do plano pedagógico e a gestão do tempo na escola. Dessa forma, o papel desempenhado pelo professor e pelos alunos sofre alterações em relação à proposta de ensino tradicional e as configurações das aulas favorecem momentos de interação, colaboração e envolvimento com as tecnologias digitais.


Neste contexto, e por ser essa, uma ação inovadora e desafiadora para as instituições de ensino, as dúvidas são frequentes nas conversas com especialistas educacionais e principalmente com os pais de alunos. Essa deve ser uma prática que vai combinar os diferentes espaços (escola-casa), fazendo uso da tecnologia para coletar dados e proporcionar o ensino personalizado para o estudante a partir das suas necessidades, potencialidades e interesse.


As vantagens são inúmeras e aquelas que a gente já conhece: o ritmo de aprendizagem é individualizado, o próprio estudante está no centro do seu estudo e, claro, o desenvolvimento da autonomia. É indispensável que em um regime como este o aluno tenha independência e, deste modo, também aprenda a aprender.


A ideia é o aluno ter contato prévio com o tema das aulas antes de, necessariamente, se debruçar sobre o assunto. Diante disso, faz parte do ensino entender no que cada ambiente pode contribuir e empregá-los a favor da aprendizagem. Então, se um aluno ou a classe está com dificuldade em alguma disciplina, é possível oferecer materiais de apoio enquanto eles estão em casa e aplicar atividades presencialmente na escola para acompanhar, auxiliar, e se preciso, corrigir.


Na preparação das aulas e materiais mudam-se os formatos, agora, temos vídeos, jogos, apresentações em multimídia, mas a lógica por trás do planejamento segue a mesma. Tais como: objetivos de aprendizagem definidos; diagnóstico do ponto de partida do aluno; conhecimento sobre a turma; coleta de dados e intervenções. 


Textos de apoio: 

https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=rm&ogbl#inbox/FMfcgxwLswJRLRGCrZtMVtGbWhxrmsNx;

https://novaescola.org.br/conteudo/104/ensino-hibrido-entenda-o-conceito-e-entenda-na-pratica