segunda-feira, 16 de novembro de 2020

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

O tema educação ambiental nas escolas, no primeiro momento parece ser um assunto recorrente ou mesmo algo desnecessário neste século XXI. O ideal era que a sociedade em geral, e não somente os professores e alunos, tivessem a concepção, bem como o senso critico necessário para entender os conceitos relacionados a sustentabilidade, preservação e conservação do lugar onde vivem e que essas praticas se estendessem por todo o planeta.
De certo que na escola, a educação ambiental ganha importância não só pelo  fato de formar o intelecto das pessoas, mas também pela capacidade de que neste lugar se prepara cidadãos deveras conscientes do seu papel no mundo. Aqui também se adquire os conhecimentos necessários para a atuação sobre as diversas realidades impostas na atualidade través de praticas sustentáveis que possam reduzir possíveis danos ambientais.
Vale destacar que no ambiente escolar o tema não pode ser dissociado das demais disciplinas obrigatórias do currículo, uma vez que é um tema transversal e por isso deve ser trabalhado em todas elas.  Assim, a educação ambiental deve ser desenvolvida coimo uma pratica educativa integrada, continua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.