quinta-feira, 31 de março de 2022

Mapinguari – será apenas uma lenda da Amazônia?

Muitos escritos que já li falam da lenda do Maquinguari, um gigante peludo com um olho na testa e a boca no umbigo que vive na floresta amazônica. Segundo esta Lenda, alguns índios ou caboclos da região ao atingirem uma idade mais avançada evoluiriam e transformariam-se em Mapinguari e passariam a habitar o interior das florestas passando a viver apenas no seu interior e sozinhos.


Há também quem diga que seus pés têm o formato de uma mão de pilão. Seu coberto de pelos, porém usa uma armadura feita do casco da tartaruga, para outros, a sua pele é igual ao couro de jacaré. Emite gritos semelhantes ao grito dado pelos caçadores. Se alguém responder, ele logo vai ao encontro do desavisado, que acaba perdendo a vida.


Acontece que para o caboclo amazônico, o que dizem ser apenas uma lenda, de fato é algo verdadeiro e afirmam que muitos já viram o Mapinguari no interior da floresta ou já ouviram os seus gritos e barulhos.

Gosto muito de ouvir os feitos das pessoas mais idosas, suas experiências de vida. Contou-me certa vez um senhor, pescador e caçador ribeirinho, matreiro acostumado a andar na floresta, que um determinado dia saiu para caçar na companhia de um amigo.  Chegaram até uma colação antiga de seringueiros, chamada primavera na região do baixo rio Madeira, no Estado de Rondônia. Dia chuvoso, mata escura, pouco se ouvia os pássaros cantar.

Na floresta os amigos separaram-se, cada um foi para um lado. Combinaram de encontrar em outro lugar depois da caça e voltar para casa. Isso é algo comum entre os caçadores da Amazônia.

Miro, nome fictício do senhor que contou esse ocorrido, disse que depois de aproximadamente uma hora que havia separado do amigo e ter saído por uma vereda já conhecida por ele, ouviu um barulho parecido com o de arvores caindo, e que vinha na sua direção. Conforme o barulho se aproximava e aumentava, ele foi ficando paralisado e não conseguia mais se mexer do lugar que estava.

Começou a rezar e apegar-se com todos os santos que veio na sua memoria naquele momento. De repente surgiu na sua frente um ser que ele não sabia explicar a forma, pois era algo tão diferente do que ele jamais teria visto ou imaginado.

Segundo ele, tinha aproximadamente três metros de altura, bem peludo, os braços chegavam próximo aos pés, mãos bem grandes, pés arredondados, orelhas enormes e olhos bem grande que fixaram o olhar no dele.

O medo foi tanto que Miro desmaiou e não viu ou sentiu mais nada, a não ser o chamado do seu amigo no outro dia. Como não chegou ao local combinado para voltarem juntos, seu amigo, conhecedor da floresta e das coisas que já viu e ouviu falar sobre o assunto, previu que algo teria acontecido e deixou passar a noite. No outro dia, bem cedo, assustado por Miro não ter voltado, saiu para procurá-lo.

Seguiu na direção que Miro havia saída no dia anterior e viu o amigo caído, ainda desmaiado... Chamou-o varias vezes, derramou agua na sua cabeça, até que Pedro acordou muito assustado, com uma forte dor de cabeça e as pernas tremendo que mal podia caminhar.

Ao contar o ocorrido, no dia anterior os dois cuidaram de sair da floresta e voltar pra casa temendo que o ser visto por Miro voltasse novamente. Eles acreditam que o animal visto por Pedro era um Mapinguari e que esse ser, de fato existe.

 


O que é currículo escolar

Entre as inúmeras definições sobre o que é currículo escolar, particularmente sou ligeiramente inclinado ao congratular-me ao que argumenta Saviani (2010), que diz: currículo consiste em organizar o conteúdo e desenvolvê-lo didaticamente.

 Podemos dizer então que o documento objetiva a construção do conhecimento de acordo com os saberes históricos e os conhecimentos relacionados à vivência do discente em parâmetro com a realidade regional. Vale ressaltar que o currículo escolar não é um documento estático no tempo, e dessa forma está sempre em construção adaptando-se as mudanças da humanidade.

Nisso desponta a sua grande importância no ambiente escolar por ser um dos documentos que orienta o trabalho do educador. É relevante que o mesmo esteja em concordância com o Projeto Político Pedagógico e outros documentos importantes na área educacional. Pode se dizer que é a bússola que direciona o processo educacional