Prof. Ms. Osmair Oliveira dos Santos¹
e-mail: osmairsantos@gmail.com
1.
Introdução
Os processos educativos construídos em
todas as etapas do aprendizado, quer seja formal ou informal, abrem horizontes,
tornam as pessoas críticas sobre o ambiente de forma geral e ao mesmo tempo possibilitam
ações para permitir a inclusão social. A inclusão social é possível de várias
formas e uma delas é disponibilizar conhecimento para todos independentes de classe
social ou faixa etária.
Fazer com que crianças e adolescentes
entendam a importância da sua responsabilidade na manutenção e preservação do
meio ambiente é um desafio no contexto atual da sociedade consumista e
degradadora. Dessa forma, as ações de Educação Ambiental procuram realizar esse
processo, com atividades que tornem o conhecimento mais acessível, utilizando
uma linguagem adequada para as diferentes situações.
Neste sentido, é pertinente dotar as
pessoas formadoras de opinião dos conhecimentos necessários sobre como
trabalhar a temática ambiental na educação formal de forma planejada e
articulada com as demais ações desenvolvidas no âmbito da escola. Dentre estas
pessoas, o professor tem um papel preponderante, por atuar diretamente com o
público juvenil que uma vez assimilando os conhecimentos e percebendo a
necessidade de cuidar do seu ambiente, serão os protagonistas do amanhã.
A
oficina Metodologias de Projetos de Educação Ambiental, a partir dessa nova
realidade, será desenvolvida junto à Comunidade docente, tendo em vista a
necessidade de desenvolver esta ação em todas as escolas da rede municipal de
ensino de Porto Velho, com vistas à criação de espaço para criar e desenvolver atividades
que venham de encontro com a realidade socioambiental do local onde a escola
está inserida.
1.
Justificativa
O Desenvolvimento Sustentável necessita ser
compreendido e incorporado ao mundo que cada pessoa constrói, em seu domínio de
condutas, com as demais pessoas com quem convive. Isto leva a uma necessidade
de qualificação das pessoas e isto nada mais é do que um processo educacional.
A Educação Ambiental surge, então, como um esforço pedagógico de articular
conhecimentos, metodologias e práticas ditadas pelo paradigma da
sustentabilidade.
A Educação Ambiental pode ser vista como a estratégia
inicial do Desenvolvimento Sustentável através da qual as pessoas não só se
qualificam, mas se sensibilizam para reencontrar suas pertinências e afinidades
com a natureza e o Universo, ponto de partida substantivo do paradigma da
sustentabilidade. (SILVA).
A escola precisa contextualizar na sua proposta
pedagógica e no seu conjunto de ações as praticas de educação ambiental, tendo
em vista as novas demandas sociais e a necessidade de uma educação que promova
a sustentabilidade das suas próprias práticas pedagógicas. O professor, agente
de transformação social não pode alienar-se do cotidiano dos alunos e do
ambiente onde vivem.
Nesse sentido, há uma necessidade pertinente de
envolvê-los estimulá-los a buscar novos
conhecimentos para o desenvolvimento das novas práticas pedagógicas voltadas as
questões ambientais e com vistas a sustentabilidade das ações demandadas pela
escola e de forma geral, no planeta.
2.
Resultados esperados
O principal resultado esperado é o empoderamento dos
professores através do conhecimento, proporcionado pelo desenvolvimento de estratégias
pedagógicas o desenvolvimento de atividades de educação ambiental na escola. Espera-se
também:
a) Aumentar a efetividade e eficiência da gestão
das políticas públicas de desenvolvimento sustentável, neste caso das políticas
educacionais de educação ambiental;
a) Desenvolver estratégia cognitiva na sala de aula de sensibilização
e o resgate da ligação do homem com a natureza, produzindo mudança de valores,
percepções e sentimentos que deverá possibilitar a transformação dos hábitos da
comunidade escolar.
b) Produzir, dentro do processo de gestão da escola a
inserção de ações continuadas de educação ambiental estimulando a participação
qualificada da comunidade escolar.
|
3.
Objetivo Geral:
A
Oficina Metodologias de Projetos de Educação Ambiental tem a proposta de trazer
para a realidade dos docentes a observação de fenômenos que ocorrem na escola e
permitir que se sintam fazendo parte deles, com capacidade de análise crítica e
ação sobre os mesmos.
4.
Metodologia:
Os
docentes realizarão no período de 2 horas várias atividades práticas e de forma
transdisciplinares com a temática educação ambiental, quais sejam:
4.1
Muro das
lamentações
(O Muro das Lamentações é um painel criado pelos participantes da oficina. Cada
um dos participantes escreve ou desenham em pedaços de cartolina o que não
funciona corretamente no seu espaço escolar e o que precisa melhorar. As discussões
podem ser socializadas no ambiente).
4.2
Arvore dos
Sonhos
(Para realizar essa atividade os educadores, podem escrever ou desenhar seus
sonhos de futuro e colar no painel.
4.3
Painel do realizável
(Agenda 21) Ao
final das duas atividades é montado painel do realizável ou agenda 21 que são
as ações que podem ser realmente realizável no ambiente escolar. Essa é uma atividade
que serve de diagnóstico da percepção que os professores têm do meio e da
situação do seu ambiente escolar.
4.4
Projeto O painel
realizável poderá levar a várias discussões que darão suporte para a realização
dos projetos. Mediante votação pela maioria dos participantes do melhor tema
realizável, se passará a montagem de um projeto.
4.4.1
Desdobramento 1 (dividir os
professores em grupos de 5 ou 10 pessoas escolher os temas conforme os
resultados que foram apresentados no painel, solicitar que façam uma breve
discussão do assunto e idealizar um projeto para ser desenvolvido na escola. Cada
equipe deverá, após discussão sobre o assunto, escrever um dos item do projeto:
justificativa, objetivos, metas, metodologia, cronograma de execução e
avaliação O grupo deverá escolher um relator(es) para apresentar o
projeto aos demais participantes da oficina. Ao final tem-se o projeto montado.
4.4.2
Desdobramento 2 Paralelo à
atividade anterior cada equipe desenhará uma parte do corpo humano – cabeça,
olhos, orelha, boca, braço, mão, perna direta, perna esquerda, pé, tronco).
Após montar o esqueleto observar que o objetivo dessa atividade é mostrar que
um projeto tem que ser planejado com todos os envolvidos no ambiente escolar.
5.
Bibliografia
ODUM,
Eugene P.- Ecologia - Ed. Guanabara, 1988- RJ
CASSINO,
Fabio; JACOBI, Pedro; OLIVEIRA, José Flávio - Educação, Meio Ambiente e Cidadania
- Reflexões e Experiências - Secretaria de Meio Ambiente /SP - 1998.
FIX,
Mariana. Parceiros da Exclusão: duas histórias da construção de uma “nova
cidade” em São Paulo: Faria Lima e Água Espraiada – São Paulo; Bom tempo, 2001.
INSTITUTO
ECOAR PARA CIDADANIA, Desafio das Águas- Agenda 21 do Pedaço. Fórum de Educação
Ambiental /Encontro da Rede Brasileira de Educação Ambiental - 1997-RJ.
Educação
e Desenvolvimento Sustentável - Brasília: SESI-DN-1997
MARGALEF,
Ramón – Ecologia – Ed. Omega – Barcelona – Espanha – 1989.
LABOURIAU,
Maria Léa Salgado – História Ecológica da Terra – Ed. Edgard Blüchar – 1994.
ERICKSON,
Jon – Nosso Planeta está morrendo – Ed. Makron Books – 1992 – SP. COIMBRA, José
de Avila Aguiar – O outro lado do meio ambiente – CETESB – 1985 –SP.
LOVELOCK,
James – As Eras de Gaia – Ed. Campus – 1991 – RJ.
SILVA,
Jorge Xavier; SOUZA, Marcelo J.L. - Análise Ambiental - Ed. Universidade Federal
do Rio de Janeiro - 1988 - RJ
ANEXOS
Materiais necessários para a oficina:
Papel
A4
Caneta
esferográfica
Lápis
preto
Borracha
Régua
30cm
Papel
craft
Pincel
atômico (cores)
Pincel
para quadro branco
Computador
Data
Show
MURO
DAS LAMENTAÇÕES
(escrever
tudo o que você pensa que está errado na escola, o que não funciona bem)
Exemplo:
violência, drogas, lixo na rua, esgoto a céu aberto e moradias.
|
ÁRVORE DOS SONHOS
(escrever seus sonhos de uma escola
melhor, o poderia fazer para melhorar)
Exemplo: melhoria na limpeza pública e
nas moradias, mobilização social, assistência à saúde e policiamento.
|
PAINEL
DO REALIZÁVEL
(escrever
o que é possível fazer para melhorar)
Exemplo:
mobilização social e informação sobre os problemas do lixo
|
PROJETO
(dentre
todas as sugestões escolher um tema possível de ser realizado na escola e
fazer um projeto).
Exemplo:
cada grupo faz uma parte do projeto – um item.
|
DESENHAR
E RECORTAR O ESQUELETO (PARTES DE UM CORPO HUMANO
(demonstrar
a necessidade do planejamento, articulação, discussão e envolvimento de todos
na execução de um projeto)
|
GRUPO
1: CABEÇA COM CABELO
GRUPO
2: ORELHAS (DIREITA E ESQUERDA), OLHOS DIREITO E ESQUERDO.
GRUPO
3: BOCA E NARIZ
GRUPO
4: TRONCO HUMANO COM PESCOÇO
GRUPO
5: BRAÇOS ESQUERDO COM MÃO
GRUPO
6: BRAÇO DIREITO COM MÃO
GRUPO
7: PERNAESQUERDA COM PÉ
GRUPO
8: PERNA DIREITA COM PÉ