sábado, 11 de abril de 2015

EDUCAÇÃO E A REALIDADE SOCIAL

Como principio subjetivo a educação é assegurada a todos os brasileiros. Não importa a distancia ou o lugar é um direito alienável que todo gestor deveria saber, e como tal promovê-la da melhor forma e com a devida qualidade que toda a sociedade merece. Nos dar um ar de alerta quando ouvimos alguma autoridade falando sobre o assunto e de certa forma dizendo que vai trabalhar para melhorar o sistema, tanto no que se refere ao espaço físico, qualidade pedagógica e desempenho docente.
O fato é que a Sistema educacional brasileiro chegou no fundo do poço e não vislumbra melhoramento a curto e a médio praxo. A realidade do ambiente escolar estar carregado de preocupações e de profissionais desestimulados a continuar sendo tratados como meros elementos que só ganham espaço diante das manobras politicas encabeçadas por políticos espertos que só querem se promover diante de um segmento tem eleitos inúmeros deles na expectativa de dias melhores e nada acontece depois.
Chega a ser vergonhoso ser professor hoje no Brasil. É a comprovação de que a Educação perdeu o sentido. De que adiante estudar e ser professor se não há valorização profissional. Uma análise simples no mundo trabalhista se verificará que o professor já não consegue sustentar a si próprio com o salario que ganha. Basta verificar as páginas dos concurso de nivel médio feito pelos proprios órgão públicos brasilitos. Ao indagar alunos nas escolas sobre profissões, ninguém mais objetiva trilhar o caminho da docência. Uma pena, mais essa é realidade que impera nas nossas escolas.
Tudo isso acaba refletindo no aluno, que sentindo essa fraqueza no mestre também não lhe dá a devida valorização. Parece que estudar perdeu o sentido. Na sala de aula não se tem o minimo de respeito aos professores por parte dos alunos. Consequentemente o nível de conhecimento é muito baixo. Não é nenhuma demagogia dizer que alunos do ensino médio, não sabem ler, muitos menos interpretar. Imagina então dissertar, emitir opinião critica.
O que fazer quando se é ameaçado por um alunos, por insistir em socializar o conhecimento ou simplesmente pedir para o mesmo estudar. Bom exemplos, atualmente não temos são escândalos e corrupção. Como então pedir para um alunos estudar se a sociedade, digo, as autoridades mostram que para se dar bem na vida basta somente agir com trapaças, roubos e espertezas. Para isso, realmente não precisa estudar.