sábado, 8 de agosto de 2015

AULA DE FILOSOFIA: TRANSITORIEDADE DAS TEORIAS CIENTIFICAS

Teoria cientifica: explica as regularidades entre os fenômenos
– compreensão ampla: explicar e prever.

Conhecimentos científicos de uma época não são inquestionavelmente certos, coerentes e infalíveis para todo o sempre.

Consenso entre os defensores da ciência;
-as teorias cientificas cumpre sua função de fornecer explicações dignas de confiança, bem fundada e sistemática para numerosos fenômenos.

Filosofia da ciência (epistemologia):
-estudo do método de investigação cientifica;
-classificação da ciência;
-natureza das teorias cientificas e sua capacidade de explicar a realidade;
-papel da ciência e sua utilização na sociedade.

Atividades práticas:
1.      Como você analisa o fato de que muitas teorias cientificas que reinaram absolutas foram mais tarde refutadas e substituídas por outras.

2.      Caracterize o que se entende hoje por ciência.






AULA DE FILOSOFIA – SOCRATES: A DIALÉTICA

Saber filosófico em praça pública – conversando com os jovens.

Demonstração de que era preciso:
-unir a vida concreta ao pensamento;
-unir o saber ao fazer;
-unir a consciência intelectual à consciência prática ou moral.

Concentração na problemática do ser humano.
-oposição ao relativismo quanto a moralidade
-uso da retórica para atingir interesses particulares.

Principal debate com os sofistas:
-fundamento ultimo para as interrogações humanas;
-essência do ser humano – alma – razão – eu consciente.

Ponto básico da filosofia socrática – o autoconhecimento.

Dialogo critico (dialética):
-refutação ou ironia;
-maiêutica.

Atividades;

  1. Faça uma análise crítica comparativa entre a filosofia de Sócrates e os sofistas.
  2. Pesquisa sobre a dialética socrática: refutação ou ironia e maiêutica.



AULA DE FILOSOFIA: CONSCIÊNCIA E FILOSOFIA

Ato de filosofar:
-Estranhamento, a dúvida e o questionamento por meio do diálogo.
-Fundado na consciência racional.

Consciência racional: senso crítico ou consciência crítica.

Senso comum:
-Crenças admitidas por determinado grupo social;
-Verdades absolutas.
-Sabedoria popular.
-Aglutinação acrítica de juízos.

O que caracteriza o senso comum: a falta de fundamentação;






Conhecimento e sabedoria:
-Lato sensu – percepção ou consciência que se tem de algo.
-Stricto sensu – consciência do que algo realmente é (verdade).

Atividades:
a)      Explique o que é senso comum.
b)      Estabeleça as diferenças entre conhecimento e sabedoria.