O
Sistema de Informações Educacional é um sistema informatizado,
que utiliza a rede mundial de computadores, disponibilizando
informações em tempo real. Dessa forma se constitui como recurso de
gestão pedagógica. Atualmente esse sistema está implantado em muitas escolas publicas localizadas na área urbana, expandindo-se gradativamente
também às da área rural.
Os
desafios para a melhoria da qualidade da educação pública exigem o
uso das tecnologias aplicadas a esse contexto. Nessa direção,
surgem novos paradigmas que são acionados e incorporados pelos
diversos atores envolvidos no processo educacional, visando
contribuir para uma educação de qualidade, condição básica para
o integral exercício da cidadania e o pleno desenvolvimento do
aluno.
Nessa
perspectiva, a melhoria da qualidade da educação passa a ser
prioridade garantindo o acesso, a permanência e o sucesso do aluno.
É nesse contexto, que se faz necessário o emprego de ferramentas de
gestão que proporcione o acampamento do desempenho das ações,
possibilitando aos gestores a realização de intervenções em tempo
hábil.
Frente a todos esses contextos verifica-se a necessidade de realizar mais pesquisas sobre essas ferramentas tecnológicas no campo pedagógico junto as escolas, sobre
seus aspectos positivos e as dificuldades encontradas pelos gestores
escolares para a utilização e possibilitar a sua total
operacionalização a partir das sugestões dos usuários, neste caso, professores, alunos, pais e técnicos educacionais.
Nesta
perspectiva, acredita-se que a implementação
de ações pedagógicas que proporcione a otimização da gestão
escolar, melhor interação entre as entidades mantenedoras com as unidades educacionais e a comunidade, disponibilizando
informações em tempo hábeis e confiáveis para o acompanhamento
dos indicadores estabelecidos, a educação terá um salto significativo no que se refere a qualidade.