sexta-feira, 26 de outubro de 2018

MEDIÇÃO DE VAZÃO UTILIZANDO O MÉTODO DO FLUTUADOR EM AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Introdução
Muito se discute sobre a importância da água como forma de manutenção da vida no planeta. As discussões permeiam os mais variados temas, entre eles a necessidade de conscientizar as pessoas da sua quantidade limitada. Embora sendo um recurso limitado é possível utilizá-la de forma consciente através do planejamento do uso e da gestão da sua disponibilidade. Para Figueiredo e Silva (2009), a aula de campo é essencial, pois através dela é possível identificar o aprendizado do que é estudado na sala de aula e as diversas interações do homem com o meio.

Metodologia
O trabalho constituiu-se de atividades de campo desenvolvida com acadêmicos do curso de geografia da Universidade Federal de Rondônia nas aulas de hidrologia e Recursos Hídricos. O método utilizado foi o do flutuador, por ser de baixo custo e de fácil aplicação. A área de estudo foi o Igarapé Santa Barbara, na área urbana da cidade de Porto Velho/RO seguindo etapas que vão da escolha de um trecho limpo, de fácil acesso e sem curvas ao cálculo da vazão do igarapé com evidências aos diferentes usos possíveis da água na seção pesquisada.

Discussão
A principal intenção do trabalho de campo foi vivenciar as discussões teóricas se transformando em prática. O livro didático e as teorias defendidas em sala de aula devem ser coadjuvantes na aprendizagem. No século das inovações tecnológicas não se pode de forma alguma se apegar apenas as leituras e debates do cotidiano acadêmico. É importante que o educando vivencie práticas contextualizadas do que foi ensinado na teoria para ter uma noção geográfica do mundo e suas interações.. Considerações Finais A aula de campo, no que refere ao calculo de vazão serviu para: elevar a autoestima e confiança dos alunos; mostrar que não existe um método universal; desenvolver a interdisciplinaridade e o protagonismo das ações.

Referências 

FIGUEIREDO, Vânia Santos e Silva, GEANE Sueli Castro. A importância da aula de campo na prática em geografia. ENPEG: Porto Alegre, 2009.
CASSOL, Ana Delise Claich. A geografia saindo da sala de aula para o mundo. ENPEG. Porto Alegre, 2009.
BRIDGE, J. Rivers and Floodplains. Ed. Blackwell Science. 2003. 380p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário