Introdução
Muito se discute sobre a importância da água como
forma de manutenção da vida no planeta. As
discussões permeiam os mais variados temas, entre
eles a necessidade de conscientizar as pessoas da
sua quantidade limitada. Embora sendo um recurso
limitado é possível utilizá-la de forma consciente
através do planejamento do uso e da gestão da sua
disponibilidade. Para Figueiredo e Silva (2009), a
aula de campo é essencial, pois através dela é
possível identificar o aprendizado do que é estudado
na sala de aula e as diversas interações do homem
com o meio.
Metodologia
O trabalho constituiu-se de atividades de campo
desenvolvida com acadêmicos do curso de geografia
da Universidade Federal de Rondônia nas aulas de
hidrologia e Recursos Hídricos. O método utilizado foi
o do flutuador, por ser de baixo custo e de fácil
aplicação. A área de estudo foi o Igarapé Santa
Barbara, na área urbana da cidade de Porto
Velho/RO seguindo etapas que vão da escolha de
um trecho limpo, de fácil acesso e sem curvas ao
cálculo da vazão do igarapé com evidências aos
diferentes usos possíveis da água na seção
pesquisada.
Discussão
A principal intenção do trabalho de campo foi vivenciar
as discussões teóricas se transformando em prática. O
livro didático e as teorias defendidas em sala de aula
devem ser coadjuvantes na aprendizagem. No século
das inovações tecnológicas não se pode de forma
alguma se apegar apenas as leituras e debates do
cotidiano acadêmico. É importante que o educando
vivencie práticas contextualizadas do que foi ensinado
na teoria para ter uma noção geográfica do mundo e
suas interações..
Considerações Finais
A aula de campo, no que refere ao calculo de vazão
serviu para: elevar a autoestima e confiança dos alunos;
mostrar que não existe um método universal;
desenvolver a interdisciplinaridade e o protagonismo
das ações.
Referências
FIGUEIREDO, Vânia Santos e Silva, GEANE Sueli
Castro. A importância da aula de campo na prática em
geografia. ENPEG: Porto Alegre, 2009.
CASSOL, Ana Delise Claich. A geografia saindo da sala
de aula para o mundo. ENPEG. Porto Alegre, 2009.
BRIDGE, J. Rivers and Floodplains. Ed. Blackwell
Science. 2003. 380p.
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