sexta-feira, 15 de julho de 2016

O RIBEIRINHO E SUAS TRADIÇÕES


A sustentabilidade econômica cultural e ambiental em comunidades ribeirinhas tradicionais adquire um caráter de extrema importância para o entendimento dessa questão que se manifesta no cotidiano das pessoas com reflexos na sua qualidade de vida. Nesse contexto é importante conhecer o processo histórico de colonização, identificar o tipo de produção existente nessas comunidades e o que as instituições governamentais demandam em relação à políticas públicas de incentivo a produção nessa região.
A maneira como os ribeirinhos representam as suas relações econômicas a partir do modo de produção nas suas mais diversas formas, os aspectos sociais e a sustentabilidade ambiental também merecem uma ampla discussão por se tratar de um processo passado de geração para geração ao longo dos anos.

Da mesma forma os processos históricos de colonização e as complexas inter-relações entre economia e sustentabilidade cultural e ambiental, bem como o conjunto indissociável de objetos e ações que constituem o espaço e os sujeitos envolvidos são imprescindíveis quando se busca entender o modo de vida desse povo que resiste incansáveis nas suas comunidades de origens.