quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO: PROBLEMA DE QUEM?

O termo Eoducação é muito amplo e engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno social que quando bem realizado transforma toda uma sociedade. Na medida em que transforma o ser humano, a educação vai além da boa convivência, pois desperta o sentimento de cooperação entre os povos e a consequente promoção da paz e preservação do meio onde vive.
Neste a este processo está o professor que atua como facilitador do conhecimento. Este quando não bem preparado perde espaço a cada dia para o mundo tecnológico. No mundo tecnológico, diferente da sala de aula formal o aluno cria e recria suas ações com criatividade e determinação. O professor ficou ultrapasso ou já não atende as espectativas dos alunos.
O fato é que esta profissão já não é mais vista com entusiasmo pela juventude atual, apesar das campanhas milionárias pratocinadas pelo governo federal. Salários baixo e assédio moral são os maiores fatores de desestimulo dessa classe profissional.
Resta ao professor a mobilização no sentido de convencer os governantes da necessidade da valorização profissional. Os governantes, por sua vez, não estão nem um pouco preocupados em pagar bem professores, poi sabem que se o professor trabalhar com entusiasmo e dedicação irá transformar a sociedade. Transformando a sociedade os governantes perdem poderes, e isso não é bom para quem se tornou um profissional da politica por falta de conhecimento da população que o colocou no poder.
Então, se o sistema de ensino vai de mal a pior, será que a culpa é do professor ou daqueles que estão no poder e administram o setor educacional? E a sociedade, por que não faz nada? Está bom, assim...