quinta-feira, 29 de julho de 2021

Educação Ambiental no mundo Pós-Moderno

 No chamado mundo pós-moderno, diante das mudanças significativas pelas quais passamos em todos os sentidos, as incertezas de um futuro promissor em decorrência de tantas transformações e problemáticas naturais, sociais e econômicas, o meio ambiente exige cada vez mais da humanidade uma mudança de postura significativa e com resultados positivos.

                                   Reserva Extrativista do Lago do Cuniã - Rondônia.

Da mesma forma, sabe-se que os resultados positivos sobre as formas de convivência com o meio ambiente é responsabilidade de cada individuo e que neste deve prepondera sempre o senso de responsabilidade não apenas em relação ao cuidado do meio ambiente para outros ou as próximas gerações, mas pra si mesmo. São atitudes evidenciadas por valores éticos e morais que deve prevalecer como forma de minimizar os impactos negativos que causam ao ambiente em que estão inseridos

O fato é que, para haja mudança no pensamento e nas atitudes das pessoas, o primeiro movimento que deve ser tomado como base em qualquer sociedade é a educação. Sem uma educação focada na mudança de paradigma, nada poderá mudar ou mudará só “um pouco”. Mas esse pouco não é suficiente para superar os desafios impostos pelos fatores que o mundo pós-moderno dissemina em todas as camadas sociais, particularmente no que se refere ao progresso econômico.

A Educação Ambiental instiga o diálogo entre indivíduos e entre processos culturais desprovidos de grau de formalização ou de complexidades remetidas por discursos tecnocratas. Simplesmente, tendo suas diretrizes remetidas tanto no campo da educação formal ou informal, o seu maior objetivo é a reinvenção e a construção de significados no tecido social, e isso, no atual cenário em que vivemos é uma questão de sobrevivência.

Tem-se aqui, uma longa discussão sobre a Educação Ambiental, ou seja, uma tentativa de instrumentalização democrática de um processo que jamais será harmônico na sociedade, que como sabemos é construída pelas relações sociais  na qual o princípio educativo não é a ideologia da harmonia, nem tão pouco o fetiche do conhecimento científico, mas as efetivas necessidades histórico-concretas, expressas pela atividade essencial, o trabalho.

Nesse contexto, a pós-modernidade exige a obtenção e valorização do conhecimento. Não penas o conhecimento teórico, ou seja, a aquisição de competências (teorias), mais a habilidade. O conhecimento transformado em pratica pelos indivíduos para resolver os problemas na sociedade com a sua mudança de postura é que irá transformar a sociedade. Isso se resume na produção da vida individual e coletiva.