quinta-feira, 12 de maio de 2016

O RIBEIRINHO E SUAS TRADIÇÕES

As tradições de um povo é simplesmente a tradução dos seus pensamentos e afazeres do dia-a-dia. O emprego do termo "populações tradicionais" é propositalmente abrangente. Contudo, essa abrangência não deve ser confundida com confusão conceitual. Definir as populações tradicionais pela adesão à tradição seria contraditório com os conhecimentos antropológicos atuais. Defini-las como populações que têm baixo impacto sobre o ambiente, para depois afirmar que são ecologicamente sustentáveis, seria mera tautologia. 
O distrito de Nazaré, localizado as margens do rio Madeira, no município de Porto Velho/RO, traduz no contexto do seu povo a mais singular expressão do conceito "tradicional". A comunidade surgiu por volta do primeiro ciclo da borracha, na amazônia e desde de então vem despontando por sua expressão cultural.

Foto: Anauá Gomes
O grande baluarte dessa caminhada iniciou com o professor Manoel Maciel Nunes, grande líder comunitário conhecido por sua desenvoltura no campo educacional, esporte, música e artes cênicas. Com suas ações de envolvimento comunitário congregou por várias gerações o sentimento de pertencimento ao ambiente vivido como produto da sua expressão.
Não se pode também negar os seus sucessores como o professor Artermo que até hoje vive naquela comunidade e outros tantos, que procuram manter vivo a cultura local, o ambiente ecológico e suas tradições. Os festejos religiosos e a festa da melancia são apenas uma pequena amostra do que o povo de Nazaré divulga anualmente e para os quais arrasta multidões.
Atualmente o Grupo Cultural Minhas Raízes mostra ao mundo, através da música regional de valorização aos mitos e os afazeres do povo o sentimento dessa comunidade. Isso demonstra que o conhecimento das comunidades tradicionais é algo que tem muito a contribuir com as demais realidades do mundo atual.