quarta-feira, 28 de maio de 2025

Maior frota própria de transporte escolar do país

A capital do Estado de Rondônia, Porto Velho, por muitos anos possou por graves problemas em relação ao transporte escolar, serviço utilizado pelos alunos moradores na área rural do município. Diante de tantos problemas enfrentados pela Secretaria Municipal de Educação com as empresas que naquele momento prestavam o serviço, a prefeitura tomou a decisão de realizar o serviço com frota própria de ônibus escolares.

                                                                          Ônibus escolar - Prefeitura Municipal de Porto Velho/RO.

Assim, no ano de 2019 foram comprados 145 ônibus escolares, mais tarde em 2022, outros 15 veículos e recentemente, em 2025 mais 15, que totalizariam uma frota própria de 175 ônibus, se não tivesse ocorrido um grande ato de vandalismo por parte de facções criminosas na noite do dia 15 de janeiro de 2025, que culminou com o incêndio de 15 ônibus nos distritos de Jaci Paraná (cinco) e União Bandeirantes (dez).

Efetivamente o serviço de transporte escolar com frota própria no município de Porto Velho, capital de Rondônia, passou a ser oferecido aos estudantes moradores na areal, a partir do ano de 2021. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação que criou o Programa de Apoio Financeiro ao Transporte Escolar da Rede Municipal de Ensino de Porto VelhoPMATE, os Conselhos Escolares é quem contrata motoristas e monitoras com os recursos repassados pelo referido programa.

Atualmente, com 160 ônibus adquiridos pela própria prefeitura, Porto Velho tem a maior frota própria de ônibus escolares do país. Transporta aproximadamente 6.500 alunos diariamente, distribuídos em 178 rotas/itinerários que totalizam 15 mil quilômetros diários, atendendo 56 unidades de ensino estadual e municipal.

Importa ressaltar que para enfrentar o grave problema da falta de transporte escolar, a Prefeitura de Porto Velho não somente precisou adquirir novos ônibus, mas também teve que contratar motoristas e monitores que precisaram ser capacitados para a realização do serviço.

Visando a qualidade do serviço com a capacitação dos motoristas e dos monitores foi criado também o Programa Caminho Certo – transporte escolar de qualidade no município de Porto Velho que além da capacitação em loco, junto aos conselhos escolares, também realiza um encontro anual que envolve técnicos da Secretaria Municipal de Educação, gestores escolares e principalmente o seu publico alvo que são os motoristas e monitores.

Nesses encontros de formação que contam com a colaboração de parcerias como Polícia Militar/RO, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Detran/RO e convidados, são abordadas estratégias sobre direção defensiva, orientação sobre a segurança dos estudantes, primeiros socorros, entre outros temas.