terça-feira, 6 de agosto de 2013

ATIVIDADES DE EDUCAÇÂO AMBIENTAL

Atividade 1:
Poluição do Solo (disposição de resíduos sólidos em Lixão ilegal)

Em um lugar não muito distante daqui, existia um responsável pela coleta do lixo misturado que costumava colocá-lo em um Lixão ao invés de levá-lo até o Aterro Sanitário mais próximo da região. Isso ocorria pela distância até o Aterro ser maior do que até a do Lixão.
a) O que vocês, como representantes fariam para tentar solucionar esse caso?
b) Que danos ambientais irreparáveis seriam causados ao longo dos anos nesse local de deposição ilegal do lixo?
Atividade 2:
Poluição do Ar (queima ilegal de resíduos sólidos).
Um condomínio de apartamentos costumava queimar seu lixo ao invés de destiná-lo ao caminhão de coleta que o levaria até o Galpão de Reciclagem mais próximo. Na verdade, essas pessoas eram bem intencionadas, apenas estavam mal informadas, pois sabemos que a queima do lixo em locais que não apresentem os filtros necessários para absorverem os principais gases poluentes, causa sérios danos ambientais à região, representando inclusive uma forte ameaça à saúde dos moradores das proximidades.
a)  Como vocês, solucionariam esse caso?
 
b) Qual seria a melhor maneira para informar esses moradores da forma correta de depositarmos nosso lixo doméstico e dos danos que a queima inadequada de resíduos sólidos causa ao meio ambiente?
Atividade 3:
Poluição da Água (disposição de resíduos domésticos, agrícolas e industriais ilegais no Rio)
Um grupo de jovens constatou que o cheiro da água do Rio estava desagradável. Quando retornaram as suas casas, comentaram isso nas escolas e seus professores providenciaram uma pesquisa que identificasse a qualidade da água daquela região. Foi descoberto que lixo doméstico e embalagens de agrotóxicos eram jogados no rio.
 
a)   Como vocês solucionariam esse caso?
 
b)   Para que órgão seria indicado que a denúncia dessas irregularidades ocorresse?
Atividade 4:
Separação do lixo (coleta irregular do lixo pelos catadores não cadastrados).
Numa manhã de primavera, Ana, e sua mãe acordaram com um forte barulho em frente a sua casa. Assustadas, perceberam que era um carro de som fazendo propaganda de um novo produto que havia chegado à cidade. Tudo seria muito normal se o som não estivesse acima do limite permitido pela legislação atual.
a)   Você sabe o que é poluição sonora?
b)   O que você, como pessoa preocupada com o seu bem-estar e o das outras pessoas, faria?