A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define os conteúdos mínimos a serem trabalhados na formação básica dos alunos, estabelecidos como direitos de aprendizagens. O objetivo é a promoção e garantia do pleno desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos estudantes em todas as etapas da educação básica. O documento também é uma ferramenta importante para o alcance da qualidade da educação ao estabelecer os níveis de desenvolvimento que todos os alunos têm o direito de acesso em todas as regiões do país.
Na área de Ciências
Humanas onde está organizado o componente de Geografia, percebe-se uma
coerência teórica metodológica com os princípios do documento na sua
totalidade, assumindo como direcionamento, o pressuposto que considera as
relações do homem com o mundo numa relação de existência, ou seja, o ser
humano, como protagonista de sua existência.
Da mesma forma, a área de ciências humanas ao definir os
componentes que se relacionam, chama atenção para o entendimento de que o
ensino das Ciências Humanas acontecerá ao longo de toda a Educação Básica. Traz
consigo a ideia de ensino menos fragmentada desde os primeiros anos de
escolarização. Preconiza a continuidade no processo de aprendizagem,
considerando as etapas e o desenvolvimento cognitivo, sem abrir mão de que o
conhecimento se constrói de forma integrada e na articulação entre espaço,
tempo, relações sociais, políticas, culturais, simbólicas e religiosas de cada
ser e seu grupo.
Cinco unidades temáticas norteiam o ensino de
Geografia na BNCC. Os temas estão estruturados para possibilitar que o ensino
do componente não seja apenas baseado na transmissão de informações ao aluno.
Todos os estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio devem ser
incentivados a ampliar suas visões de mundo e a compreenderem de maneira
crítica as relações que compõem a realidade local e global.
Nesse contexto, o ensino
de Geografia passa a incorporar desde os anos iniciais do Ensino Fundamental,
uma mudança estrutural importante na sua abordagem dando ênfase sobre o
pensamento espacial e o raciocínio geográfico, além dos conteúdos
procedimentais que precisam ser apropriados pelos docentes, como forma de
aproximação dos objetivos de aprendizagem que permeiam todo o documento.
Ao trazer novas dimensões
para a realização dessa leitura de mundo, a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) reforça a ideia da Geografia como um componente importante para entender
o mundo, a vida e o cotidiano e acima de tudo perceber e analisar criticamente a
realidade. Na pratica, essa nova concepção de ensino traduz-se na necessidade de
estimular as crianças e jovens a pensarem de que forma o acontecimento presente
está relacionado com outros ao longo do tempo.