As novas
tecnologias provocam a discussão de um novo refletir sobre a sua aplicação nas
práticas educativas. Arnaud (2005, p. 17) ao questionar sobre a possibilidade
de um novo refletir a partir da inclusão da tecnologia ao ensino, mostra que a
questão sobre tecnologias, para além do simples aspecto material e
instrumental, caracteriza-se numa teia de conceitos na qual as pessoas estão
inseridas. Assim transformou-se excessivamente importante e necessário
compreender a lógica e como se faz uso desta rede, como figura de inspiração ou
modelo de um novo pensar e agir na prática pedagógica.
Pode-se
afirmar que o mundo contemporâneo, neste momento da história, está marcado
pelos avanços na comunicação, na informática e por outras tantas transformações
tecnológicas e científicas. São transformações que intervêm nas várias esferas
da vida social, provocando mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais,
afetando, também escolas e o exercício profissional da docência. Isto se
reflete nos tipos de atividades propostas em sala de aula, onde a educação se
depara com o duplo desafio: adaptar-se aos avanços das tecnologias e orientar o
caminho de todos para o domínio e a apropriação crítica desses novos meios.
Atualmente,
os professores se vêem diante do que pode ser considerado, ao mesmo tempo, um
grande desafio e uma grande oportunidade: utilizar as TCI (tecnologias da
comunicação da informação), como meio para construir e difundir conhecimentos,
e ainda, para concretizar a necessária mudança de paradigma educacional,
centrando seus esforços nos processos de criação, gestão e reorganização das
situações de aprendizagem.
Adquirir
recursos tecnológicos e materiais pedagógicos sofisticados e modernos já não basta
às escolas, importa mais que os professores obtenham conhecimento para o uso
destes. Faz-se necessário construir novas concepções pedagógicas elaboradas sob
a influência do uso dos novos recursos tecnológicos que resultem em práticas
que promovam o currículo nos seus diversos campos dentro do sistema
educacional. Desta forma, tais ferramentas poderão contribuir no processo de
ensino e aprendizagem, promovendo estimulo e destaque enquanto recurso
pedagógico na sala de aula.