sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

As tecnologias de ensino chegaram na escola: como utilizá-las com os alunos?

 

Fonte: https://minhabiblioteca.com.br/novas-tecnologias-ja-estao-mudando-radicalmente-o-ambiente-escolar/

As novas tecnologias provocam a discussão de um novo refletir sobre a sua aplicação nas práticas educativas. Arnaud (2005, p. 17) ao questionar sobre a possibilidade de um novo refletir a partir da inclusão da tecnologia ao ensino, mostra que a questão sobre tecnologias, para além do simples aspecto material e instrumental, caracteriza-se numa teia de conceitos na qual as pessoas estão inseridas. Assim transformou-se excessivamente importante e necessário compreender a lógica e como se faz uso desta rede, como figura de inspiração ou modelo de um novo pensar e agir na prática pedagógica.

Pode-se afirmar que o mundo contemporâneo, neste momento da história, está marcado pelos avanços na comunicação, na informática e por outras tantas transformações tecnológicas e científicas. São transformações que intervêm nas várias esferas da vida social, provocando mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais, afetando, também escolas e o exercício profissional da docência. Isto se reflete nos tipos de atividades propostas em sala de aula, onde a educação se depara com o duplo desafio: adaptar-se aos avanços das tecnologias e orientar o caminho de todos para o domínio e a apropriação crítica desses novos meios.

Atualmente, os professores se vêem diante do que pode ser considerado, ao mesmo tempo, um grande desafio e uma grande oportunidade: utilizar as TCI (tecnologias da comunicação da informação), como meio para construir e difundir conhecimentos, e ainda, para concretizar a necessária mudança de paradigma educacional, centrando seus esforços nos processos de criação, gestão e reorganização das situações de aprendizagem.

Adquirir recursos tecnológicos e materiais pedagógicos sofisticados e modernos já não basta às escolas, importa mais que os professores obtenham conhecimento para o uso destes. Faz-se necessário construir novas concepções pedagógicas elaboradas sob a influência do uso dos novos recursos tecnológicos que resultem em práticas que promovam o currículo nos seus diversos campos dentro do sistema educacional. Desta forma, tais ferramentas poderão contribuir no processo de ensino e aprendizagem, promovendo estimulo e destaque enquanto recurso pedagógico na sala de aula.