terça-feira, 21 de abril de 2015

A EXPERIÊNCIA DOCENTE COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO

Desde os tempos da Antiga Grécia, o professor sempre foi o ícone da sociedade. Seus ensinamentos, seus atos sempre foram o espelho para os discípulos, digo alunos que de alguma forma apesar deste, molda sua forma de pensar e cria perspectivas objetivas para o futuro. Foi assim desde os tempos de Sócrates, Platão e tantos filósofos que dedicaram suas vidas ao ensino. Não apenas ao ensino teórico, mas acima de tudo prático. Pois o filósofo da Antiga Grécia não devia apenas ensinar, mas mostrar as pessoas como fazer na pratica para obter o conhecimento.
Atualmente, embora a sociedade não dê o devido valor ao professor, este ainda mostra seu valor na sala de aula e através das experiências de outros docentes ainda é capaz de provocar discussões sobre grandes temáticas que envolve a humanidade e conduzir os alunos a reflexão, de forma a evidenciar um mundo melhor. A experiência docente é fundamental na construção dos saberes dos professores, pois, segundo Tardif (2002), esses saberes são construídos no processo histórico da formação do profissional. Portanto, é no cotidiano que os saberes são consolidados, e, os saberes experienciais surgem como núcleo vital do saber docente (Susana Soares Tozett, 2011).
Foi neste sentido que a Professora Salizete Freire Soares, autora de vários livros publicados pelas Edições Paulinas, proferiu palestra aos professores do Instituto Estadual Carmela Dutra, em Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, no dia 17 de abril de 2015. Ao falar das suas experiências como docente levou o grupo de professores a reflexão sobre suas práticas e a se sentir como alunos para compreender a relação entre ensino, aprendizagem e mediação pedagógica.
É o que enfatiza Tozett (2011), a literatura tem mostrado que os saberes da experiência fundamentam a prática docente e, por meio deles, os profissionais se formam. Os saberes da experiência concedem ao docente uma base para uma atuação mais segura, uma vez que com o passar do tempo vai se adquirindo mais clareza e segurança nas ações, os objetivos vão se tornando mais fáceis de serem atingidos.
 
                                                       Foto: Omair Santos.
 
 
As contextualizações de Elizete mostram que apesar da falta de valorização dos professores na sociedade atual é preciso alimentar a esperança da identificação da comunidade escolar com os desafios impostos à escola. Acreditar que através da educação é possível mudar as pessoas para o alcance da sua autonomia e atuar como sujeito da sua própria história.
O instituto Estadual Carmela Dutra é conhecido pelo seu tradicionalismo no campo educacional sem desprezar a autonomia do docente e desta forma procura investir na capacitação dos professores, uma vez que o seu objetivo é proporcionar aos alunos uma educação de qualidade visando não somente o desempenho acadêmico dos mesmos, mas também sua atuação social que o leve a fazer a diferença na comunidade onde mora e o alcance dos suas metas no que se refere ao ingresso nas melhores faculdades do Brasil.