Prof. Ms. Osmair Oliveira dos Santos
1º ano - Ensino Médio
1º ano - Ensino Médio
Objetivo(s) Geral(is)da disciplina
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Propiciar a assimilação reflexiva e o desenvolvimento de uma postura filosófica, perante os problemas que a realidade apresenta em sua objetividade, e que são assimilados subjetivamente.
Gerar a reflexão, o questionamento, a autonomia de pensamento e ação, a responsabilidade social, partindo do conhecimento do mundo que se nos apresenta em nossas circunstâncias.
Procurar a partir do senso comum, despertar a consciência filosófica, criando um cidadão sujeito de sua história e não um objeto repassador de conhecimentos, decorador de conteúdos quer seja físico ou intelectual.
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I BIMESTRE
Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)
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Conteúdos
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Metodologia de ensino
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Recursos de ensino
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Instrumentos de Avaliação
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-Entender a filosofia a partir de seus fundamentos, métodos e problemas.
-Identificar a diferença entre pensamento filosófico e mitológico.
-Refletir sobre o lugar, a natureza e a tarefa da filosofia dentro do quadro intelectual contemporâneo e a natureza específica da reflexão filosófica.
-Perceber que a Filosofia nos fará conhecer a finalidade da vida e os elementos na vida que tem valor na realização de tais objetivos.
-Compreender que a vida feliz é uma construção nossa de cada dia.
-Compreender que o amor e a sabedoria podem nos conduzir por caminhos de infinitas descobertas, conferindo maior a nossa experiência.
-Entender a felicidade como satisfação dos desejos.
-Identificar a concepção filosófica estoica sobre a felicidade.
-Analisar as discussões ao longo da história do pensamento filosófico sobre os grandes temas da vida e a visão ingênua do mundo moderno.
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-As vantagens (o porquê) de estudar filosofia.
-A Origem da Filosofia: do mito à razão;
-Felicidade - O bem que todos desejam.
-Como viver para ser feliz. O que disseram os
Primeiros Filósofos Gregos.
-Platão: conhecimento e bondade.
-Aristóteles: vidas teóricas prática.
-Epicuro: prazer moderado
-Estoicismo: amor ao destino.
-Como anda nossa felicidade? O que dizem a história e a ciência.
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- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.
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Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
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- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.
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II BIMESTRE
Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)
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Conteúdos
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Metodologia de ensino
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Recursos de ensino
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Instrumentos de Avaliação
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-Identificar as várias acepções da palavra filosofia e a sistematização do conhecimento.
-Entender que a dúvida sintetiza os dois primeiros passos da experiência filosófica: o estranhamento e o questionamento.
-Compreender que o ato de duvidar nos possibilita desenvolver uma percepção mais profunda sobre diversos elementos que compõem nossa existência.
-Perceber a importância da investigação filosófica de determinado tema.
-Desenvolver a capacidade de expressão pessoal, de comunicação e de diálogo.
-Compreender a importância da linguagem e o poder que ela exerce em nossa vida.
-Compreender o método dialógico como a arte de perguntar.
-Identificar a estrutura do diálogo adotada por Sócrates e Platão
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-Características do conhecimento: crítico, reflexivo e sistemático;
-Duvidar o pensamento em busca de novos horizontes: a importância de perguntar.
-Dúvida metódica o exercício da dúvida por Descartes: Aprendendo a duvidar.
-Aprendendo a Filosofar
-Diálogo: Poder do diálogo, caminhos do entendimento.
-A importância da linguagem
-O método dialógico:Sócrates e a arte de perguntar.
-Estrutura do diálogo.
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- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.
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Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
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- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.
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III BIMESTRE
Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)
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Conteúdos
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Metodologia de ensino
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Recursos de ensino
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Instrumentos de Avaliação
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-Perceber que a Filosofia atua na consciência racional do ser humano.
-Entender a consciência como fenômeno ligado a mente.
-Compreender a consciência do eu como conjunto de caracteres mantido em si mesmo.
-Identificar as contribuições da Psicologia para a compreensão da mente e do ser humano.
-Compreender a consciência cultural como processo de interação com o ambiente vivido.
-Identificar o papel determinante das normas, crenças e valores comuns para a sociedade.
-Identificar noções de senso comum e consciência critica.
-Entender a consciência critica como critica de si mesmo e o senso comum como práxis de um determinado grupo social.
-Identificar a lógica como ciência filosófica da argumentação e do raciocínio.
-Identificar os tipos de argumentação (dedução e indução), seus conceitos e diferenças.
-Identificar o objetivo da metafísica a partir de uma visão abrangente do mundo como ciência que reúne em si diversos aspectos da realidade.
-Compreender a Filosofia com ciência da indagação metódica sobre o mundo que nos envolve no campo do pensamento materialista e idealista.
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-Consciência perceber o que acontece
-O que é a consciência
-Consciência e identidade.
-Consciência e inconsciente: As contribuições da psicologia.
-Consciência e cultura: interações com o ambiente.
-Durkheim: consciência coletiva e modos de consciência.
-Consciência e Filosofia: do senso comum à sabedoria.
-Desenvolvendo a consciência crítica
-O argumento: descobrindo os argumentos.
– A lógica do cotidiano.
-Metafísica: Busca da realidade essencial.
-Do mito a ciência: visões de mundo através da história.
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- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.
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Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
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- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.
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IV BIMESTRE
Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)
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Conteúdos
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Metodologia de ensino
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Recursos de ensino
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Instrumentos de Avaliação
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-Compreender a metafísica como área de investigação da realidade a partir dos problemas que ressurgem continuadamente nas diversas áreas de atuação humana.
-Compreender a relação sujeito-objeto como modo de compreensão da realidade através das concepções do realismo, o idealismo e o criticismo kantiano.
-Analisar os diferentes aspectos da diversidade entre os seres humanos e suas culturas.
-Identificar os elementos fundamentais que caracterizam o homem e que ao mesmo tempo o diferenciam dos demais seres vivos.
- Compreender o homem como ser biológico e cultural.
-Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, preservando o direito á diversidade,
-Desenvolver as capacidades de expressão pessoal, de comunicação e de diálogo.
-Discutir a importância da linguagem e conhecer algumas hipóteses sobre sua origem.
-Identificar a linguagem como instrumento natural que filtra e confere sentido as experiências.
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-Metafísica da modernidade: o debate entre materialistas e idealistas.
-Relação sujeito-objeto.
-Natureza ou Cultura: um ser entre dois mundos.
-Humanos e outros animais.
-Síntese humana: Ponto de transição.
-Cultura: As respostas ao desafio da existência
-Linguagem e comunicação: a construção de sentidos e realidades.
-Linguagem na história.
-Seres linguísticos: Linguagem como filtro e como ação.
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- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.
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Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
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- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.
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Instrumentos da avaliação somativa:
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Bibliografia:
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BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3. ed. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
CHAUI, Marilena; Iniciação a Filosofia; Ensino Médio; Volume Único. São Paulo: Ática, 2008.
COTRIM, Gilberto e FERNANDES Mirna. Fundamentos de Filosofia. Ensino Médio. Volume Único. São Paulo: Saraiva, 2013.
RONDONIA. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular de Rondônia. Porto Velho: SEDUC, 2013.
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2º ano - Ensino Médio
Objetivo(s) Geral(is)da disciplina
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Subsidiar o pensamento criativo e coerente proporcionando uma formação humanista, voltada para a análise e a construção de valores e condutas éticas com a introdução das noções elementares da tradição filosófica de forma a aprimorar as habilidades de escrita, leitura e da pesquisa.
Proporcionar o contato com os conceitos fundamentais do modo como vemos o mundo até os dias de hoje levando ao desenvolvimento das habilidades de argumentação e análise do pensamento filosófico como algo vivo mediante o debate orientado acerca dos grandes autores e os conceitos clássicos da modernidade.
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I BIMESTRE
Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)
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Conteúdos
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Metodologia de ensino
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Recursos de ensino
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Instrumentos de Avaliação
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- Identificar as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida geradas por mudanças na ordem econômica.
-Perceber a importância de se preparar para o futuro, visando o desemprego que afeta a muitos que não estão aptos ao trabalho.
-Conhecer as definições do termo alienação sobre os vários pontos de vista filosóficos.
-Perceber a alienação do trabalho como uma nova forma de organização seguindo a lógica do lucro.
-Entender o consumo alienado como fenômeno que ocorre entre a parcela da sociedade que possui maior poder aquisitivo.
-Alisar criticamente o conceito de trabalho em suas diversas dimensões, reconhecendo crises econômicas e as formas de inclusão e exclusão do ser humano do mercado.
-Identificar a o termo gnosiologia como um campo da filosofia que se dedica ao conhecimento.
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-O trabalho: característica e história.
-Papéis do trabalho
-Alienação: a pessoa alheia a si mesma.
-Trabalho alienado.
-Consumo alienado.
-Perspectivas: tempo livre ou desemprego?
-Gnosiologia: A investigação sobre o conhecer.
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- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.
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Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
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- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
-Avaliações escritas.
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II BIMESTRE
Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)
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Conteúdos
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Metodologia de ensino
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Recursos de ensino
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Instrumentos de Avaliação
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-Conceber o pensamento como forma de representar o que é exterior a mente.
-Conhecer as correntes filosóficas que ensejam o ponto de partida dos conhecimentos.
-Identificar o pensamento das correntes filosóficas antagônicas que ao longo da história discutem as possibilidades do conhecimento humano.
-Entender que a história da Filosofia é a história de como e porque o pensamento filosófico assumiu determinadas característica, em cada época.
-Conhecer a vida, as características sociais, política e cultural dos filósofos.
-Perceber a atenção dos filósofos gregos pelo ser humano e suas relações com o mundo, política e social.
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Representacionismo e a relação sujeito-objeto.
-Fontes primeiras: razão ou sensação, racionalismo, empirismo, apriorismo Kantiano.
-Possibilidades: o que podemos conhecer – dogmatismo, ceticismo e criticismo.
-A Filosofia na história e Filosofia Antiga: pensamento Pré-Socrático.
-Polis e Filosofia -
Os primeiros filósofos Gregos.
-Pensamentos Clássico e helenístico.
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- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.
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Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
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- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.
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III BIMESTRE
Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)
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Conteúdos
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Metodologia de ensino
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Recursos de ensino
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Instrumentos de Avaliação
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-Conhecer o contexto histórico das cidades gregas que estabeleceu nova forma de governar guiado pelo principio da isonomia.
-Conhecer a vida e o pensamento dos filósofos que mais se destacaram na época.
-Identificar possíveis conciliações da religião com a consciência racional, fé e razão; palavras e coisas; erros e acertos do ser humano.
-Entender o racionalismo como um período de revolução da consciência racional nos aspectos filosófico e cientifico.
-Identificar os contextos históricos que levaram à adoção de nova concepção otimista em relação a capacidade da razão para intervir no mundo e organizar a sociedade.
-Reconhecer o renascimento como um movimento de ideias humanistas inspirada nos ideais de razão e liberdade.
-Analisar problemas e conceitos fundamentais da filosofia moderna e os principais pensadores desse período.
-Identificar o racionalismo como doutrina que privilegia o papel da razão.
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-Democracia Ateniense: Sofistas, Sócrates, Platão e Aristóteles.
-Pensamento cristão: Período medieval, Patrística e Escolástica.
-Filosofia Moderna: nova ciência e racionalismo.
-Idade Moderna: a revalorização do ser humano e da natureza
-Renascimento.
-Razão e experiência: as bases da ciência moderna.
-Grande Racionalismo- o conhecimento parte da razão.
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- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.
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Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
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- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.
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IV BIMESTRE
Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)
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Conteúdos
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Metodologia de ensino
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Recursos de ensino
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Instrumentos de Avaliação
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-Conhecer as correntes filosóficas que questionavam sobre os critérios e os métodos para a elaboração do conhecimento verdadeiro.
-Identificar as características do iluminismo e seus principais pensadores.
-Compreender a expansão do capitalismo como época de grandes transformações e revoluções no modo de vida humano.
-Identificar as transformações ocorridas no século XIX e as ideias de progresso com as inovações tecnológicas.
-Compreender o romantismo como movimento cultural que envolveu as artes e a filosofia no século XIX destacando as suas principais características.
-Identificar o positivismo como ciência comprometida com a realidade, a utilidade, a certeza, a precisão, a organização e a relatividade.
-Compreender o idealismo alemão identificando Hegel como seu principal expoente.
-Identificar o pensamento filosófico de Marx como critica a ao idealismo e à produção material como condicionante ao processo geral da vida social, política e espiritual.
- Reconhecer Nietzsche como um dos principais filósofos questionadores da filosofia vigente, bem como do mundo ocidental.
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-Empirismo e Iluminismo: empirismo britânico.
-Iluminismo: a razão em busca da liberdade.
-Século XIX: Expansão do capitalismo e os novos ideais.
-Avanço técnico e cientifico.
-Romantismo.
-Augusto Comte: o positivismo.
-Friedrich Hegel: o Idealismo absoluto.
-Karl Marx: materialismo dialético e histórico.
-Friedrich Nietzsche: Uma Filosofia ‘’a golpes de martelo’’.
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- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.
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Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
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- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.
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Instrumentos da avaliação somativa:
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Bibliografia:
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BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3. ed. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
CHAUI, Marilena; Iniciação a Filosofia; Ensino Médio; Volume Único. São Paulo: Ática, 2008.
COTRIM, Gilberto e FERNANDES Mirna. Fundamentos de Filosofia. Ensino Médio. Volume Único. São Paulo: Saraiva, 2013.
RONDONIA. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular de Rondônia. Porto Velho: SEDUC, 2013.
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3º ano - Ensino Médio
Objetivo(s) Geral(is)da disciplina
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Proporcionar o estudo reflexivo sobre os grandes temas da filosofia antiga e contemporânea, exercitando sua capacidade interpretativa e argumentativa de forma a desenvolver a capacidade de identificar e debater questões filosóficas correlacionando-as com os dias atuais, ampliando sua visão de mundo.
Exercitar práticas de estudo, documentação e expressão linguística, colaborando com o desenvolvimento da capacidade para responder, lançando mão dos conhecimentos adquiridos, as questões advindas das mais variadas situações do cotidiano.
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I BIMESTRE
Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)
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Conteúdos
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Metodologia de ensino
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Recursos de ensino
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Instrumentos de Avaliação
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-Compreender que do final do século XVIII até os dias atuais, a contemporaneidade atrai o interesse de muitas pessoas em razão da emergência e do apelo que as questões históricas e filosóficas observadas nesse período trazem à tona.
-Identificar as principais tendências filosóficas que caracterizam o existencialismo e seus pensadores.
-Entender que a Ética ou filosofia moral é a área da filosofia que trata das distinções entre o certo e o errado, entre o bem e o mal.
-Identificar os meios mais adequados para aprimorar a vida moral e para alcançar uma vida moralmente boa.
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-O pensamento do século XX: uma era de incerteza, mundo de contrastes.
-Existencialismo.
-Ética e Moral: o problema da ação e dos valores.
-Distinção entre moral e ética.
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- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.
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Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
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- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.
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II BIMESTRE
Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)
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Conteúdos
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Metodologia de ensino
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Recursos de ensino
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Instrumentos de Avaliação
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-Compreender que no campo da ética dão-se as discussões a respeito dos princípios e das regras morais que norteiam a vida em sociedade.
-Relacionar a ética como sistema elaborado ao longo do tempo de acordo com os valores de um grupo social.
-Identificar as grandes reflexões éticas que marcaram os grandes períodos históricos.
-Pesquisar sobre o termo política como fenômeno que o distingue dos demais fenômenos sociais.
-Compreender a realidade do estado a partir do conceito elaborado por Max Weber.
-Identificar as origens e os fundamentos das associações políticas enumerando as respostas elaboradas ao longo da história.
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-Moral e direito, Moral e liberdade, Liberdade versus determinismo.
-Transformações da moral e Escolhas morais.
-Ética na história: algumas concepções da filosofia mora.
-A Política: bem comum ou exercício do poder.
-Estado: a instituição que detém o poder político.
-Política na história: principais reflexões filosóficas.
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- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.
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Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
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- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.
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III BIMESTRE
Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)
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Conteúdos
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Metodologia de ensino
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Recursos de ensino
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Instrumentos de Avaliação
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-Compreender o termo ciência como campo da atividade humana que se dedica a construção do conhecimento sistemático e seguro.
-Compreender a estética como uma área vinculada em grande parte a produção artística.
-Entender que entre as investigações dessa área, encontram-se aquelas sobre a natureza da arte e da experiência estética.
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-O que é ciência: do método as leis cientificas.
-A Estética.
-Beleza: a experiência do prazer.
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- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.
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Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
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- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.
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IV BIMESTRE
Objetivos específicos (mínimo 2 por conteúdo)
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Conteúdos
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Metodologia de ensino
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Recursos de ensino
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Instrumentos de Avaliação
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-Identificar o conceito de belo a partir do juízo de valores e da concepção filosófica dos seus pensadores.
-Analisar as concepções sobre a arte como expressão do sentimento humano.
-Compreender a arte na educação como forma de educar os sentidos e sensibilidade.
-Identificar a arte como um bem cultural submetida ao capitalismo.
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-O que é belo.
-Arte: a expressão criativa da sensibilidade.
-Arte e Educação.
-Arte e indústria cultural.
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- Aulas expositivas;
-Leitura e na alise de textos.
-Socialização de ideias e questionamentos;
-Elaboração de trabalhos para apresentações individuais e/ou coletivas;
-Trabalho com leitura e interpretação das fontes bibliográficas;
-Apresentação de filmes e documentários.
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Livro didático. Textos diversos;
Dicionário; Imagens,
Filmes,
Vídeos.
Cartazes.
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- Participação nas atividades de sala de aula e extracurricular;
-Assiduidade;
-Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito e solidariedade;
-Interação e participação individual e coletiva;
- Avaliações escritas.
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Instrumentos da avaliação somativa:
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Bibliografia:
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BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3. ed. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
CHAUI, Marilena; Iniciação a Filosofia; Ensino Médio; Volume Único. São Paulo: Ática, 2008.
COTRIM, Gilberto e FERNANDES Mirna. Fundamentos de Filosofia. Ensino Médio. Volume Único. São Paulo: Saraiva, 2013.
RONDONIA. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular de Rondônia. Porto Velho: SEDUC, 2013.
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