quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Um pouco da Amazônia ribeirinha

 

Distrito de Nazaré.  https://www.rondoniagora.com/. Publicado em Quarta, 19 de Fevereiro de 2014

A principal forma de estrada usada para a locomoção dos povos que vivem em áreas ribeirinhas da Amazônia são os rios. Apesar da imagem mundial propagada mundo a fora sobre os grandes rios nessa parte do planeta, muitas vezes, são copos de água pequenos, estreitos, com curvas fechadas, de muita correnteza e em muitos casos com imensos troncos flutuando ou submersos.

O fato é que esses mesmos rios tão utilizado por essa população também são motivos de preocupação, não só pelo grande volume apresentado na época do inverno amazônico, mas também pela imprevisibilidade que restringe em muitos o transporte na região para os ribeirinhos que têm em comum as canoas e pequenos barcos feitos de madeira.

As palafitas, tipo de habitação construída sobre troncos ou pilares, comum em áreas alagadiças, pois deixa a casa em uma altura que a água não alcança, são o tipo de construção comum nessas áreas. Nesse tipo de construção, os materiais utilizados são recursos do próprio ambiente natural onde vivem.

A água consumida vem dos rios ou de igarapés sem nenhum tipo de tratamento e serve para todo tipo de higiene e consumo no ambiente familiar. É utilizada igualmente como depósito de resíduos fecais, considerando que a grande maioria das palafitas não possui instalações sanitárias adequadas. Nesse ambiente a propagação de doenças de origem hídrica frequentes como verminoses, parasitoses e patologias da pele são constantes.