Ao fazer uma análise sobre o uso das novas tecnologias como ferramenta pedagógica no ensino da Geografia nas escolas públicas estaduais no Município de Porto Velho com o objetivo de identificar a forma como os professores fazem uso das novas ferramentas tecnológicas em sala de aula, assim como saber as principais dificuldades encontradas por esses professores quanto à utilização de tais instrumentos, varias hipóteses foram confirmadas.
Entre tantas, desta-se a unânime consideração pelos proprios professores de que o uso desse recurso garante a interação nos processos curriculares e promove uma transformação qualitativa na prática pedagógica, provocando nos alunos o entusiasmo e a vontade de aprender.
Por outro lado, também foi possivel identificar a angústia que esses mesmos docentes ao se depararem com as novas ferramentas tecnologicas não a vêem como aliadas para dinamizar o processo pedagógico em sala de aula, e sim como algo que os amedontra e que ainda não conseguem integrá-los em seus plano pedagógicos.
A conclusão é que há empenho dos governos em dotar as escolas de equipamentos tecnológicos, particularmente de Laboratórios de Informática Educativa, tendo em vista o grande número de escolas onde já foram criados tais espaços.
A grande questão é que todos esses equipamentos são levados à escola sem que o professor esteja capacitado para usar esses equipamentos, e portanto atuar nessa nova realidade que lhe é imposta.
As escolas estão cheias de equipamentos e o professor vazio de conhecimento.
Prof. MSc. Osmair Santos