sábado, 1 de agosto de 2015

AULA DE FILOSOFIA 2: O MÉTODO E AS LEIS CIENTÍFICAS

PESQUISA: Conjunto de atividades orientadas para a busca de um determinado conhecimento.

A pesquisa cientifica se distingue de outra modalidade qualquer de pesquisa pelo método, pelas técnicas, por estar voltada para a realidade empírica e pela forma de comunicar o conhecimento obtido.

Atividade prática
Dividir os alunos em grupos de dois ou três. Cada grupo recebe um saco fechado de balas ou balões ou outros confeitos coloridos. Cada grupo de alunos escolherá uma pergunta sobre seu saco de doces que deseja que seja respondida. Exemplos de perguntas incluem "Quantos doces têm em cada saco?" ou "Quantos de cada cor têm no saco?". Os alunos vão adivinhar a resposta e depois abrir o saco para coletar dados. Cada grupo irá, então, partilhar a sua pergunta, hipótese e dados com a classe.

Compartilhar os resultados:
- Problema? (O que pesquisar) - Quantos doces há no saco?
- Hipótese? (Possível resultado) - Acredita-se que no saco há 20 doces.
- Método: Quantitativo
- Metodologia (como fazer) – coleta de dados (Passo a passo da pesquisa): Abrir o saco de balas; separar as balas por cores; Contar a quantidade de balas por cores;

- Conclusão (Divulgar o resultado) – Relatar o resultado encontrado.

Método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, também corrigir e integrar conhecimentos já existentes.

Metodologia científica é o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica.



AULA DE FILOSOFIA: OS SOFISTAS

Sofistas – professores viajantes que vendiam seus ensinamentos, empegando a exposição ou o monólogo como método de ensino.

SOFISTA – GRANDE MESTRE OU SÁBIO.

- Tinham como principal objetivo o desenvolvimento da habilidade da argumentação, além do domínio de doutrinas divergentes.
- Acreditavam que era impossível conhecer a verdade sobre as coisas e o mundo;

PROTÁGORAS (490-421 A.C.
“O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, e das coisas que não são, enquanto não são”.

(A verdade é relativa, ou seja, vai depender do ponto de vista de cada um. O que é correto para uma pessoa, por exemplo, pode não ser para outra).

GÓRGIAS (487-380 A.C.)
Acreditava que a persuasão era essencial aos homens. Dizia que:

"Nada existe que possa ser conhecido; se pudesse ser conhecido não poderia ser comunicado, se pudesse ser comunicado não poderia ser compreendido".


(Portanto, o homem não pode conhecer verdadeiramente nada).




AULA DE FILOSOFIA 2 - O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA

A característica mais peculiar do ser humano é a “atividade mental” - o que permite estar no mundo com algum conhecimento.
O processo de conhecer é contínuo nunca se chega a uma conclusão final e é isto que faz do homem um sistema aberto, dinâmico fundamentalmente relacionado com o mundo e consigo mesmo.

Consciência Crítica:
O conhecimento centra-se na pesquisa sobre o próprio sujeito e também sobre os objetos exteriores (alteridade - outro).

Consciência de si:
-reflexão: concentração nos estados interiores que se manifesta pelo processo de: falar, criar, afirmar, propor, inovar.

Consciência do outro:
- atenção: concentração nos estados exteriores que se manifesta pelo processo de: escutar, absorver, reformular, rever, renovar.


MODOS DE CONSCIÊNCIA
1- CONSCIÊNCIA MÍTICA: Através dos mitos (narrativas de lendas e crenças em entes sobrenaturais, como: deuses, semi-deuses), os povos primitivos do ocidente procuravam explicar a realidade e, a partir dessa explicação, criavam meios para se proteger dos males que os ameaçavam.

2- CONSCIÊNCIA RELIGIOSA: compartilha com a Consciência Mítica o elemento sobrenatural, mas em um ser que tem um poder inteligente “a divindade”, mas o conhecimento sobre a realidade, sobre o mundo e sobre o homem já foi revelados por esta divindade na escritura sagrada – bíblia – então o conhecimento verdadeiro sobre todas as coisas é revelado pela que cada um tem nesta divindade.

3- CONSCIÊNCIA INTUITIVA: é um saber imediato – insight – Ex.: Uma obra de arte. Diferenciando-se de um conhecimento formal, refletido que se dá a partir de argumentos.
Intuição Sensível – nossas experiências individuais e subjetivas. Ex.: advindas de nossas sensações (tato, olfato, audição, paladar).
Intuição Intelectual – conhecimento imediato de algo universalmente válido e evidente e posteriormente demonstrado através de argumentos. Ex.: a caneta.

4- C. ONNSCIÊNCIA RACIONAL: Filosofia e Ciência
Busca compreender a realidade por meio de princípios estabelecidos pela razão – pensamento sistemático que visa compreender a totalidade da realidade. Busca racionalmente alcançar uma adequação entre pensamento e realidade.