A
característica mais peculiar do ser humano é a “atividade mental” - o
que permite estar no mundo com algum conhecimento.
O
processo de conhecer é contínuo nunca se chega a uma conclusão final e é isto
que faz do homem um sistema aberto, dinâmico fundamentalmente relacionado com o
mundo e consigo mesmo.
Consciência
Crítica:
O
conhecimento centra-se na pesquisa sobre o próprio sujeito e também sobre os
objetos exteriores (alteridade - outro).
Consciência
de si:
-reflexão:
concentração nos estados interiores que se manifesta pelo processo de: falar,
criar, afirmar, propor, inovar.
Consciência
do outro:
-
atenção: concentração nos estados exteriores que se manifesta pelo processo de:
escutar, absorver, reformular, rever, renovar.
MODOS
DE CONSCIÊNCIA
1-
CONSCIÊNCIA MÍTICA: Através dos mitos (narrativas de lendas e crenças em
entes sobrenaturais, como: deuses, semi-deuses), os povos primitivos do
ocidente procuravam explicar a realidade e, a partir dessa explicação, criavam
meios para se proteger dos males que os ameaçavam.
2-
CONSCIÊNCIA RELIGIOSA: compartilha com a Consciência Mítica o elemento
sobrenatural, mas em um ser que tem um poder inteligente “a divindade”, mas o
conhecimento sobre a realidade, sobre o mundo e sobre o homem já foi revelados
por esta divindade na escritura sagrada – bíblia – então o conhecimento
verdadeiro sobre todas as coisas é revelado pela fé que cada um tem
nesta divindade.
3-
CONSCIÊNCIA INTUITIVA: é um saber imediato – insight – Ex.: Uma obra de
arte. Diferenciando-se de um conhecimento formal, refletido que se dá a partir
de argumentos.
Intuição
Sensível – nossas experiências individuais e subjetivas. Ex.: advindas de
nossas sensações (tato, olfato, audição, paladar).
Intuição
Intelectual – conhecimento imediato de algo universalmente válido e evidente e
posteriormente demonstrado através de argumentos. Ex.: a caneta.
4-
C. ONNSCIÊNCIA RACIONAL: Filosofia e Ciência
Busca
compreender a realidade por meio de princípios estabelecidos pela razão –
pensamento sistemático que visa compreender a totalidade da realidade. Busca
racionalmente alcançar uma adequação entre pensamento e realidade.
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