PESQUISA: Conjunto de
atividades orientadas para a busca de um determinado conhecimento.
A pesquisa
cientifica
se distingue de outra modalidade qualquer de pesquisa pelo método, pelas
técnicas, por estar voltada para a realidade empírica e pela forma de comunicar
o conhecimento obtido.
Atividade prática
Dividir os alunos em grupos de dois ou
três. Cada grupo recebe um saco fechado de balas ou balões ou outros confeitos
coloridos. Cada grupo de alunos escolherá uma pergunta sobre seu saco de doces
que deseja que seja respondida. Exemplos de perguntas incluem "Quantos
doces têm em cada saco?" ou "Quantos de cada cor têm no saco?".
Os alunos vão adivinhar a resposta e depois abrir o saco para coletar dados.
Cada grupo irá, então, partilhar a sua pergunta, hipótese e dados com a classe.
Compartilhar os resultados:
- Problema? (O que pesquisar) - Quantos doces há no saco?
- Hipótese? (Possível resultado) - Acredita-se que no saco há 20 doces.
- Método: Quantitativo
- Metodologia (como fazer) – coleta de dados (Passo a passo da pesquisa):
Abrir
o saco de balas; separar as balas por cores; Contar a quantidade de balas por
cores;
- Conclusão (Divulgar o resultado) – Relatar o resultado encontrado.
Método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, também corrigir e integrar conhecimentos já existentes.
Metodologia científica é o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica.
Método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, também corrigir e integrar conhecimentos já existentes.
Metodologia científica é o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário