Indiscutivelmente as novas tecnologias são pauta de discussão em todos os lugares da convivência humana. Desde o seu surgimento, as novidades proporcionadas pelos mais diversos instrumentos tecnológicos vem influenciando no comportamento e no desenvolvimento da sociedade nos lugares mais remotos do planeta.
Quase tudo o que se faz atualmente, seja no trabalho, na vida cotidiana ou no lazer, os meios tecnológicos estão envolvidos. Isso se dá de forma natural, uma vez que o ambiente que nos envolve nos dias atuais está envolvido pela inserção das novas tecnologias que a cada dia despontam com novidades.
Até mesmo o conhecimento que adquirimos por meio das nossas relações com o meio, também influencia a percepção de naturalidade da mídia e faz com que aprendamos diversas formas de comunicação, mesmo com a estranheza que inicialmente possamos sentir no trato e uso desses meios inovadores.
O fato é que a tecnologia surgiu da necessidade premente da sociedade que anseia por novas invenções e tende a caminhar pelo desconhecido envolto por essa novidade que cresce sem precedentes. E na medida dos avanços novas necessidades também surgem em um caminho sem fim.
A constatação é que a tecnologia influencia toda a sociedade em sua busca de informações, novidades e procura por relações a longa distância. Assim, deixa de lado a relação mais natural e trazendo relações sociais para um nível de importância considerável onde muitos indivíduos buscam culturas em que se sentem livres para expor seus pensamentos e seus desejos.
No delinear desse mar sem fim, a pergunta que muitos fazem é se a tecnologia irá influenciar e promover novas culturas e novas integrações positivamente ou irá deixar seus indivíduos cada vez mais distantes da comunicação presencial tornando as pessoas cada vez mais longe da realidade e alienados em mundo de fantasias e pensamentos utópicos.