sábado, 2 de setembro de 2017

Porto Velho - o progresso na Amazônia brasileira

A origem do surgimento do Município de Porto Velho se deu em 15 de janeiro de 1873, quando o Imperador Dom Pedro II, assinou o Decreto-Lei nº 5.024, autorizando navios mercantes de todas as nações a subirem o Rio Madeira. Em decorrência, foram construídas modernas instalações de atracação em Santo Antônio, que passou a ser denominado Porto Novo. No entanto, o Porto Velho e antigo dos militares continuou a ser usado por sua maior segurança, apesar das dificuldades operacionais e da distância até Santo Antônio, ponto inicial da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Porto Velho, capital do Estado de Rondônia está situado na margem direita do Rio Madeira, na Região Norte do Brasil. Foi fundado em 4 de julho de 1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, comandada pelo magnata norte-americano Percival Farquhar e, em 2 de outubro de 1914, foi elevado à categoria de Município do Estado do Amazonas, transformando-se em capital do Território Federal do Guaporé em 1943. Com a mudança de denominação do ente federado em 1956, Porto Velho foi mantido como Capital do Território Federal de Rondônia, assim permanecendo com a criação do Estado de Rondônia em 1981.
Atualmente, o município conta com uma população de 435.732 habitantes (Dados do IBGE/2016), tornando-se a cidade mais populosa do Estado, a 4ª mais populosa da Região Norte e a 46ª mais populosa do Brasil. Com os dados do gráfico, abaixo, observa-se que a evolução populacional no Município de Porto Velho tem se mantido na média aproximada de 2% ao ano.
       
                                         Fonte: IBGE, 2017 – Adaptado.

Porto Velho também se destaca no cenário nacional por ser a capital brasileira com a maior área territorial, dispondo de 34.068,50 km² de extensão, sendo também o município mais populoso entre os municípios fronteiriços do Brasil. Em termos econômicos, a cidade detém o terceiro maior PIB da Região Norte com R$ 11 464 619 mil (dados do IBGE Nacional – 2016), sendo o 66º do Brasil e o 1º do Estado de Rondônia, com renda per capita de R$ 23.638,78, além de ser, atualmente, uma das capitais brasileiras que mais cresce economicamente no país. (30,2% em 2009).
Geograficamente a capital rondoniense se localiza na parte oeste da Região Norte do Brasil, na área abrangida pela Amazônia Ocidental, no Planalto Sul-Amazônico, uma das parcelas do Planalto Central Brasileiro. Seu relevo é pouco acidentado, não apresentando grandes elevações ou depressões, com variações de altitudes que vão de 70 metros a pouco mais de 600 metros. A região situa-se no vale do Rio Madeira, entre a Planície Amazônica e o Planalto Central Brasileiro. Seu clima predominante é o tropical superúmido, caracterizado por ser muito quente, mas, mesmo assim, provido de bastante umidade. Situa-se em transição com o clima semiúmido da Região Centro-Oeste e o clima equatorial predominante na Região Norte do Brasil. Porto Velho está localizada na Bacia do Rio Amazonas e o Rio Madeira é o principal afluente que banha o município, vindo do sul da Bolívia.

Rondônia – Município de Porto Velho
                                                        Fonte: http://mochileiro.tur.br/porto-velho.htm


 Acidade de Porto Velho viveu recentemente um novo ciclo de desenvolvimento com a construção de duas Usinas Hidrelétricas no Rio Madeira. Essas grandes obras trouxeram para o Estado mais de 5 mil novas empresas em apenas um ano, além de 30 mil novos empregos. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), o Estado alcançou em 2013, a maior taxa de ocupação da população economicamente ativa da Região Norte (94,6%) e a segunda menor taxa de desemprego do Brasil.

                                    Área urbana de Porto Velho
                                             Fonte: http://mochileiro.tur.br/porto-velho.htm

Mesmo tendo crescido o número de escolas particulares no território do município, muitos alunos têm migrado para o ensino público, contribuindo para a expansão da oferta na Rede Municipal. Existem poucas escolas particulares e estas se encontram praticamente sem vagas, devido ao grande afluxo populacional que a construção das Usinas Hidrelétricas acarretou ao município. A Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho com grande esforço tem atendido a demanda da oferta de vagas na Rede Municipal de Ensino, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental Regular, que aumentou significativamente nos últimos cinco anos 
A estratégia adotada para o atendimento foi a locação de espaços para suprir a demanda, na faixa etária prioritária do Sistema Municipal de Educação nos locais onde a foi detectada, com vistas a ampliação dos espaços educacionais existente ou a construção de outros, conforme a necessidade apresentada.