domingo, 19 de abril de 2015

AVALIAÇÂO BIMESTRAL 2015


AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA – 1º ANO (1º BIMESTRE 2015)

 

PARTE 1- CONTEÚDO: FELICIDADE: O BEM QUE TODOS DESEJAM (1,0 pontos cada questão).

 

TEXTO - Embora possamos dizer que todo mundo quer ser feliz, a noção de felicidade já teve muitas conotações desde que a filosofia se ocupou desse tema que permanece inquietando aqueles que tentam defini-la. (Machado, Ana Paula. A felicidade, ZH, 29 de agosto de 2009).

 

1.      Segundo o texto:

A.      É possível afirmar que todo mundo quer ser feliz apesar da inquietude provocada pela filosofia.

B.      A noção de felicidade não é unívoca.

C.      Dentre as áreas do conhecimento, apenas a filosofia ainda não resolveu o impasse conceitual acerca da conotação da felicidade.

D.     Ninguém definiu felicidade a contento.

E.      Todo mundo quer ser feliz, apesar da inquietação gerada por aqueles eu tentam definir a felicidade.

 

2.       A Filosofia possui uma característica peculiar que é compreender o mundo e agir sobre ele. Forma-se um corpo de conhecimentos para dar sentido ao mundo e desvendar a realidade. Desenvolver uma consciência critica é, por excelência, uma das essências da Filosofia, que também tem uma relação direta com a: 

A. Religião.

B. Reflexão.

C. Reminiscência.

D. Revelação.

E. Refutação.

      

3.      Obter respostas para uma experiência filosófica requer a reflexão e a análise de processos básicos de investigação. Das alternativas abaixo, marque a que, sistematicamente destaca esse processo.

A.      Estranhamento, questionamento e resposta filosófica.

B.      Indagação, questionamento e resposta filosófica.

C.      Felicidade, deslocamento e filosofia.

D.     Experiência, deslocamento e ética.

E.      Estranhamento, experiência e resposta filosófica.

4.      Uma resposta filosófica não é qualquer resposta, pois filosofar não é pensar de qualquer maneira. Neste sentido, ao questionamento possibilitado pelo estranhamento, o filósofo precisa formular uma resposta que seja:

A.      Especifica e passiva.

B.      Critica universal e incoerente.

C.      Clara, coerente, elucidativa e que possua caráter universal.

D.     Racional, felicidade e finalidade última.

E.      Racional, coerente e confusa.

 

5.      Os temas filosóficos são os temas fundamentais da existência humana, mas as pessoas muitas vezes têm experiências distintas, suas vidas mudam e as sociedades também. Por isso, costuma-se dizer que a filosofia é uma continua conversação. Portanto, é correto afirmar que em filosofia:

A.      Todas as respostas são positivas.

B.      Nada se pode comprovar definitivamente.

C.      A razão vem somente depois da emoção.

D.     A racionalidade é algo subjetivo.

E.      Não existem respostas definitivas

 

PARTE 2 – A FELICIDADE: COMO VIVER PARA SER FELIZ (1 pontos cada questão)

 

6.      Platão, um dos principais filósofos gregos da Antiguidade, nasceu em Atenas, por volta de 427/28 a.C., foi seguidor de Sócrates e mestre de Aristóteles. Em resumo, Platão considera que a felicidade é o resultado final de uma vida dedicada a um conhecimento progressivo que permita atingir a ideia do bem. Essa definição pode ser sintetizada na seguinte fórmula:

A.      Felicidade > Bem > Conhecimento.

B.      Conhecimento > Virtudes > Bem.

C.      Conhecimento > Bem > Virtudes.

D.     Virtudes > Bem > Felicidade.

E.      Conhecimento > Bem > Felicidade.

7.       Aristóteles foi um dos pensadores com maior influência na cultura ocidental. Elaborou um sistema filosófico no qual abordou e pensou sobre praticamente todos os assuntos existentes, como a geometria, física, metafísica, botânica, zoologia, astronomia, medicina, psicologia, ética, drama, poesia, retórica, matemática, e sobretudo lógica. Segundo Aristóteles, a felicidade só pode ser alcançada pelo homem quando agir conforme a virtude que o distingue dos demais seres:

A.      A lógica.

B.      O sentimento.

C.      A razão.

D.     A paixão

E.      O mundo dos sentidos.

 

  1. Epicuro foi um filósofo grego que teve suas ideias muito difundidas no Egito e na região da Jonia onde, a partir do século I ganhou maiores adepto. Segundo esse filósofo para alcançar a felicidade é necessário fugir da dor. Para isso, é preciso eliminar preocupações religiosas e as superstições que provocam a angústia e a infelicidade. Para Epicuro a felicidade é fundamentalmente:

A.      Prazer.

B.      Ilusão.

C.      Conhecimento.

D.     Ética.

E.      Moral.

  1. Estoicismo é uma escola de filosofia helenística fundada em Atenas por Zenão de Cítio no início do século III a.C. Os estoicos ensinavam que as emoções destrutivas resultam de erros de julgamento, e que um sábio, ou pessoa com "perfeição moral e intelectual", não sofreria dessas emoções. O estoicismo afirma que todo o universo é corpóreo e governado por um Logos divino. Conforme os filósofos estóicos a felicidade é atingida quando o homem:

A.      Busca incessantemente os prazeres do mundo dos sentidos.

B.      Não tendo conhecimento age apenas pela emoção.

C.      Vive de acordo com a ordem cósmica e aceita o destino.

D.     Prioriza as paixões em detrimento do conhecimento e da razão.

E.      Questiona os sentimentos.

  1. No grego antigo, várias palavras traduziam distintos aspectos da felicidade. A principal delas era EUDAMONIA. O que significa?

A.      Trata-se da felicidade entendida como um bem ou poder concedidos pelos deuses.

B.      Tratar-se da felicidade entendida como um bem que advém do pensamento humano.

C.      Tratar-se da felicidade entendida como algo alimentado pelo ego dos seres humanos.

D.     d) Tratar-se da felicidade entendida como fonte de angustia e causa de sofrimento.

E.      e) Tratar-se da felicidade entendida como busca de riqueza e aquisição de bens materiais.

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AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA – 2º ANO (1º BIMESTRE 2015)

 

PARTE 1- CONTEÚDO: O TRABALHO (1,0 pontos cada questão).

 

1. A filosofia não procura respostas prontas e acabadas, porém levantar questionamentos. Assim esse levantar de questionamentos tem como objetivo:

A. Levar o indivíduo ao questionamento ingênuo como o das crianças.

B. Formar pessoas briguentas e desajustadas.

C. Formar cidadão com senso crítico e consciente do seu papel social.

D. Criar pessoas neuróticas que a tudo criticam sem fundamentos lógicos.

E.  Incentivar a critica sem fundamentação teórica e método rigoroso.

2. A Filosofia possui uma característica peculiar que é compreender o mundo e agir sobre ele. Forma-se um corpo de conhecimentos para dar sentido ao mundo e desvendar a realidade. Desenvolver uma consciência critica é, por excelência, uma das essências da Filosofia, que também tem uma relação direta com a: 

A. Religião.

B. Reflexão.

C. Reminiscência.

D. Revelação.

E. Refutação.     

 

3. É necessária muita preparação para conseguir desfrutar do que é necessário à sua conservação. Mesmo que todas as condições existissem para que não houvesse necessidade do homem trabalhar, este precisa de ocupações, ainda que lhe sejam penosas. Para Kant, o homem é o único animal votado ao trabalho. Nessa perspectiva, para Kant a ociosidade é considerada:

A. Um tormento para os homens.

B. Uma felicidade.

C.      Uma dádiva dos deuses.

D.     Um caso específico de dialética.

E.      Uma rejeição imposta pela sociedade capitalista.

F.       Uma maneira racional de pensar.

 

4. Para Marx existe sim o trabalho alienado. Este seria o trabalho que a sociedade industrial criou, a sociedade dominada pela produção de mercadorias. O trabalho que rompe a ligação entre o homem e sua atividade vital. Em síntese geral, o termo alienação significa:

A. Racionalidade coletiva em função do ingresso no mercado de trabalho.

B. Transformação do trabalho em capital.

C.      Processo de transformação da matéria prima em um bem de consumo.

D.     Condição psico-sociológica de perda da identidade individual ou coletiva decorrente de uma situação global de falta de autonomia.

E.       Momentos distintos do pensamento filosófico contemporâneo.

       PARTE 1- CONTEÚDO: ALIENAÇÃO (1,0 pontos cada questão)

5.      A Cultura é uma segunda natureza que a educação e os costumes acrescentam à primeira natureza, isto é, uma natureza adquirida, que melhora, aperfeiçoa e desenvolve a natureza inata de cada um. Nesse sentido, podemos considerar o termo cultura, como:

A.      Resultado da formação ou educação dos seres humanos.

B.      Perspectiva de liberdade da alienação cientifica.

C.      Parte da realidade social coletiva.

D.     Desenvolvimento da ação dialética.

E.      Manifestação do poder através das instituições.

6.      Ao acúmulo de conhecimento e experiência das gerações, que propiciaram o avanço tecnológico em várias áreas da atividade humana, denominamos de:

A. Razão.

B. Ciências.

C. Cultura.

D. História

E. Fenomenologia.

7.      Uma das alternativas abaixo NÃO responde a seguinte questão: “o que diferencia o ser humano dos outros seres?”:

A. A cultura, ou seja, costumes, tradições e conhecimentos.

B. A capacidade de relacionar inteligentemente dados.

C. O hábito de comer e beber todos os dias.

D. A linguagem inteligível.

E. A capacidade de agir criticamente.

 

  1. Sujeito e Objeto  em filosofia constitui uma relação mútua e de complementariedade. Sujeito, aquele que pretende conhecer e objeto, o qual será conhecido, de tal forma à produzir o que chamamos de verdade científica, ou verdade parcial. São concepções de sujeito:

A. Constituído, ideal, racional e real.

B. Percebido, construído, ideal e real.

C. Biológico, real e parcial.

C. Cognitivo, social e real.

E. Afetivo, biológico, cognitivo e social.

  1. A compensação que o homem tem pelos seus dotes corporais, relativamente pobres, é o celebro grande e complexo, centro de um extenso e delicado sistema nervoso, que lhe permite desenvolver sua própria cultura. Por esse raciocínio é possível concluir que diferente dos outros animais, os seres humanos não são apenas seres biológicos produzidos pela natureza, são também:

A. Seres que modificam o estado da natureza;

B. Seres incapazes de modificar a natureza;

C. Seres simbolicamente constituído pelo estado inato da natureza;

D. Seres biológicos limitados pelas externalidades da natureza;

E. Seres sem qualquer distinção dos demais, existentes da natureza.

  1. Denominamos de Cultura:

A. Os acontecimentos históricos ocorridos ao longo dos tempos.

B. O acúmulo de conhecimento e experiência das gerações.

C. Os processos técnicos desde seu desenvolvimento na sociedade primitiva.

D. A capacidade de tecer comparações entre os vários períodos da história.

E. O desenvolvimento científico acumulado em séculos de pesquisas e estudos.

 

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AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA – 3º ANO (1º BIMESTRE 2015)

 

PARTE 1- CONTEÚDO: O PENSAMENTO DO SÉCULO XX (1,0 pontos cada questão).

 

  1. Procurar compreender que do final do século XVIII até os dias atuais, a contemporaneidade atrai o interesse de muitas pessoas em razão da emergência e do apelo que as questões históricas e filosóficas observadas nesse período trazem à tona tem sido a causa de inúmeras indagações. Em filosofia: doutrinas racionalistas são aquelas que:

A.      Procuram explicar a aquisição do conhecimento pela razão.

B.      Alimentam a ideia de irracionalidade dos seres humanos.

C.      Diverge da razão em função do ser humano ser instável.

D.     Explicam os sentidos.

E.      Mostram a maneira do ser humano agir na natureza.

  1. A filosofia não procura respostas prontas e acabadas, porém levantar questionamentos. Assim esse levantar de questionamentos tem como objetivo:

A.      Levar o indivíduo ao questionamento ingênuo como o das crianças.

B.      Formar pessoas briguentas e desajustadas.

C. Formar cidadão com senso crítico e consciente do seu papel social.

D. Criar pessoas neuróticas que a tudo criticam sem fundamentos lógicos.

E.  Incentivar a critica sem fundamentação teórica e método rigoroso.

3.      A Filosofia possui uma característica peculiar que é compreender o mundo e agir sobre ele. Forma-se um corpo de conhecimentos para dar sentido ao mundo e desvendar a realidade. Desenvolver uma consciência critica é, por excelência, uma das essências da Filosofia, que também tem uma relação direta com a: 

A. Religião.

B. Reflexão.

C. Reminiscência.

D. Revelação.

E. Refutação.

4.      Observe as afirmações sobre ceticismo e assinale a alternativa correta.

A. O ceticismo é sempre ingênuo, pois colocar tudo em dúvida e suspender as certezas já implica uma certeza: duvidamos e, por isso, existimos.

B. O ceticismo afirma que não podemos ter conhecimento sobre a natureza e que só uma psicologia empírica poderia explicar o conhecimento, sobretudo, a partir da noção de hábito.

C. Toda forma de ceticismo se constitui como uma luta contra posições ideológicas e dogmáticas.

D. O ceticismo é indubitavelmente um traço mais marcante da filosofia, por não acreditar em nenhuma forma de conhecimento segura.

E. O ceticismo é uma forma irracional do pensamento filosófico.

  1. O racionalismo, contextualizado por uma filosofia laica surgiu no período que se convencionou chamar de Idade Moderna (Período que vai de meados do século XV ao século XVIII) mostra de modo geral, mais otimismo em relação a capacidade da razão de intervir no mundo, organizar a sociedade e aperfeiçoar a vida humana. Essa nova tendência que tem o ser humano como centro é denominada de:

A.      Teocentrismo

B.      Capitalismo

C.      Antropocentrismo

D.     Feudalismo

E.      Nacionalismo

 

  1. A revalorização do ser humano e da natureza ocorrido na Idade Moderna traz consigo inúmeras transformações nas sociedades europeias, particularmente nos planos econômico, político, religioso e cultural. O movimento cultural inspirado no humanismo e que envolveu artistas e intelectuais de várias áreas caracterizadas por essas ideias, recebeu o nome de:

A.      Renascimento

B.      Feudalismo

C.      Racionalismo

D.     Absolutismo

E.      Modernismo

  1. O Filósofo Descartes pertence à corrente filosófica denominada 

A. Empirismo.

B.     Liberalismo.

C.     Racionalismo.

D.    Existencialismo.

E.     Estruturalismo.

  1. A partir do século XV, uma série de acontecimentos deflagrou diversos processos que levavam a grandes transformações das sociedades europeias. Entre eles, podemos destacar:

A.      A passagem do sistema capitalista para socialista.

B.      O enfraquecimento da burguesia europeia

C.      A eliminação da imprensa em função das ideias renascentista.

D.     As ideias racionalistas dão lugar ao movimento neoliberal.

E.      A passagem do feudalismo para o capitalismo.

  1. A nova metodologia cientifica adotada por Galileu Galilei pode ser sintetizada da seguinte forma:

A.    Realização de experimentação, orientação e observação.

B.     Experimentação e uso da matemática como instrumento capaz de enunciar as regularidades observadas.

C.     Observação dos fenômenos e orientação.

D.    Observação, experimentação e uso da matemática como instrumento capaz de enunciar as regularidades observadas.

E.     Orientação e uso da matemática como instrumento capaz de enunciar as regularidades observadas.

10.  Método indutivo é um processo mental que, para chegar ao conhecimento ou demonstração da verdade, parte de fatos particulares, comprovados, e tira uma conclusão genérica. É um método baseado na indução, ou seja, numa operação mental que consiste em se estabelecer uma verdade universal ou uma referência geral com base no conhecimento de certo número de dados singulares. Um dos filósofos considerado como fundador desse método é:

A.      René Descartes.

B.      Francis Bacon.

C.      Nicolau Maquiavel.

D.     Michel de Montaigne.

E.      Galileu Galilei.