Aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), constitui um documento disseminador de propostas para a construção de uma nova politica pública para o desenvolvimento da educação na perspectiva da formação integral com qualidade e equidade dos discentes em todas as regiões brasileira. A urgente necessidade da superação dos desafios atualmente demandado pelo sistema educacional no Brasil levou o Ministério da Educação á ter como meta o alinhamento nacional dos currículos escolares até 2020.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). (BRASIL, 2017, p. 7). Neste sentido para que chegue efetivamente a sala de aula estados e municípios deverão alinhar suas propostas curriculares de ensino materializado nesses novos conceitos.Esse grande
desafio que considera as diferentes
necessidades e características dos alunos sob a ótica da Educação
Integral, agregando a dimensão
cognitiva à socioemocional como constituintes do processo de
ensinar e aprender trouxe consigo a necessidade da realização de um grande projeto
de formação de professores / articulares estaduais e municipais em todo o
território nacional para a construção de suas propostas curriculares alinhadas
as realidades locais, porém sem perder o foco nas competências
gerais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Formação pressupõe troca de experiência,
interações sociais, aprendizagem, e, sobretudo reflexão profunda sobre a
práxis. Nas palavras de Paulo Freire (1991, p. 21-22) assim como a educação, a formação
também é um ato político. Isso explica
por si um dos maiores objetivos educacionais que é levar às pessoas os
conhecimentos necessários para que as mesmas participem como sujeitos
conscientes e tenha posicionamento democrático, ético e efetivo na sociedade.
Em
Rondônia entre vários percalços institucionais, as formações foram realizadas pela
União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, no período de abril a
junho de 2020. O objetivo foi capacitar professores / multiplicadores nos 52
municípios que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental para que os
mesmos pudessem realizar formações com os docentes das suas redes de ensino, e
dessa forma elaborar as propostas curriculares. As formações ocorreram no
formato de Ensino a Distancia-EAD com a utilização da plataforma e Cisco Webex
Meetings e Google Classroom.