quarta-feira, 2 de junho de 2021

Rondônia: um porto seguro em tempos de crise

 

A crise econômica que se arrasta há quase uma década tem tirado a confiança do empresariado, gerado desemprego e levado vários estados brasileiros ao colapso financeiro. Esse cenário, no entanto, é bem diferente da realidade de Rondônia, estado com DNA agropecuário que cresce de forma constante desde 2011 e que fechou o ano de 2016, um dos piores da história recente do Brasil, com um aumento de 4,7% no PIB. As perspectivas para os próximos anos são ainda mais animadoras, o que tem atraído empresários dos mais variados segmentos, desde produtores rurais até indústrias processadoras, passando por fornecedores de insumos, logística e serviços e executivos altamente qualificados.

“Isso se deve basicamente ao agronegócio. É o motor do estado”, afirma Basílio Leandro de Oliveira, superintendente de Desenvolvimento Econômico de Rondônia, lembrando que o estado é dono do quinto maior rebanho bovino no país, com 13,7 milhões de animais, entre gado leiteiro e de corte, e já se consolidou como principal polo de piscicultura do Brasil, com uma produção de 90 000 toneladas de peixe em 2016.

O cultivo de café, cacau, soja e milho, além da suinocultura, também tem crescido substancialmente nos últimos anos, sempre de forma sustentável, especialmente por conta da qualificação de pequenos produtores e da adoção de tecnologias que possibilitam o aumento da produtividade no campo.

A localização privilegiada, porém, tem despontado como principal diferencial competitivo de Rondônia. Com fácil acesso à nova Rodovia Transoceânica, que liga o Brasil ao Oceano Pacífico, a rota permite às empresas estabelecidas no estado fácil conexão a mais de 150 milhões de consumidores localizados nos países andinos, como Peru, Bolívia, Chile, Equador e Venezuela, além do Suriname 

Trecho do Artigo: Rondônia: um porto seguro em tempos de crise. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/economia/rondonia-um-porto-seguro-em-tempos-de-crise/>. Acesso em: 12 de maio de 2018.

Produção econômica atual do Estado de Rondônia

A realidade dos estados da Região Norte do Brasil é bem diferente dos demais estados brasileiros. A economia em processo de desenvolvimento apresenta o reflexo das políticas nacionais descontinuadas e determina impactos e problemas sociais diversos. Rondônia é o terceiro estado mais rico do norte do país, responsável por uma grande parcela do Produto Interno Bruto – PIB, da região.

3º Rural Show - Rondônia. Fonte: Decom/RO – Foto: Paulo Sérgio.

Economia em desenvolvimento

O Produto Interno Bruto é a soma de todas as riquezas produzidas em um dado território durante um determinado tempo. Representa o nível de crescimento econômico no qual um país, região, estado ou município encontra-se, dimensionando o nível de produção nos setores primário, secundário e terciário.

Estados

Agropecuária

Industria

Serviços

Pará

4,5

0,8

-1,5

Amazonas

7,2

1,1

0,7

Rondônia

9,4

-0,5

-0,7

Tocantins

10,6

-0,2

0,2

Amapá

9

-2,1

1,3

Acre

1,3

-1,4

-0,5

Roraima

8,7

-1,7

1,2

       PIB dos estados projetado para 2017. Fonte: IBGE/SEPOG, Contas Regionais do Brasil.

Nas participações das atividades econômicas estão sempre projetados os serviços, o agronegócio evidenciado no setor agropecuário, seguido pelo setor industrial. Rondônia é o destaque na Região Norte do Brasil, figurando como o Estado que mais contribui para o Produto Interno Bruto Nacional (PIB) na região, marcado pelo desempenho da sua agropecuária.

Participação dos Setores da Economia no Valor adicionado Bruto - Rondônia-2012.
Fonte: IBGE/SEPOG, Contas Regionais do Brasil

Produto interno bruto per capita

É uma medida do valor dos bens e serviços que o país produz num período, na agropecuária, indústria e serviços. É um indicador muito utilizado na macroeconomia de um país, estado ou região. Quanto mais rico o país é, mais seus cidadãos se beneficiam. O PIB possui apenas uma consideração, é possível que aumente enquanto os cidadãos ficam mais pobres, e isso ocorre, por não considerar o nível de desigualdade de renda das sociedades.

Atividades que compõem o PIB per capita. Fonte: http://g1.globo.com

Principais atividades econômicas

 

Agricultura

 

Com uma agricultura forte alicerçada em pequenas e médias propriedades rurais, o Estado de Rondônia desponta no cenário nacional na produção de milho, soja, arroz, peixes e outros gêneros de primeira necessidade e exporta carne para mais de 30 países. 
Os mais recentes dados relativos aos principais produtos agrícolas produzidos em Rondônia estão apresentados no quadro abaixo:

Produtos

Produção

Taxa de crescimento

2010

2011

2012

2011/2010

2012/2011

Arroz (em casca) (t)

164.701

168.956

239.082

2,58

41,51

Cana-de-açúcar (t)

233.527

218.975

221.870

-6,23

1,32

Feijão (em grão) (t)

8.747

35.563

37.685

306,57

5,97

Mandioca (t)

505.004

513.515

472.207

1,69

-8,04

Milho (em grão) (t)

365.980

340.045

534.423

-7,09

57,16

Soja (em grão) (t)

385.388

419.522

470.485

8,86

12,15

Banana (cacho) (t)

53.037

53.965

59.151

1,75

9,61

Cacau (em amêndoa) (t)

17.486

15.770

16.314

-9,81

3,45

Café (em grão) total (t)

141.160

88.119

85.444

-37,58

-3,04

Coco-da-baía (Mil frutos)

1.550

90

913

-94,19

914,44

Arroz (em casca) (t)

164.701

168.956

239.082

2,58

41,51

Produção e taxa de crescimento (%) da produção das principais lavouras Rondônia – 2010-2012.  Fonte: SEPOG-RO/IBGE. Produção Agrícola Municipal.


Observa-se que há um volume significativa de milho, soja, mandioca e uma taxa de crescimento expressiva da produção de feijão nos últimos anos. A produção de soja é integralmente comercializada para fora do estado. A agricultura de Rondônia, entretanto, ainda não satisfaz adequadamente seu consumo interno em alguns produtos, além de sofrer algumas outras restrições que limitam seu poder de competitividade com a produção do Centro Sul brasileiro.

Produção de soja. Fonte: SEPOG-RO/IBGE. Produção Agrícola Municipal.

Fruticultura

 

A fruticultura rondoniense ainda é pouco expressiva. A industrialização cresce, mas a maioria das frutas ainda são vendidas in natura. A produção está concentrada ao norte e no centro do Estado, principalmente nos municípios de Porto Velho, Cujubim, Buritis; Cacoal; Ariquemes; Guajará-Mirim; Seringueiras; Presidente Médici; Novo Horizonte; Pimenta Bueno; Espigão do Oeste; Rolim de Moura; Itapuã do Oeste e Ji-Paraná.

O abacaxi é a fruta mais produzida do Estado, seguida da banana, cupuaçu; coco; maracujá; melancia; laranja; açaí; pupunha e mamão. A fruticultura é um seguimento que tende a crescer com o incremento de pesquisas e novas tecnologias.


Outro fator importante para desenvolver a fruticultura no Estado é a assistência técnica eficiente, uma vez que o segmento, em grande parte é desenvolvido por agricultores familiares. As boas condições ambientais de clima e solo e a crescente demanda por frutas da região amazônica, credenciam a fruticultura como atividade econômica de elevado potencial para exploração agrícola em Rondônia, principalmente as fruteiras consideradas perenes.

Polos de Produção de frutas em Rondônia. Fonte: Emater, dados de janeiro a novembro de 2014

Piscicultura

As primeiras referências da atividade de piscicultura no Estado aconteceram por iniciativa da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – EMATER-RO, na década de 1980. Cerca de trinta anos depois Rondônia se tornou um dos principais criadores de peixe, destacando-se como o maior produtor de peixes redondos da região norte, e encontra-se na vanguarda da produção da espécie pirarucu (Arapaima gigas).

Uma das peculiaridades do crescimento da piscicultura no Estado é a participação decisiva da agricultura familiar. Essa evolução se deve ao conjunto de inúmeros fatores:

·      Aspectos físicos como disponibilidade de recursos hídricos, temperatura, etc.,

·      Opção por espécies nativas, como o tambaqui, que possui bom desempenho zootécnico e tecnologia de produção conhecida;

·      Mercado em expansão, pronto para ser ocupado não só pela diminuição da oferta de pescado oriundo da pesca artesanal, mas pelo aumento do consumo per capta, tendência mundial até o incentivo do governo por meio de políticas públicas, somados ao interesse dos agricultores familiares pela atividade como alternativa de uso do solo e renda, potencializada pela assistência técnica que promove o desenvolvimento da atividade.


Piscicultura em Rondônia 2012 - 2015. Fonte: EMATER, disponível em: http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/piscicultura.

Em Rondônia, a piscicultura é caracterizada pela produção de peixes em regime semintensivo de criação. O aumento expressivo na produção reflete a adoção de Boas Práticas de Manejo, o caminho para a produção com condições de sanidade animal que atendam às expectativas do mercado consumidor, cada vez mais exigente.

 Pecuária

A produção agropecuária responde com uma parcela significativa na economia do Estado, bem acima da média nacional. É a atividade do setor primário que mais se expandiu nos últimos anos, especialmente a bovina, que hoje se apresenta como plenamente capaz de satisfazer o consumo interno e ainda oferecer excedentes exportáveis.

Foi à atividade do setor primário que mais se expandiu nos últimos anos no Estado, especialmente a bovina, que hoje se apresenta como plenamente capaz de satisfazer o consumo interno e ainda oferecer excedentes exportáveis.

A pecuária de corte possui nível tecnológico mais elevado que a pecuária de leite e tem evoluído mais rapidamente junto com a expansão das áreas de pastagens, contra uma estagnação, até mesmo redução de áreas de lavoura.

Criação de bovinos em Rondônia. Fonte: http://g1.globo.com/ro

Extrativismo mineral

O extrativismo mineral com exceção da madeira e da extração de cassiterita, que marcou toda a história de Rondônia, perdeu nos dias atuais qualquer sentido verdadeiramente econômico. Borracha, castanha do Pará, pau rosa, copaíba, ouro, que foram todos itens importantes na pauta de exportações de Rondônia até há algumas décadas atrás, representam pouco atualmente.


A extração de ouro, que já teve grande importância, é hoje totalmente insignificante. A exploração de minerais não metálicos, tipo areia, argila e cascalho, é feita em grande parte pela economia informal, tendo significativa importância social. Há importante ocorrência de rochas graníticas com elevado valor de mercado, para uso na construção civil.

A mineração de calcário dolomítico, em Pimenta Bueno, com capacidade para 50.000 ton/ano, representa um importante insumo agrícola na correção da acidez do solo, característica predominante em grandes áreas da Amazônia.

Usina de calcário. Fonte: http://www.rondonia.ro.gov.br

Granito e pedras ornamentais

Embora o potencial das jazidas de granito do Estado não esteja perfeitamente dimensionado, a ocorrência desse minério em vários municípios como Ariquemes, Jaru, Ouro Preto e Ji-Paraná, além de outros, permite afirmar que o suprimento dessa matéria prima para a indústria está assegurado por muitas décadas. Por outro lado, o granito encontrado em Rondônia em forma bruta é de excelente qualidade, apresentando várias tonalidades e, por conseguinte, atendendo a exigência de diversos mercados.

Indústria madeireira

A indústria madeireira em Rondônia, devido ao seu caráter pioneiro, típico das novas áreas de ocupação e de colonização, assumiu um papel histórico, uma vez que contribuiu, ao lado das atividades extrativas minerais e agropecuárias, para a formação e o desenvolvimento de muitos municípios.

Essa atividade ainda é muito significativa para a economia do Estado, por ser grande empregadora de mão-de-obra e importante geradora de renda e tributos. Em decorrência das dificuldades vivenciadas, o setor foi induzido a buscar outras alternativas de exploração das madeiras abundantes em todo o Estado, principalmente na produção de laminados e compensados.

Produção de energia

Além de contar com a Usina Hidrelétrica de Samuel, localizada no município de Candeias do Jamari, construída nos anos 80 para atender à demanda energética dos estados de Rondônia e Acre, bem como diversas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), foi construída no Rio Madeira, as usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, que juntas apresentam uma capacidade instalada de 6.450 MW.

As usinas são apontadas pelos especialistas da área como uma solução para os problemas de racionamento de energia do país. Apesar da polêmica criada em torno das obras por parte de ambientalistas e organizações não-governamentais, são as primeiras da Amazônia a utilizar o sistema de turbinas tipo "bulbo", o que não requer grandes volumes de água, uma vez que as mesmas são acionadas pela correnteza do rio e não pela queda d'água.

Turismo

Rondônia tem um grande potencial turístico a ser explorado. Nos últimos anos vem atraindo turistas interessados em conhecer a rica história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e a arquitetura clássica do Mercado Cultural bem como os passeios em barcos que os levam até a monumental Usina Hidrelétrica de Santo Antônio.

Destaca-se também o turismo ecológico e histórico em vários municípios do estado, que contam uma excelente infraestrutura hoteleira.


Vale das Cachoeiras – Ouro Preto do Oeste. Fonte: http://rondoniaturismo.com.br

O setor de turismo, ora construído estrategicamente no estado, possui potencial de crescimento se aproveitadas as oportunidades que o mesmo oferece, principalmente aos pequenos negócios.