segunda-feira, 29 de setembro de 2014

NA ONDA DO MEIO AMBIENTE

A questão ambiental é algo que merece estar sempre no contexto dos discursos por sua importância para a vida das pessoas. A humanidade caminha a beira do abismo, no presente, por sua ignorância no passado. Até pouco tempo floresta não tinha importância, sujeito trabalhador era quem colocava a floresta no chão e por incrível que pareça, era uma ação estimulada pelos próprios governantes. Margem de rios, nascentes, montanhas, morros, encostas e outras formas na superfície terrestres, de nada importava. A natureza é dinâmica e o planeta sofre transformações constantes. Muitas dessas ações realizadas no passado, agora começa ter respostas e o planeta, de certa forma agradece por acelerarmos suas transformações.
O discurso da sustentabilidade parece uma onda onda que tem seus altos e baixos e as instituições parecem se conformar com isso. O planeta é a nossa casa e que não cuida da sua casa está fadado ao acometimento de várias enfermidades e algum dia sua casa pode vir ao chão. Sustentabilidade se faz com atitudes e não com discursos vazios e cheios de teorias filosóficas. Ora, se o problema ambiental é tão eminente porque as pessoas não se dão conta disso. Basta olhar para o lado e vê que todas as ações desencadeiam-se para alguma forma de agressão ao meio ambiente.
O que falar da falta de água que é um problema real em muitos lugares do planeta? Quem poderia imaginar que rios na amazônia poderiam secar quando para o povo ribeirinho que moram nesse local  rios é sinônimo de alagações todos os anos. Faltar nas cidades brasileiras parece algo imaginário, coisa de ficção. É uma realidade que agora passa a fazer parte do cenário de degradação da natureza e, vale ressaltar que essa é uma situação que tende a cada vez mais se agravar e a fazer parte do nosso cotidiano.
Conservar e preservar o meio ambiente é algo necessário e não é apenas para as futuras gerações, como diz a lei, é para nós mesmos, que vivemos no presente. E isso não é uma ação que requer conhecimento cientifico. É simplesmente, necessário conscientização de uma realidade óbvia, que está aí para todos ver, pois o planeta não precisa de nós para existir é nós, seres humanos, que precisamos dele para viver. Educar as pessoas para essa nova realidade poderia ajudar o planeta e toda a humanidade, no entanto, como falar em educação para quem vivem à margem dela. Educação Ambiental é mudança de hábito, mas como mudar o hábito se muitas pessoas que não tem outra alternativa a não ser explorar o meio ambiente sem qualquer noção dos danos que estão causando?
O fato é que nessa onda, muitos tentam caminhar, mas em algum momento se confundem em meio a realidade capitalista que almeja apenas o lucro sem se importar com o futuro da humanidade. Que é preciso fazer algo, todos sabem, no entanto, falta atitude e a sociedade, que poderia acionar esse mecanismo, assiste a todo esse espetáculo de braços cruzados, mesmo sabendo que as consequências dessa inércia, um cairá suas cabeças. Parece assustador, mais ainda nem falei sobre as mudanças climáticas, aquecimento global, queima de combustíveis fosseis. Esse último, mata tanto quanto a guerra no oriente médio. Meio ambiente equilibrado, jamais teremos.