terça-feira, 23 de setembro de 2014

EDUCAÇÃO QUE TEMOS: UMA ANÁLISE DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

Prof. Ms. Osmair Oliveira dos Santos

Uma breve análise da política educacional brasileira nos mostra sucessivas formatações no que se referem a sua estruturação, ajustes e reformulações de estratégias. Tentativas em muitos casos sustadas pela permanência de antigas concepções em detrimento de novos princípios, valores, interesses, propósitos, atitudes e práticas que não foram tocados por essas modificações, considerando os avanços, crescimento e modificações na forma de agir, pensar e viver da sociedade atual.
São, sobremaneira, movimentos localizados de pensadores, ditos críticos da educação, que refletem particularmente a permanência da sociedade capitalista que se reorganiza, que se reforma se recria e se moderniza, sem resolver suas contradições mais fundamentais. Entre tantas contradições que impera na sociedade atual encabeçada por uma elite que privilegia apenas os seus interesses está o setor educacional, basta observar os índices nacionais e comparar onde estão os melhores resultados.
Segundo a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 205 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394/96, a educação deve ser um direito de todos e dever do estado e da família. Dessa forma deverá ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
No contexto da lei nacional, o país nada avançou em todos esses anos. Temos uma constituição de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, Planos, Programas e tantos documentos que em suma dizem trazer melhorias para o ensino. No entanto, na prática, vemos a cada ano os índices educacionais diminuírem. Os discentes parecem cada vez mais dispersos, avessos ao que se passa no ambiente educativo. A sociedade parece caminhar na contramão do que se ensina na escola.
Dados da UNESCO, em 2012, informavam que o analfabetismo ainda afetava 8,7% da população isto significa falar em 13,9 milhões de pessoas. Números considerados expressivos diante da lei e dos discursos que tenta colocar a educação como o resgate da cidadania. Além disso, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), feita pelo IBGE, 18,3% dos brasileiros eram classificados como analfabetos funcionais em 2012. No entanto, o Instituto Paulo Montenegro, organização vinculada ao IBOPE, estimou que cerca de 27% dos brasileiros eram analfabetos funcionais em 2012.
A realidade se traduz no absurdo, uma vez que a educação deveria ser a base da sociedade moderna. Todos os números enfatizados nas pesquisas evidenciam o imenso abismo existente entre aquilo que o sistema de educação brasileiro ensina e o que os educandos realmente necessitam aprender para ter qualidade de vida e encarar o mundo do trabalho.
O que se tem até então, é uma escola que não condiz com a realidade esperada pela juventude, pelo setor produtivo e muito menos pela sociedade, de forma geral. Essa é uma clara demonstração de que o sistema educacional brasileiro está a beira da falência, e conseqüentemente precisa sair do mundo teórico e começar a reformular um novo currículo voltado para o que é verdadeiramente essencial, respeitando as peculiaridades locais, como bem diz a lei.
Impressionante em tudo isso é a inércia com que os governos tratam a questão, apesar dos belos e ensaiados discursos que fazem ou que publicam nas mídias. Não adianta falar em um uma nação forte e desenvolvida se não houver investimento na educação. Professores mal remunerados, escolas desassistidas em todos os aspectos pedagógicos jamais se alcançará resultados satisfatórios. No Brasil, parece se ter medo, por exemplo de aumentar salário de professores. Os governos preferem investir milhões, no que eles falam de formação continuada. Formação continuada é necessária para docentes e trabalhadores do setor educacional. No entanto, são cursos e oficinas tão repetidas todos os anos, que quando perguntados os professores respondem em coro: é “formação apenas para encher lingüiça”, ou seja, somente para gastar dinheiro público que não terá nenhum resultado na vida ou no trabalho desenvolvido na escola.
São, pois milhões jogados fora literalmente, enquanto na escola a mesmice continua. Falta de inovação, criatividade e professores cansados e estressado é tudo o que se tem. É dois mundos, o mundo fora da escola cheio de novidades em todos os aspectos e o mundo dentro da escola, enfadonho, sem perspectiva e totalmente descontextualizado da realidade. A meu ver quando as políticas públicas falam em “valorização do profissional da educação”, os governos deveriam traduzir esses dizeres em aumento real dos ganhos financeiros desses profissionais.
A falta de ganho real dos professores faz com que os mesmos busquem outras fontes de ganho. Ou seja, para conseguir manter uma melhor qualidade de vida sua e da família precisam trabalhar em mais de uma escola, ou até em outros seguimentos da sociedade. Isso é um absurdo, pois como poderá esse profissional se dedicar ao trabalho docente, se não tem tempo de pensar, planejar e pesquisar sobre determinados assuntos que merecem ser tratados na sala de aula com os alunos? Atividade extracurricular há muito tempo deixou de existir na escola.
Pesquisas mais diretas e aprofundada, conhecimentos de laboratórios e áreas afins já não mais fazem parte da vida da escola. Tudo isso se traduz no cenário educacional atual que vivenciamos. A escola deixou ser um ambiente eficaz de formação e educação dos jovens. Os professores já não têm mais o respeito e a admiração da sociedade. A família por sua vez reclama, mais também não faz nada e a educação continua regredindo. È o cenário que temos.
Diante da reformulação do Plano Nacional de Educação, evidenciam-se melhorias. Há indícios de grandes investimentos nesse setor, porém ainda são apenas discursos de governos que somente pensam em se manter no poder, e em suma utilizam esse expediente para falar à sociedade que mais adiante as coisas irão melhorar. Acredito que para a educação melhorar apenas uma coisa terá que ser feita, investir no professor. Investir no professores significa como já foi falado, remunerá-lo bem. Afinal, que diferença tem o professor de um juiz, delegado, vereador, deputado, senador, promotor e outros servidores?
Da mesma forma, porque haver diferenciação de salário de professores que atuam nas esferas municipal, estadual ou federal, se ambos desenvolvem a mesma função? São contradições que no Brasil ainda persistem. Longe de uma abordagem psicológica, pois não sou dessa área de conhecimento, mais ao ver o que faz um trabalhador se dedicar ao trabalho e desenvolvê-lo com eficácia é garantia de um salário justo que lhe assegure o mínimo de conforto, garantia de acesso à saúde, segurança, transporte e sustento para sua família.

Vive-se um caos na educação, nisso todas as pessoas que vivem no mundo real concordam. O problema é o que fazer para sair desse buraco. Parece que não há interesse nessa melhora por puro temor dos governos. Ora, sendo o professor um formador de opinião, apenas isso é motivo para qualquer político tremer suas bases. Investir no professor significa perder eleitorado, pois boas escolas e sociedade politizada, com certeza irão varrer do mapa os maus políticos, a corrupção que cada vez mais se enraíza e certamente uma nova sociedade surgirá.