quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Localização e posição geografica de Rondônia

Ao se observar um mapa de uma região ou país, constata-se, com muita frequência, que as cidades nele indicadas estão distribuídas de acordo com várias localizações. O conjunto pode nos dar a impressão de uma distribuição aleatória. No entanto, um olhar mais atento, revela a existência de padrões de localização, cada um dotado de uma lógica própria.

Posição geográfica é a posição exata de qualquer lugar marcado através da latitude e da longitude. Uma dada localização relativa pode ser extremamente importante em um dado momento histórico. A posição geográfica do Estado de Rondônia é respectivamente: Latitude: -11.505734, Longitude: -63.580611.


Posição Geográfica de Rondônia. Fonte: CPRM, 2007.

Localização

Localizado na parte oeste da Região Norte do Brasil, o Estado de Rondônia encontra-se em terras abrangida pela Amazônia Ocidental e ocupa uma área de 238.512,8 km², o que representa 2,8% da superfície total do Brasil e 6,19% da Região Norte. A maior parte do território rondoniense está localizada no Planalto Sul-Amazônico. A região norte e noroeste integra a Planície Amazônica, onde encontra-se o vale do rio Madeira. Na região sul, há elevações e depressões. Nessa área a altitude pode chegar a 800 metros em relação ao nível do mar.

Rondônia – Pontos extremos. Fonte: baixarmapas.via12.com.

Limites e Pontos extremos

Rondônia está situado entre os paralelos 7º 58' e 13º 43' de latitude Sul e os meridianos 59º 60 e 66º 48' de longitude Oeste de Greenwich. Está limitado ao norte com o Estado do Amazonas, a Noroeste com o Estado do Acre, a Oeste com a República da Bolívia e a Leste e Sul com o Estado do Mato Grosso.Rondônia está situado entre os paralelos 7º 58' e 13º 43' de latitude Sul e os meridianos 59º 60 e 66º 48' de longitude Oeste de Greenwich. Está limitado ao norte com o Estado do Amazonas, a Noroeste com o Estado do Acre, a Oeste com a República da Bolívia e a Leste e Sul com o Estado do Mato Grosso.


Pontos extremos do Estado de Rondônia. Fonte: https://www.google.com.br/search?q=mapa+da+localização+geografica+de+rondônia.


Fronteira com País Limítrofe

O Estado de Rondônia possui 1.342 km de linha divisória com a Bolívia, fronteira em sua totalidade delimitada por rios. O limite começa na foz do Rio Cabixi no Rio Guaporé; desce o Rio Guaporé até o Rio Mamoré; desce o Rio Mamoré até o Rio Madeira; desce o Rio Madeira até a foz do Rio Abunã; sobe o Rio Abunã até o cruzamento com a linha geodésica Cunha Gomes, no limite com o Estado do Acre.

Cidade de Guajará Mirim. Fonte: https://www.google.com.br


Rondônia integra uma faixa de fronteira terrestre de 150 km de largura incluindo 27 municípios, dentre eles alguns dos mais populosos, como Porto Velho e Guajará-Mirim. Nem todos os municípios que estão na faixa de fronteira, fazem divisa com a Bolívia, neste caso, são apenas oito municípios: Porto Velho, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Costa Marques, Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Pimenteiras do Oeste e Cabixi.

Fuso Horário 

A hora varia de acordo com a longitude. Logo, todos os locais situados no mesmo fuso terão a mesma hora. Vale observar que a hora de Greenwich (GMT) é a hora padrão mundial. A contagem das horas começa aí, sendo a base do horário legal, convencionado e adotado em todo mundo, desde os fins do século XIX.

Todos os locais situados a leste desse meridiano têm hora adiantada. Os situados a Oeste têm hora atrasada em relação aos locais situados a leste. O Brasil utiliza três fusos horários e como outros países, também faz uso do horário de verão. Os Estados da Região Norte e Nordeste não aplicam o horário de verão.

O primeiro fuso abrange as ilhas de Fernando de Noronha, Trindade, Martin Vaz, Atol das Rocas e os penedos de São Pedro e São Paulo. Nessas ilhas a diferença para o fuso padrão UTC é de 2 horas e de 1 hora a mais com relação ao Distrito Federal.

O segundo fuso abrange todos os Estados das Regiões Sul, Sudeste e Nordeste, além do Estado de Goiás e o Distrito Federal. Em todos esses Estados, a diferença para o fuso padrão UTC é de -3 horas. O terceiro fuso engloba os Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e a diferença com relação ao UTC é de -4 horas.


Fuso horário brasileiro. Fonte: http://professoralucianasouza.blogspot.com.br