sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Novas Tecnologias: Conceito

Etimologicamente, o significado e emprego da palavra tecnologia tem sua origem na união do termo tecno, do grego techné, significa ‘saber fazer’, e logia, do grego logus, que designa ‘razão’. Assim, o conceito de tecnologia é entendido por muitos pesquisadores, e principalmente pelos filósofos, como a razão daquilo que o homem domina e sabe realizar em benefício de sua própria existência (RODRIGUES, 2001, p. 75). Isto é, o conceito de tecnologia designa os estudos da técnica, ou seja, o estudo do ato de modificar, de criar, de explorar, de transformar e agir do ser humano em prol de sua condição de vida social, cultural, geográfica e econômica.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjb-mWiXA9wMafrb5oXyKy30P-tZL-iEJCj1r4ej2D1_kP0iWeBKn8CsWPgATkmy4uGgm9pJ4_RRn_GpbjTeMCZVPAePHO6ppsayaN1VYS2OnVproVDkSj-RFgia4PuhfKknIefN5CFl-oX/s405/images.jpg

Nesta perspectiva, Vargas (1999, p. 85) explica que: O uso da palavra tecnologia referindo-se à máquina, equipamentos, instrumentos e sua fabricação, ou a utilização ou manejo deles. É verdade que há uma tecnologia embutida em qualquer instrumento e implícita em sua fabricação; mas isso não é razão para se considerar o saber embutido num objeto, ou implícito na sua produção, com o próprio objeto de indústria. Deriva desse mal uso o emprego da palavra tecnologia para significar a organização, o gerenciamento e, mesmo, o comércio de aparelho. Por uma razão ou outra essa confusão apareceu na área da computação e da informática, onde a máquina é tão importante quanto o saber de onde ela se originou. Há, então, o perigo de se confundir toda a tecnologia, isto é, o conhecimento científico aplicado às técnicas e aos seus materiais e processos com uma particular indústria e comércio.

Consensualmente, vale lembrar que a tecnologia para o senso comum é o mesmo que técnica, geralmente, algo que é moderno vinculado ao mundo eletrônico e digital. Nesta polarização das discussões em torno da tecnologia, encontramos sustentação filosófica no pensamento de Álvaro Vieira Pinto (2005), o qual salienta que a tecnologia permeia todas as fases da história da humanidade e deve ser compreendida não só como resultado de interação humana, mas também como ferramenta de poder a serviço da classe dominante. Para entendermos a fundo a ideia de tecnologia empregada pelo autor, é pertinente pensarmos a partir de três acepções apontadas por ele, tais como: ciência da epistemologia da técnica ou logos da tecnologia, instrumento de dominação e ideologia.

 

Texto do Livro: Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de Geografia
Autor: Prof. Luiz Martins Junior