Prof. Ms. Osmair Oliveira dos Santos
Mestrado em Geografia –
Universidade Federal de Rondônia
Pós Graduado em História
Geografia e Meio ambiente – FACISA
Licenciatura Plena em
Geografia – Universidade Federal de Rondônia
Segmento ou público-alvo: Docentes, alunos e comunidade em geral.
Período de realização: 03 de agosto de 2013.
Horário: 9h às 11h.
Carga horária: 02 horas
Local: Claretiano - Centro Universitário. Pólo Porto Velho/RO. - Sala: 10.
Metodologia: Apresentação oral com o uso slaide (Power point). Utilização de recurso multimídia.
1 - Resumo:
O
meio ambiente atualmente é um dos temas mais difundidos e discutidos no
planeta, dado a sua importância para a preservação e conservação da vida. Por
ser um tema tão abrangente do ponto de vista do conhecimento cientifico é
trabalho no currículo escolar como um tema transversal. No entanto, pouco se tem
feito no âmbito da educação formal para que esse assunto viesse a ser uma ação
cotidiana nas escolas dando-lhe o lugar de importância no currículo educacional
atual que o mesmo requer.
O objetivo da palestra é discutir a o meio Ambiente, pelo viés do currículo escolar atualmente,
ainda é um grande desafio para professores, alunos e a sociedade, uma vez que
as instituições escolares, por vários motivos deixam o assunto à parte e só o
discutem de forma muito superficial em momentos comemorativos. Esta forma de
tratar o tema ambiental nos leva a fazer uma reflexão voltada ao currículo
escolar no sentido de disseminar a necessidade de uma politica que vislumbre a
prática do desenvolvimento de ações de educação ambiental nas escolas, haja
vista que todo o planeta, vem permeando mudanças incessantes na procura do
aprimoramento de novos hábitos.
Nesse
aspecto a questão ambiental deve constituir-se de um processo educacional da
mais alta relevância na proposta curricular das instituições escolares, no
sentido de formar cidadãos conscientes do ambiente onde vivem e
consequentemente utilizá-lo de forma equilibrada, com perspectivas a
sustentabilidade do planeta.
Não
estamos, no entanto defendendo a institucionalização da Educação ambiental no currículo
escolar, por entender que no campo interdisciplinar é de grande importância o
papel que todos têm na contribuição com o tema.
Vislumbramos
formas de ações nas escolas onde os alunos estariam não só trabalhando as
questões ambientais de maneira teórica, mas também na prática. Assim, poderia
se desenvolver o comprometimento, as habilidades e as competências dos alunos
para a solução de problemas ambientais dentro e fora do ambiente onde cada um
vive.
2) A sociedade e o meio ambiente.
3) Lei número 9.795 de 27 de abril de 1999, dispõe sobre a educação ambiental, instituindo a política nacional de educação ambiental.
4) O são Temas Transversais no currículo escolar
5) O currículo escolar x meio ambiente
6) Problemáticas Pedagógicas para o desenvolvimento de ações sobre EA nas escolas.
7) Possíveis soluções pedagógicas para o desenvolvimento de ações sobre meio ambiente nas escolas
8) Experiências bem sucedidas com Projetos de EA desenvolvidos em escolas estaduais de Rondônia.
4 – Recursos
Data Show, Computador, Caixa amplificada e
microfone.
Acadêmicos do Claretiano - Centro Universitário
Pólo Porto Vellho/RO. Participantes da palestra
Acadêmicos do Claretiano - Centro Universitário
Pólo Porto Vellho/RO. Participantes da palestra
Acadêmicos do Claretiano - Centro Universitário
Pólo Porto Vellho/RO. Participantes da palestra