sábado, 3 de agosto de 2013

Educação e Meio ambiente: uma discussão pedagógica sobre a transversalidade da educação ambiental no currículo escolar


Prof. Ms. Osmair Oliveira dos Santos
Mestrado em Geografia – Universidade Federal de Rondônia
Pós Graduado em História Geografia e Meio ambiente – FACISA
Licenciatura Plena em Geografia – Universidade Federal de Rondônia

 
Identificação: Palestra - Educação e Meio ambiente: uma discussão pedagógica sobre a transversalidade da educação ambiental no currículo escolar
Segmento ou público-alvo: Docentes, alunos e comunidade em geral.
Período de realização: 03 de agosto de 2013.
Horário: 9h às 11h.
Carga horária: 02 horas
Local: Claretiano - Centro Universitário. Pólo Porto Velho/RO. - Sala: 10.
Metodologia: Apresentação oral com o uso slaide (Power point). Utilização de recurso multimídia.
 
Breve Relato

1 - Resumo: O meio ambiente atualmente é um dos temas mais difundidos e discutidos no planeta, dado a sua importância para a preservação e conservação da vida. Por ser um tema tão abrangente do ponto de vista do conhecimento cientifico é trabalho no currículo escolar como um tema transversal. No entanto, pouco se tem feito no âmbito da educação formal para que esse assunto viesse a ser uma ação cotidiana nas escolas dando-lhe o lugar de importância no currículo educacional atual que o mesmo requer.

O objetivo da palestra é discutir a o meio Ambiente, pelo viés do currículo escolar atualmente, ainda é um grande desafio para professores, alunos e a sociedade, uma vez que as instituições escolares, por vários motivos deixam o assunto à parte e só o discutem de forma muito superficial em momentos comemorativos. Esta forma de tratar o tema ambiental nos leva a fazer uma reflexão voltada ao currículo escolar no sentido de disseminar a necessidade de uma politica que vislumbre a prática do desenvolvimento de ações de educação ambiental nas escolas, haja vista que todo o planeta, vem permeando mudanças incessantes na procura do aprimoramento de novos hábitos.

Nesse aspecto a questão ambiental deve constituir-se de um processo educacional da mais alta relevância na proposta curricular das instituições escolares, no sentido de formar cidadãos conscientes do ambiente onde vivem e consequentemente utilizá-lo de forma equilibrada, com perspectivas a sustentabilidade do planeta.

Não estamos, no entanto defendendo a institucionalização da Educação ambiental no currículo escolar, por entender que no campo interdisciplinar é de grande importância o papel que todos têm na contribuição com o tema.

Vislumbramos formas de ações nas escolas onde os alunos estariam não só trabalhando as questões ambientais de maneira teórica, mas também na prática. Assim, poderia se desenvolver o comprometimento, as habilidades e as competências dos alunos para a solução de problemas ambientais dentro e fora do ambiente onde cada um vive.

 2 - Objetivo: Discutir a Educação ambiental na perspectiva da transversalidade no currículo escolar, como forma de sensibilizar professores, alunos e a sociedade em geral para os problemas ambientais que precisam ser trabalhados na educação formal.

 3 - Conteúdo Programático:
a)    O que é Meio ambiente
2)    A sociedade e o meio ambiente.
3)    Lei número 9.795 de 27 de abril de 1999, dispõe sobre a educação ambiental, instituindo a política nacional de educação ambiental.
4)    O são Temas Transversais no currículo escolar
5)    O currículo escolar x meio ambiente
6)    Problemáticas Pedagógicas para o desenvolvimento de ações sobre EA nas escolas.
7)    Possíveis soluções pedagógicas para o desenvolvimento de ações sobre meio ambiente nas escolas
8)    Experiências bem sucedidas com Projetos de EA desenvolvidos em escolas estaduais de Rondônia.

 4 – Recursos
Data Show, Computador, Caixa amplificada e microfone.

Acadêmicos do Claretiano - Centro Universitário
Pólo Porto Vellho/RO. Participantes da palestra
Acadêmicos do Claretiano - Centro Universitário
Pólo Porto Vellho/RO. Participantes da palestra
Acadêmicos do Claretiano - Centro Universitário
Pólo Porto Vellho/RO. Participantes da palestra

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