quinta-feira, 21 de julho de 2011

CULTURA VIVA


Depois de um certo tempo de vivência e conhecimento sobre determinada situação ou lugar as pessoas passam a se acostumar com o ambiente vivido. Para alguns teórico ligados a geografia e a psicologia, isto se chama teoria do condicionamento.  O fato é que, é marivilhoso vivenciar algo diferente e supreendente como a diversidade cultural existente nas comunidades ribeirinhas do baixo Rio Madeira, no municipio de Porto Velho/RO.
Nazaré - baixo Rio Madeira
No Distrito de Nazaré, em particular,  a diversidade cultural vai além do simples fato de repetir atos da cultura local. A comunidade supera seus proprios limites e surpreende pela inovação cultural. O grupo "Minhas Raizes", criado pelo professor Timaia Maciel, que aliás é filho do renomado professor Manoel Maciel Nunes, muito conhecido na região pelos trabalhos educacionais e culturais, vem desenvolvendo um interessante trabalho neste sentido, mobilizando e incentivando o protagonismo juvenil na comunidade.
Quanto falei sobre a teoria do condicionamento, a fiz propositadamente, de forma a refletir sobre o fato de que esses tipos de ações, por incrivel que pareça não repercutem no meios de divulgações locais, nem é visto pelas autoridades governamentais, no sentido de proprocionar incentivo e apoio. O grupo cultural "Minhas Raizes" é formado por jovens da própria cumunidade de Nazaré e trabalha com músicas que encantam pela beleza ecológica das suas letras, apresentações teatrais e culturais ligadas ao cotidiano dos antepassados e da geração atual.
Os instrumentos são produzidos pelos componentes do grupo utilizando recursos que a natureza oferece como: madeira, ouriços de castannha, babaçu, e outros elementos que a floresta local proprociona. Toda a produção dos materiais para a realização das atividades culturais são ambientalmente corretas e mostra a riqueza de conhecimento de um povo que mesmo sem os conhecimentos técnicos na área da engenharia musical pruduzem instrumentos musicais com sons impressionates e de beleza rara.
Instrumento Musicais Ecológicos
Nesta parte do Estado de Rondônia, distante a cerca de 150 quilômetros da capital Porto Velho, onde só é possivel chegar por via fluvial através do Rio Madeira ainda é possivel conviver com o meio ambiente in natura e ver manifestações culturais originais produzidas e vivenciadas por uma comunidade que inova a todo instante e começa a se tornar visivel para o mundo.
A natureza, neste local é fascinente e o povo parece sentir este encanto. Sem o apoio merecido e devido dos órgãos governamentais, porém movidos pela paixão de viver neste paraíso, transmite a sua beleza na musicalidade das canções e produções culturais do Grupo "Minhas Raízes". A natereza é mesmo maravilhosa e a comunidade de Nazaré segue a vida com seus encantos. Uma minuscula parte do planeta que aprendeu a valorizar a sua cultura, seu povo, suas raizes e o meio ambiente.

Prof. Ms. Osmair Santos