quinta-feira, 25 de junho de 2015

GOVERNANÇA PRA QUEM?

As circunstâncias atuais pelas quais passamos no sistema político brasileiro, e particularmente, no que se refere a governança é algo que nos leva a fazer várias indagações. O sistema virou um caos para muitos, e para outros, sinônimo de boa vida e busca do poder a qualquer preço. Diriam os mais experientes: ”um verdadeiro balaio de gato”. No que todos concordam é que o país, em linhas gerais passa por dificuldades de governança.
Governança deriva do termo governo, e pode ter várias interpretações, dependendo do enfoque. Segundo o Banco Mundial, “governança é a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos sociais e econômicos de um país visando o desenvolvimento, e a capacidade dos governos de planejar, formular e programar políticas e cumprir funções”.
Governança pode ser sinônimo de governo, o órgão de soberania ao qual cabe a condução política geral de um país, sendo o órgão superior da administração pública. No entanto, governança também pode dizer respeito às medidas adotadas pelo governo para governar o país em questão. São oito as principais características da boa governança: Estado de direito, transparência, responsabilidade, orientação por consenso, igualdade e inclusividade, efetividade e eficiência e prestação de contas.
Diante do exposto, observando friamente o drama político do país, onde a corrupção é a tônica da hora e o ato de corromper e ser corrompido parece algo banal e normal, restam ao povo as sobras dos recursos e a marginalidade da governança. Já bem falou o poeta: ‘não precisamos de um novo caminho, mas de um novo jeito de caminhar”.